sábado, 22 de maio de 2021

Redes sociais e a comunicação do seu negócio

Assista ao vídeo em http://bit.ly/Video132ProfAlbertoClaro


Você já sabe da importância da divulgação da sua empresa e a necessidade da sua marca ter um site como sua casa digital. Agora vamos conversar sobre aquilo que todo mundo está apostando em termos de comunicação de marca: as redes sociais.

 

Espero ajudar você nisso, respondendo às perguntas mais comuns que me fazem, tanto alunos, quanto profissionais ou empresas para quem eu presto consultoria.


Vamos lá? 


Ouça no Podcast



 Devo usar as redes sociais?

 

Já faz um tempo que elas não são apenas um espaço de lazer e sim uma mídia que oferece resultados interessantes para quem deseja fazer uma divulgação do seu produto ou serviço ou para branding


 

Hoje é possível criar campanhas profissionais através das redes, impulsionando posts, selecionando seu nicho de mercado e obtendo resultados diretos em suas vendas. Portanto, só começar a criar uma linha editorial e terá uma boa comunicação on-line. Mas, leve sempre em consideração sua persona, ou seja, o seu segmento, linguagem e público para gerar conteúdos que agreguem valor a quem se interessa pelo seu ramo de atuação. Assim, você divulga os seus serviços de um jeito criativo, jovial, atraente e aumenta a sua autoridade no assunto.

 

Posso usar todas as plataformas?

 

Existem diversas plataformas de redes sociais e todas possuem características específicas e são voltadas para um tipo de comunidade diferente. De acordo com o perfil do seu público ou atividade, analisando dados como local, idade e interesses, é possível entender qual delas se encaixa mais e se é relevante ou não a usar em sua estratégia de marketing. 

 

Quais são as principais plataformas para serem usadas?

 

Entre muitas opções destaco aqui as mais populares e como você as pode inserir em suas estratégias de divulgação:

 

FACEBOOK - Apesar de muitas pessoas diminuírem a sua utilização ou até mesmo a terem abandonado, ela ainda é a rede social mais utilizada atualmente. Possui um público bastante diversificado (aliás, essa é a sua principal crítica). Ela é adequada para divulgação se utilizando desde vídeos até posts em  marketplace ou grupos (que são extremamente úteis na construção de comunidades). Um exemplo aqui em Santos é o Amigos Zerotreze, criado por mim há alguns anos e, portanto, pode ser um ótimo canal de divulgação. Ele conta com uma ferramenta de anúncios própria onde é possível direcionar posts de acordo com suas estratégias de marketing. 

 

INSTAGRAM - Rede social pertencente ao Facebook, o Instagram é direcionado a imagens e vídeos curtos. A faixa etária dos usuários é um pouco mais jovem. Lá também é possível impulsionar publicações de forma paga, é claro. Ainda é a rede queridinha do pessoal e é bastante utilizada por influenciadores e marcas. Vem sendo criticada por entregar cada vez menos o nosso conteúdo de forma gratuita.

 

TWITTER - É uma rede de informação, voltada ao compartilhamento de posts curtos e focados em texto, o que significa que é ótimo para tratar de assuntos urgentes e novidades instantâneas. Vem tentando inovar com ferramentas de áudio social e também tentando controlar os robôs que às vezes parecem fazer daquilo ali terra arrasada.

 

LINKEDIN - É uma rede de nicho corporativo, o que significa que é bastante usada para tratar de assuntos relacionados a negócios e trabalho. Por isso, se sua empresa ou você comercializa produtos B2B, o LinkedIn é uma rede interessante para achar potenciais compradores. Além disso, pode ser bem utilizada para compartilhar notícias e informações sobre seus negócios ou sua carreira, como conquistas profissionais e parcerias. Vem sendo criticada pelo fato que muitos usuários confundem a rede com sites de relacionamento e até casos de assédio sexual por parte de alguns.

 

TIKTOK - É uma rede social com crescimento recente, mas que vem tomando uma grande popularidade, sobretudo, entre os mais jovens. Ela é usada para o compartilhamento de clipes curtos de vídeo. Normalmente focado em diversão e informações rápidas, ele faz sucesso entre esse público. Vem recebendo críticas pelo fato de não se ter controle sobre os dados que coletam principalmente das crianças.

 

YOUTUBE - O YouTube é a segunda rede mais usada para pesquisas, perdendo apenas para o Google (que é o seu proprietário). Por ser uma comunidade voltada ao compartilhamento de vídeos, ela é recomendada para marcas que produzem bastante conteúdo e querem se aprofundar nos assuntos tratados por meio do audiovisual. Bastante usada por quem busca tutoriais ou vídeos com conteúdo mais profundo em vídeo do que o TikTok ou Instagram.

 

CLUBHOUSE - É uma rede social somente de áudios, disponível apenas para iPhone (iOS) e que ainda está em versão beta de testes. Para criar uma conta no Clubhouse é necessário receber um convite de um contato que já usa a rede social, o que torna o app mais exclusivo, uma vez que o número de convites é limitado. Essa exclusividade é a principal crítica que ele vem recebendo, inclusive muitos deixaram de o utilizar em pouco tempo. Eu inclusive.

 

PINTEREST -  Tida como rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um grande painel de ideias e inspirações. O conteúdo é dividido por várias categorias, e a proposta é que o usuário monte seus quadros com os assuntos que mais gosta. Assim como o Instagram, o Pinterest é a rede social perfeita para conteúdos puramente visuais.

A rede é utilizada como uma das principais fontes de inspiração para projetos, decoração, tutoriais e receitas. Começou a reforçar a sua posição como plataforma para anunciantes recentemente.

WHATSAPP -Apesar dele não ser uma rede social, muita gente o confunde com uma. Vale mencionar aqui. Ele é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones e também computadores. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis de voz e vídeo por meio de uma conexão com a internet. A versão Business é fundamental para a sua atividade empresarial.

TELEGRAM - A exemplo do WhatsApp é um programa de envio e recebimento de mensagens instantâneas e tem ganho popularidade nos últimos anos por servir como alternativa para os mensageiros do Facebook: Messenger e WhatsApp. Mas ele é mais do que isso. Seus usuários mais leais dizem até que é bem superior. Seu principal destaque é a possibilidade de se criar canais de divulgação com milhares de contatos.

Na próxima semana vou falar sobre parcerias na divulgação do seu negócio. Te aguardo!


Prof. Alberto Claro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...