sábado, 12 de dezembro de 2020

Colaborações estratégicas para fortalecer a sua marca online

Colaborações estratégicas para fortalecer a sua marca online - YouTube

O Natal está se aproximando e muitas empresas ainda estão repensando suas estratégias por trás dos desafios da pandemia. Quando os orçamentos de marketing são cortados, como as empresas podem aproveitar mais oportunidades online para lidar com as mudanças no comportamento do consumidor?

 

Uma maneira econômica de atrair novos clientes é colaborar com outras marcas. Pesquisas indicam que a receita aumenta após se participar de iniciativas colaborativas, e de quebra ainda se ganha um aumento da conscientização da marca. Em suma, as colaborações podem melhorar seus resultados e expandir sua cobertura de atuação em um mercado competitivo.

 

Essas estratégias de colaboração podem agora ser mais eficazes do que nunca, pois permitem que você alcance um novo segmento de usuários que você não poderia alcançar de outra forma, ou com um custo bem menor de alcance. 

 

Saiba como!



Ouça o Podcast

 


Descubra novas oportunidades graças à colaboração



 

Para que a colaboração estratégica tenha sucesso, a sinergia da marca é fundamental. Ao colaborar com marcas reconhecidas em seu setor de atividade, você pode se beneficiar da parceria com um líder do setor. Dada a atual situação econômica, muitas marcas provavelmente estão mais abertas a colaborar, pois isso permite que elas disponibilizem seus recursos em conjunto aos de outras marcas para lidar com um momento difícil.

 

Essa estratégia permite que você descubra oportunidades, como experiências exclusivas de produtos para se destacar da concorrência. Você pode direcionar sua base de público de uma forma diferente e alcançar novos clientes através de diferentes canais de distribuição, bem como expandir para novas regiões e mercados. Colaborações entre marcas também são uma boa maneira de fomentar a inovação. 

 

Como decidir se uma colaboração com uma marca é boa para o seu negócio


Antes de entrar em contato com uma empresa, você deve considerar quatro chaves para decidir se uma colaboração é boa para sua marca e para seus indicadores de desempenho (métricas):

 

1. Encontre uma empresa que se encaixe na sua identidade de marca


A marca tem os mesmos valores e objetivos que você? Investigue a opinião do público sobre seus potenciais colaboradores. Entre no site da empresa para descobrir se eles também têm relação com o que é importante para sua marca e público, bem como suas mídias sociais.

 

Uma colaboração foi projetada para melhorar a imagem da sua marca e não prejudicá-la. A marca apareceu nas notícias ou se envolveu em atividades que você não quer estar associada à sua marca? A colaboração pode prejudicar sua marca de alguma forma? Garantir a imagem e reputação da sua marca é essencial, e não podemos esquecer que a segurança da marca é o primeiro passo.

 

Ação: Investigue para ver se a marca atende aos valores da sua marca e respeita sua reputação.

 

2. A colaboração faz sentido para o seu público?


Ser capaz de alcançar o público de um parceiro e não arcar com grandes custos de aquisição é provavelmente a maior vantagem de uma colaboração, por isso certifique-se de que o público esteja com a mesma mentalidade. Não adianta trabalhar com uma marca se seu público não te interessa. Colaborações onde o público se adapta naturalmente muitas vezes alcança melhores resultados, por isso recomendamos não forçar a situação.

 

Quais usuários compõem seu público? Eles se encaixam na sua base de clientes? Qual o valor agregado que seu produto ou serviço oferece aos seus clientes?

 

Ação: Pense se a colaboração seria aceita entre seus clientes e se os produtos ou serviços seriam úteis para eles.

 

3. Aproveite novos canais de marketing


Criar um novo canal de marketing é um processo caro. Precisa de tempo, esforço e conteúdo constante para crescer. No entanto, é sempre uma boa opção considerar algo novo. Aproveitar o canal de um parceiro permite expandir a cobertura da sua marca e o investimento em marketing.

 

Pergunte a si mesmo quais canais de marketing a outra marca usa para alcançar seu público. Como é a cobertura de cada canal e como são suas métricas de interação ou comparação?

 

Ação: Explorar os novos canais de marketing que a colaboração pode oferecer à sua marca.

 

4. Medir resultados


Existem muitas maneiras de definir uma colaboração bem sucedida, mas o importante é que a outra marca e sua empresa tenham a mesma perspectiva de sucesso e como medir resultados.

Lembre-se que o retorno do investimento nem sempre se traduz em vendas, mas pode ser medido em relação à cobertura de campanhas, engajamento do público, mídia, mídias sociais ou expansão para novos mercados. Também é bom refletir sobre se você poderia obter resultados semelhantes se você fez isso de forma independente.

 

Ação: Defina métricas claras, estabeleça metas de ROI (Retorno sobre o investimento, em inglês) e pense em como decidir se será uma colaboração oportuna ou duradoura.

 

Investimentos que valem a pena em tempos difíceis


Colaboração estratégica bem planejada com a marca certa pode ser um bom investimento, especialmente em situações econômicas complicadas. Ela pode ajudá-lo a alcançar novos públicos, expandir sua cobertura de marca e oferecer algo novo para o mercado, ao mesmo tempo em que melhora seus resultados.

 

Se você quer aproveitar ao máximo um orçamento limitado durante este Natal e no ano que está chegando, pense em colaborações estratégicas como pilares do seu mix de marketing.


Prof. Alberto Claro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...