sábado, 3 de abril de 2021

Por que o marketing existe?

Assista em http://bit.ly/Video125ProfAlbertoClaro

Algumas pessoas dizem que quando tudo acabar vai sobrar o marketing para criar memórias em nós sobre tudo o que já existiu.

 

Não concordo!

Esteja você em B2B ou B2C, o marketing não consiste apenas em criar histórias, narrativas ou memórias. Apesar de serem importantes nas estratégias de marcas e de negócios. Muitas vezes vejo profissionais de marketing perderem isso de vista.

Em seu nível mais alto, o marketing trata de atender às necessidades dos clientes não atendidas ou mal atendidas, ou criá-las.

Ouça no Podcast

  • Isso significa que precisamos de pesquisas constantes para encontrar essas necessidades.

  • Requer contato próximo com os clientes para detectar mudanças no gosto ou na demanda.

  • Significa estimular o desenvolvimento de novos produtos para garantir que satisfaçamos as demandas e superar os concorrentes.

  • O marketing requer preços precisos, distribuição eficaz e promoção direcionada, clara e ética.

E às vezes, significa criar uma história ou mesmo uma memória. Uma vez que encontramos essa relação tiramos proveito dela, diferenciando nosso produto por meio de conexão emocional, comumente chamada de "branding".



Por um momento, pense em todos os produtos que você comprou nas últimas quatro semanas. Pode ser mantimentos, material escolar, uma apólice de seguro ou uma lavagem de carro. 

Quantas dessas compras “criaram memórias?” Provavelmente nenhum. Quantos desses produtos provocam emoções fortes? De novo...provavelmente nenhum. Você precisava de acesso a conteúdo de marca para tomar suas decisões? Claro que não.

E, no entanto, todas essas compras tinham um gerente de marketing por trás delas em algum lugar, ajustando seus produtos e criando novos para atender às necessidades inconstantes e não atendidas.

Acho que muitas vezes nos detemos nesta ideia de que o marketing envolve somente conteúdo, histórias e memórias. Lindas postagens no Instagram e estratégias de conteúdo são legais e divertidas, mas no final do dia, estamos aqui para vender mais coisas, para mais pessoas, por mais dinheiro, com mais frequência.

Não vamos perder de vista esse objetivo.

Prof. Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...