sábado, 30 de janeiro de 2021

Conteúdo no marketing digital: criar é lento mas eficaz

Assista no YouTube http://bit.ly/Vídeo116ProfAlbertoClaro

O sucesso da criação de conteúdo é lento e constante. Mas, se organizar direitinho pode ser muito eficaz.


Eu estava conversando com um colega professor outro dia sobre o lento progresso da construção de uma marca pessoal ou de uma empresa por meio da criação de conteúdo. Ele me disse: “Todo mundo só vê a parte que aparece na mídia! Ninguém vê os anos de trabalho que resultaram no sucesso ou fracasso.”


Acho que tem aí uma visão precisa a qual é uma grande questão para um gestor de marketing explorar nos dias de hoje.


Quem trabalha com criação de conteúdo no marketing digital sabe que o seu progresso aumenta junto ao público somente ao longo do tempo. Se você está apenas começando, talvez esteja preocupado porque parece que ninguém está vendo seu conteúdo. 


Vou tentar te auxiliar com isso de uma forma simples.


Ouça no Podcast



Adivinha? Todo mundo passa por esses sentimentos de ansiedade! Quando comecei minha jornada de criação de conteúdo, foi uma experiência frustrante e solitária. Eu me senti como se estivesse jogando uma mensagem em uma garrafa no oceano. "Alôôôôô ... tem alguém aí?"


Não conheço ninguém neste negócio de criação de conteúdo que tenha tido sucesso da noite para o dia. A não ser aqueles que não tinham intenção alguma de criar conteúdo. Uma verdadeira ironia. 

Familiaridade gera familiaridade



Todo mundo pensa que uma boa carreira começa com um grande sucesso, mas não é assim. O sucesso do negócio online vem do progresso cumulativo e contínuo. Portanto, construir uma carreira ou marca no mundo digital é algo progressivo!

Pode-se levar anos de trabalho para chegar lá, portanto você tem que trabalhar muito para que as portas se abram. Com várias provas pelo caminho. Se você atingir o sucesso rapidamente pode não se manter por lá depois que “a onda” passar. Portanto, trabalhe com afinco sempre.

O sucesso na criação de conteúdo leva tempo

Então, o que isso significa para você e para mim?


Ao considerar as pessoas que estão fazendo seu nome no mundo hoje, não há uma pessoa que teve um sucesso imediato. Pelo menos com qualidade perceptível. Diversos profissionais de conteúdo levam anos para conseguir seus primeiros leitores. Mas, alguns anos depois, podem ser vistos como principais palestrantes em seu campo de atuação.


O conselho número um que a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo daria a qualquer um que queira começar a anunciar seus negócios online seria criar e publicar conteúdo, e muito dele, de forma consistente. O que poderia ser postar várias vezes por dia, todos os dias. Mas isso pode ser assustador para a maioria das pessoas.


Esse susto é válido. Especialmente se você está competindo com uma organização maior, que pode pagar equipes para criar conteúdo todos os dias. Você pode ficar sobrecarregado, gastando todo o seu tempo livre publicando o melhor conteúdo que puder para lutar pela atenção do seu público. E isso gera impaciência.


Construir uma marca pessoal requer uma mentalidade paciente. Quando trabalho com pessoas em coaching individual, digo a elas que planejem se comprometer com pelo menos um ano e meio de esforço antes de começarem a ver qualquer progresso.


Sempre faço essa pergunta aos meus alunos e pessoas  próximas: "Que conselho você daria a alguém que está construindo uma marca pessoal?" Quase todos eles usam as palavras tenacidade e resiliência. Ou seja: você não pode parar tão cedo. Não desista, ok?!


O mundo está repleto de marcas e pessoas criadoras de conteúdo nos dias de hoje, então, de certa forma, é mais difícil avançar. Mas, em comparação com uma década atrás, também existem mais plataformas e opções de criação de conteúdo mais acessíveis. Naquele tempo, criar e postar um vídeo ou podcast era uma tarefa árdua e provavelmente cara. Você precisava de dinheiro,  equipamento, técnica e uma certa dose de paciência!


Atualmente é muito mais fácil criar conteúdo, mas uma coisa não muda: não há atalhos. Mas há solução. Mas há uma dica: Redirecione conteúdo.

O que é redirecionar conteúdo?

Redirecionar conteúdo é a ideia de pegar um conteúdo geralmente mais longo e adaptar seu tamanho, formato e mensagem para publicá-lo em uma plataforma diferente.


Por exemplo, você poderia escrever um post de 4.000 palavras no blog sobre um tópico, e envolver as principais ideias dele em um infográfico que você postaria no Instagram, Pinterest, Twitter, Facebook e assim por diante. Dessa forma, você pode criar diversos conteúdos intermediários e não precisa esperar até escrever outro texto para poder comunicar o seu negócio. 


A partir daí você pode pegar algumas citações deste texto e postá-las no Twitter, ou escrevê-las em um fundo inspirador usando o Canva, por exemplo. As possibilidades são infinitas. Seja criativo ou criativa! Só fique atento ao fato de saber se sua persona está nesses locais.


A partir de um conteúdo, você encontra maneiras de reformá-lo para poder compartilhá-lo em outras plataformas. Fica a dica!


Gastamos horas para encontrar ideias que valem a pena compartilhar, ou podemos reciclar alguns de nossos conteúdos existentes e colocá-los em um formato diferente. Você pode obter essas ideias de suas postagens anteriores. As pessoas que seguem você em determinadas redes sociais não necessariamente seguem você em outro lugar, e mesmo que o façam, não é garantido que eles já foram expostos a todo o conteúdo que você está compartilhando.


Tudo que você tem que fazer e tem que saber é sobre todos os diferentes formatos disponíveis. Você não vai postar a mesma coisa no Facebook ou Twitter ou Instagram. Você precisa entender o que funciona e em qual plataforma.


Com soluções simples assim, vai perceber que há oportunidades aparecendo sempre bem à sua frente. Não importa quem você é ou o que você passou em sua vida. Você pode ter voz, pode tornar a sua uma marca valorizada e conhecida, se estiver disposto a dedicar tempo e esforço revestido de uma boa dose de paciência, é claro.


Prof. Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...