sábado, 2 de janeiro de 2021

Por que 2021 será o ano mais importante na história do marketing

Youtube em https://youtu.be/jtsny5Hy5RQ

Nesta época, tradicionalmente, eu escreveria um texto sobre como vejo as perspectivas do marketing para o ano que se inicia. Nestes tempos pandêmicos decidi demonstrar por que 2021 será o ano mais importante da história do marketing como o conhecemos.


Nossos “eus pandêmicos”



Vemos muitas pessoas afirmando que seu comportamento “normal” nunca mais será o mesmo . E olha que que não é pouca gente. E isso é significativo. Nossos clientes estão se tornando diferentes ... permanentemente diferentes de muitas maneiras. Essa pandemia vem ocorrendo há tanto tempo que está literalmente reconectando o comportamento do consumidor de milhões de maneiras inesperadas.



Precisamos reconsiderar tudo. Essas mudanças de hábitos, atitudes e valores certamente impactarão em
  • desenvolver produtos e serviços

  • projetos inovadores

  • embalagens realmente sustentáveis

  • novas formas de se fazer distribuição

  • canais diferentes e alternativos

  • mensagens criativas mas verdadeiras

  • estratégia de conteúdo baseado em empatia e humanidade

  • confiança e colaboração

Se você acha que conhece seus públicos, pense novamente. 2021 é um momento para os profissionais de marketing e gestores de empresas serem humildes e se envolverem totalmente no "modo de ouvir". 

Estamos em um período em que o consumidor busca conforto, segurança e coisas que lhe são familiares. As marcas terão que se conectar desta forma com as pessoas, sejam elas consumidores/usuários ou não. 

Estamos vivendo em um mundo maluco e buscaremos ícones reconhecíveis de um passado mais feliz. Comece prestando atenção em como o passado está sendo usado para se conectar aos consumidores hoje.

Pirando

Em 2020, as notícias foram dominadas por doenças, hospitalizações e mortes (além da agitação civil, divisão política, desemprego e uma economia em perigo!).

Não tem sido dada atenção suficiente ao estresse e ao impacto mental da pandemia, que pode exceder os danos físicos a longo prazo.

  • Para cada pessoa que morre, há muitas pessoas que são lançadas em um estado de profundo luto.

  • Os medos pandêmicos estão amplificando comportamentos ligeiramente neuróticos.

  • Pessoas na linha de frente, como funcionários de hospitais, auxiliares de enfermagem, professores e profissionais de creche, estão estressados ​​em níveis perigosos há meses.

  • Parte dos sobreviventes de COVID foi diagnosticado com ansiedade, depressão ou insônia - pela primeira vez na vida - por muitos dias após a infecção.

Muitos empreendedores viram seu pequeno negócio de sucesso desmoronar durante a pandemia. Muitas pessoas não conseguem ver seus pais idosos ou serem visitados pelos seus parentes queridos.

Isso gera muito estresse. Estresse de mudança de vida. Não é à toa que as pessoas estão pirando.

Gente, nosso mundo está prestes a explodir sob o peso de um ano de ansiedade. Isso é um problema de marketing? Sim, ele é.

A nação online

Aqui está uma observação final para tirar proveito deste texto. É sobre relacionamentos e estilo de vida.

O que está acontecendo entre as pessoas por aí? É por causa do vírus. Eu tive isso. Portanto, tenho alguma imunidade. Não sei até quando. Nos próximos meses, mais pessoas estarão seguras quando a vacina for lançada e distribuída.

Mas, por enquanto, um grupo grande de pessoas não pode visitar suas famílias ou qualquer pessoa enquanto tenta proteger a si mesma e a sua própria família do vírus mortal. Outro grupo não está nem aí.

Portanto, a única opção, para o primeiro grande grupo, é viver e visitar seus entes queridos pela web. Vimos muitas cenas assim nas recentes festas natalinas e de final de ano.

Não consigo imaginar um cenário em que alguém que esteja lendo estas palavras não tenha alterado drasticamente seu estilo de vida para se tornar mais orientado para a web na forma de fazer compras, trabalhar e se conectar com as pessoas. A inovação de marketing vem de uma resposta a necessidades não atendidas e, meus amigos, existem MUITAS necessidades não atendidas agora! E surgem novas a cada dia!

Eu sou um forte usuário do LinkedIn para construir mais e melhores conexões profissionais. Presos em casa, muitos de nós estão perdendo a energia fortuita provocada por novas conexões aleatórias. Pense em como isso é profundo. Nosso mundo mudou tão drasticamente que até tenho que buscar a aleatoriedade por meio de um aplicativo!

Em 2019, a web era um utilitário. Em 2020 e além, a web é o nosso coração.

Quem é você na fila do marketing

Se você observar as lições que o ano que passou nos deu, verá por que posso facilmente afirmar que 2021 será o ano mais significativo da história do marketing.

A pesquisa de marketing clássica mostra que as pessoas são criaturas de hábitos, comprando as mesmas coisas continuamente. Mas existem certas vias de ruptura pessoal - sair de casa, casar, ter um filho - onde os consumidores estão abertos a novos hábitos de compra.

Agora estamos imersos em um novo portal de oportunidades para o consumidor global. Quase todos os hábitos normais foram interrompidos e prontos para novos produtos e serviços.

Quando a pandemia começou, minha atitude era: “Só preciso aguentar até voltar ao normal”.

Agora sei que não há "volta ao normal". Adotei uma nova mentalidade e me abri para considerar cada ideia, oportunidade, mudança e necessidade não satisfeita que é lançada em meu caminho.

Tenho a intenção de abraçar o caos. Ao entrarmos neste ano de mudanças e emoções avassaladoras, espero que você se junte a mim.

Em 2021, reescrevemos a história do marketing. Portanto, como você vai brilhar? 

Me conte.

Prof. Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...