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Semanas atrás comecei a experimentar o Clubhouse focado no seu uso para o marketing de áudio. Observei também por que o ele se tornou um sucesso e também suas deficiências.
Vamos lá ver ou ouvir isso?
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Essa combinação de exclusividade e facilidade contribuíram para a popularidade do aplicativo, enquanto a simplicidade de sua finalidade abriu um novo caminho para os profissionais de marketing: o áudio social.
Também se pode imaginar que a solidão, o isolamento e a desorientação causados pela pandemia contribuíram para o sucesso de uma plataforma que permite falar com as pessoas dia e noite! O Clubhouse teria uma ascensão antes do COVID-19? Não tenho certeza. De qualquer forma, parece que veio para ficar! Claro, que precisando de ajustes para a sua continuidade.
O desafio do áudio social para profissionais de marketing
Pessoalmente, já não consigo me ver lutando contra incontáveis plataformas com a pressão necessária para publicar, envolver e conduzir as pessoas a canais mais estabelecidos, como o meu site. É deprimente ter que construir um público do zero novamente! Mesmo assim, pode ser que seja interessante.
Listo alguns desafios de marketing do Clubhouse e do áudio social segundo pensadores da área:
É “síncrono”, o que significa que você tem que estar lá naquele momento para experimentar o conteúdo. É como um programa de rádio a esse respeito.
Não é gravado (até agora!), arquivado e encontrado posteriormente. É difícil se comprometer com a criação de conteúdo de forma consistente quando não se pode construir um acervo para uso futuro.
Muitas grandes empresas hesitam em liberar executivos improvisados nesses novos canais públicos, especialmente quando é hora de perguntas e respostas!
Para pequenas empresas com recursos limitados, é difícil ser excelente em cinco lugares diferentes, outras redes sociais.
E já estão surgindo outros apps imitadores. O Instagram, Facebook, Linkedin, Spotify e Twitter logo terão ferramentas parecidas.
Como o áudio social entrará no mix de marketing?
Estas são quatro oportunidades de curto prazo para os profissionais de marketing no futuro:
Séries de eventos de áudio e festivais: posso ver as marcas optando por participar de eventos de áudio em webinars para incentivar uma alternativa sem intervenção. Além de permitir mais flexibilidade, cria um senso de urgência que diferencia a experiência de um show de podcast.
Patrocínios: as marcas identificarão líderes no espaço e trabalharão juntas em parcerias, incluindo uma combinação de salas patrocinadas ou séries, como você poderia ver em um podcast.
Marca pessoal e liderança: plataformas como o Clubhouse, especificamente, têm visto mais e mais executivos e fundadores interagirem em salas e tópicos como uma forma de ampliar o alcance de sua marca e se tornarem porta-vozes dos valores de sua empresa.
Pesquisa de consumidor: salas temáticas podem fornecer insights relevantes sobre a marca.
Áudio social e individual
Outro aspecto do marketing é a marca pessoal e é aqui que o áudio social realmente brilha. É uma ótima maneira de conquistar a confiança e incentivar novos públicos a investir em usuários que passam tempo compartilhando seus conhecimentos.
Pelas minhas conversas e experiências, algumas práticas básicas têm sido traços comuns entre criadores de sucesso:
Excelentes habilidades de moderação, tanto em relação aos palestrantes quanto ao público
Consistência em ser oradores proativos e participantes de conversas
Colaborações com outros usuários para ampliar a descoberta e o crescimento
Será que o Clubhouse vai resistir ao teste do tempo? É muito cedo para saber. Mas uma coisa é certa: o áudio social veio para ficar.
Como as marcas ainda estão descobrindo como o áudio social pode enriquecer sua estratégia, é importante que você entenda claramente como o marketing de áudio pode beneficiá-lo para atingir seus objetivos do seu negócio ou da sua marca.
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