sábado, 5 de dezembro de 2020

Cinco tendências de marketing digital para você prestar atenção

Cinco tendências de marketing digital para você prestar atenção - YouTube

A crise do COVID-19 afetou (e afeta) muito as pessoas, as empresas e a Economia. Durante o auge da crise, muitas empresas responderam à aceleração da transformação digital e às mudanças nas necessidades dos consumidores com soluções de curto prazo. É fato que a transformação digital veio para ficar e é hora de avaliar o que isso significa para o que ainda resta deste ano e já pensar em 2021.

 

As ferramentas presentes no mundo digital têm sido um verdadeiro salva-vidas durante o confinamento ou restrição parcial e serão um fator-chave na recuperação (após todas as ondas passarem). Para ajudar, pensei em cinco possíveis dicas que podem ajudá-lo a otimizar seus esforços estratégicos e crescer seu negócio, durante e pós-pandemia.



Ouça no Spotify

 


1. E-commerce irá aumentar a necessidade de operar por meio de diferentes canais

 




Nos dias de hoje, é fácil ignorar o potencial da experiência na loja tradicional (física) para impulsionar a recuperação de vendas. Lojas lotadas e bagunçadas são um problema típico enfrentado pelos consumidores (você deve ter diversas histórias a respeito). Ainda há o fato de que na pandemia se vê capacidade limitada e, com isso, aumento de filas e riscos à saúde. A rápida digitalização nos últimos meses com a mudança de transações offline para a esfera online é outro fator determinante.

 

Você acha que acabou? Não! Os consumidores agora trocam de canal mais do que nunca e combinam interações online e offline em uma compra, também na esperança de completar sua jornada sem problemas. Isso significa que a experiência em lojas físicas permanece crucial e precisa ser inesquecível. Os compradores offline têm demandas básicas geradas por necessidades imediatas em uma experiência física.

 

As marcas precisarão repensar sua experiência criando um ambiente seguro e confortável, transformando suas lojas físicas em vitrines multicanais atraentes que priorizam o que é mais importante para os clientes. Os principais fatores incluem opções flexíveis de coleta de dados em um clique e uma variedade de métodos de pagamento, como pagamentos automáticos, móveis e online sem contato, como o PIX, por exemplo.

 

2. Consumidores que focam na compra internacional

 

Os consumidores aumentaram suas compras internacionais, pois: 

  • Eles passam mais tempo navegando na web e descobrindo novos produtos.

  • Fazer compras online durante o confinamento tem sido a opção mais conveniente.

  • Alguns produtos já são vendidos em lojas locais e os consumidores puderam escolher mais produtos e preços online.

O comércio internacional terá um papel fundamental no crescimento dos negócios após a pandemia. Espera-se que o comércio global se intensifique nos próximos cinco anos, por isso veremos as empresas diversificarem com novas estratégias geográficas para atender a essa demanda global e se preparar para o futuro.

 

3. A chave é e será a transformação digital

 

Será que acabará a incerteza em 2021? Independente da resposta  a esta pergunta, as empresas terão que prestar atenção maior à transformação digital de longo prazo. O comportamento do consumidor mudou definitivamente em favor das compras online com mais jornadas virtuais e mudanças rápidas nos seus interesses e necessidades.

 

As organizações precisam repensar seu modelo de negócio para otimizar sua agilidade, melhorar suas habilidades técnicas e basear decisões sobre dados  com isso poder lidar com as mudanças na demandas. Automação e métricas de desempenho presentes na gestão são ferramentas realmente úteis para atender a isso e aumentar o valor dos investimentos em marketing. Usar uma estratégia baseada em dados vai ajudar na construção de relacionamentos de clientes de longo prazo com base na estrutura transparente de troca de valor. Com isso, é possível avançar na concorrência em momentos de incerteza.

 

Essa transformação digital acelerada e aproveitada pelas empresas fará com que impulsionem a transformação do marketing digital e respondam mais rapidamente aos mercados atuais, mas também terão uma estrutura mais sustentável para o futuro.

 

4. Aplicativos e experiências serão fundamentais para nossos consumidores

 

Os aplicativos estão mais presentes do que nunca em nossas vidas. Eles nos permitiram manter contato com os outros, cuidar do nosso bem-estar e receber informações. Os aplicativos permitirão que as empresas melhorem seus serviços e a satisfação do cliente, mantendo a redução de custos.

 

Marcas podem ajudar os consumidores durante a recuperação econômica investindo em seu face-to-face online. Em vez de replicar a experiência de um site, é importante fazer isso estrategicamente para trazer mais valor aos consumidores. Assim, os consumidores podem interagir com suas marcas favoritas de forma fácil e frequente.

 

5. Tendências de consumo serão fundamentais para o planejamento até 2021

 

Durante a pandemia, temos visto mudanças aceleradas no comportamento do consumidor. Muitos deles não eram novos, mas foram agravados pela crise do COVID-19. Essas mudanças se refletem no que os usuários estão procurando e em como estão procurando por eles. Hoje, mais do que nunca, consumidores:

  • Estão forçando as empresas a inovar. A necessidade de usar soluções digitais descobriu novas áreas de inovação;

  • Têm uma necessidade maior de informação o tempo todo. Estão procurando empresas "próximas" e "abertas agora", e tentam se adaptar a um ambiente imprevisível em busca de coisas específicas;

  • Têm as mesmas expectativas em todas as categorias de produtos. Eles esperam receber em casa o que costumavam pegar na loja;

  • Estão transformando a demanda com mudanças cada vez mais dinâmicas em seu comportamento.

Para se preparar para as mudanças dentro de 6 a 12 meses, as empresas devem estar em dia com essas mudanças no comportamento do consumidor se quiserem se recuperar financeiramente e continuar a crescer. A partir de agora, será cada vez mais importante que as empresas:

  • Utilizem dados e saibam identificar mudanças no comportamento do consumidor;

  • Tenham agilidade para responder às mudanças em suas necessidades;

  • Usem seus dados para exibir as informações certas na hora certa;

  • Priorizem a privacidade em suas estratégias orientadas a dados para promover ainda mais a confiança do cliente (olha aí a LGPD novamente!).

Como profissionais de marketing, nos esforçamos para acompanhar as necessidades dos consumidores e proporcionar-lhes experiências úteis. Embora possa parecer difícil agora, especialmente depois de tantas mudanças, seguir esses princípios vão ajudar as organizações de qualquer tamanho a crescerem seus negócios e se recuperar financeiramente em 2021. Conte comigo!

Prof. Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...