sábado, 31 de outubro de 2020

KP..o quê? Termos do marketing digital que você deveria saber

Em tempo de marketing digital como uma das mais importantes estratégias de comunicação e relacionamento das empresas, de qualquer tamanho, é importante que todo profissional ou empreendedor esteja familiarizado com os mais diversos termos.

Estes termos estão, na maioria das vezes, relacionados com as estratégias para atingir os objetivos – que sempre terminam no foco em vendas. Um profissional que, acima de tudo, pense na estratégia do negócio em que atua, na construção e no posicionamento da marca da sua empresa com visão ampla que antecede os fatos necessita dominar os jargões que vou explicar a seguir. A palavra “rentabilidade” também deveria estar nessa lista, pois ele é cobrado por isso, e não é diariamente,mas sim a todo o instante.

Assista no Youtube



Termos do marketing ou do marketing digital?



Você já estava acostumado ou acostumada com o marketing offline e migrou pro online. No entanto, nem sempre algum termo com o qual começou a ter contato possui um significado claro para você. Não se sinta só! Gente muito boa no marketing tradicional ainda está aprendendo a todo o instante sobre isso. Inclusive eu! Devemos entender, respirar, comer, sonhar com o digital. A web é um campo aberto e há muito ainda há muito a ser explorado. 

Vamos aos principais termos?

Ouça no Spotify


SEO (search engine optimization) - se concentra em tornar um site de negócios classificado como o melhor nos mecanismos de busca, como Google, por exemplo.


CTA (call to action/chamada para a ação) - recurso usado para incentivar um usuário que visita um conteúdo a fazer uma determinada ação, por exemplo: ir para uma página, assinar uma newsletter, baixar um e-book, e etc..


Acesse os Slides



KPI (Key Performance Indicator/indicadores-chave de desempenho) - métrica usada para medir os resultados/eficiência de uma estratégia com a possibilidade de identificar problemas e oportunidades. Pode ser representado graficamente. 


INFLUENCER MARKETING (marketing de influência) - solução para co-criar um conteúdo e aumentar a amplificação do mesmo. Envolve estratégia, criação e amplificação de conteúdo. 


LEAD - possível cliente em potencial. Usuário que mostra interesse em um produto ou serviço e é muito provável que se torne um cliente. Interesse demonstrado por compartilhar os detalhes de contato com você, como o endereço de email, número de WhatsApp ou outros, para que se possa enviar informações adicionais. Pode variar um pouco de setor para setor.


CONVERSÃO - ocorre quando um cliente ou cliente em potencial conclui uma ação que foi configurada para eles em uma CTA. Exemplos: realizar uma compra, um pedido de orçamento, preencher um formulário, etc.


KEYWORD (palavra-chave) - palavra/grupo de palavras que um usuário da web usa para realizar uma pesquisa em um mecanismo de pesquisa. 


INBOUND MARKETING (atração) - metodologia projetada para atrair visitantes e clientes em potencial. Usa uma combinação de canais de marketing, marketing de conteúdo, SEO de otimização de mecanismos de pesquisa e mídias sociais de maneira criativa para atrair a atenção das pessoas.


OUTBOUND MARKETING (prospecção) - estratégia de prospecção ativa e que identifica quem tem potencial para se tornar cliente para  se fazer uma abordagem de vendas.


LTV (lifetime value/valor do tempo de vida do cliente) - estimativa da receita média que um cliente irá ou poderá gerar ao longo de sua relação comercial com a empresa. Pode ajudar a determinar muitas decisões, tais como orçamento de marketing, recursos, lucratividade e previsão.


ROI (retorno de investimento) - métrica financeira de lucratividade usada para medir o retorno ou o ganho de um investimento. Corresponde ao lucro obtido após a comparação da receita gerada com o custo envolvido.


WEB ANALYTICS - medição e análise de dados para informar o entendimento do comportamento do usuário nas páginas da web, por exemplo: quantos usuários visitam, quanto tempo ficam, quantas páginas visitam, quais páginas visitam e etc.. A principal ferramenta utilizada é o Google Analytics.


EMAIL MARKETING - construção de uma lista de assinantes e o envio de emails para o público-alvo. O marketing por email é o uso de email para incentivar e desenvolver novos relacionamentos aprimorados com os clientes, bem como para promover produtos ou serviços. 


SEM (search engine marketing/link patrocinado) - processo de compra de anúncios nos mecanismos de pesquisa. O SEM é uma estratégia de marketing digital usada para aumentar a visibilidade de um website nas páginas de resultados dos buscadores.


GROWTH HACKING - estratégias, ferramentas de marketing e digitais, focadas em aumentar o número de usuários de um determinado produto no menor tempo possível. Pode ser aplicado a qualquer modelo de negócios, mas está especialmente relacionado a empresas tecnológicas, as chamadas Startups. A expressão não tem tradução para o português, mas isolando as palavras “growth” (crescimento) e “hacking” (ato de explorar brechas), dá para refletir sobre seu significado. Marketing orientado a experimentos, isto é, encontrar oportunidades para o sucesso da sua marca e criar estratégias específicas tendo em vista os resultados rápidos para o crescimento do negócio.


AWARENESS (marketing de conscientização) - abordagem de marketing na qual uma empresa se concentra em ter a marca reconhecida por clientes em potencial. As empresas geralmente definem uma meta para o grau de conscientização que pretendem atingir e, em seguida, planejam campanha(s) para atingir essa meta.


LANDING PAGE (LP/página de destino) - página em que um visitante é redirecionado após clicar em um anúncio, promoção ou resultado de pesquisa. O objetivo de uma página de destino é obter os detalhes de contato do visitante em troca de e-books, acesso a um webinário online, ofertas de compras exclusivas e etc. Usadas para captar leads ou realizar a venda de produtos.


MULTICHANNEL - experiência de um cliente que faz uma compra ou converte usando os múltiplos canais e plataformas disponibilizados por uma empresa, por exemplo: sites e sites para celular, aplicações móveis ou anúncios de TV. O desafio para as empresas é adaptar suas estratégias para cada canal, a fim de maximizar o desempenho de cada um.


AUTOMAÇÃO DE MARKETING - substituição de tarefas repetitivas e processos manuais de marketing por soluções automatizadas, especialmente em relação a campanhas de marketing por email ou vendas com conteúdo personalizado. Você pode identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentando o número de vendas.


CTR (Click Through Rate/taxa de cliques) - mostra a variação entre cliques e aparições dos anúncios, por exemplo, se o cliente visualizou 1000 vezes seu site e clicou em 200 (80%) delas, ou seja, você teve um CTR de 20%.


CPM (Cost Per Thousand/Custo Por Mil) - anunciante pagará por veiculação, ou seja, paga todas as vezes que o anúncio atinge 1000 visualizações, ideal para quem quer reforçar a marca.


CPA (Cost Per Action/Custo por Ação/Custo por Vendas) - nos mostra quanto foi investido para cada venda realizada.


CPL (Custo por Lead) - custo das pessoas que entraram em um site e realizaram alguma ação.


CPC (Cost Per Click/Custo Por Clique) - método comum nos links patrocinados. Será pago um valor sobre os cliques nos anúncios, bastante usado para atingir objetivos de vendas.


MARKETING DE CONTEÚDO (content marketing) - práticas usadas para disponibilizar conteúdo relevante para clientes, possíveis clientes e usuários de uma marca. Envolve conteúdo de várias formas diferentes: vídeos, e-books, guias, webinars, estudos de caso, infográficos, postagens em blogs e muito mais.


ALGORITMO - programação que apresenta as etapas necessárias para a realização de uma atividade. Por exemplo, o algoritmo dos mecanismos de pesquisa usa sequências de palavras-chave como entrada, pesquisa no banco de dados associados às páginas da web relevantes e retorna com os resultados.


BRANDING - processo de criar uma imagem da sua marca na mente dos consumidores. É uma estratégia projetada pelas organizações para atrair e reter clientes fiéis, oferecendo um produto ou serviço sempre alinhado com o que a marca promete.


CRM (Customer Relationship Management/Gerenciamento de Relacionamento com Cliente) - conjunto de sistemas que permite acompanhar todas as informações de contato dos clientes. No entanto, essas ferramentas podem fazer outras coisas, como rastreamento de e-mail, telefones e endereços, envio de e-mails personalizados, agendamento de consultas e registro de todas as informações de atendimento, além de suporte ao cliente. Um exemplo é o CRM Zen.


ENGAJAMENTO - envolvimento e a interação dos usuários com conteúdos das redes sociais, os compartilhamentos de mensagens, por exemplo.


FUNIL DE VENDAS - estágios da jornada de compra do seu público/persona, dos quais podem ser topo, meio ou fundo de funil. Cada uma das etapas afeta o comportamento do consumidor e você precisa conhecê-lo muito bem.


HASHTAG - maneira da sua marca e seus leitores interagirem entre si nas redes sociais e se comunicarem sobre um conteúdo específico. Elas vinculam as conversas públicas do Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo, em que os usuários podem acessar através de pesquisa por hashtag, clicando em uma ou usando uma ferramenta de monitoramento. Definidas por uma palavra ou frase-chave, escrita sem espaços, com um sinal de cerquilha (#) antes do termo, como #love ou #profalbertoclaro. Você pode colocar essas hashtags em qualquer lugar das suas postagens nas redes sociais.


JORNADA DE COMPRA - caminho que seu cliente potencial percorre antes de realizar uma compra. Consiste em: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. A forma de se comunicar com sua persona muda de acordo com a fase em que cada pessoa está.


PERSONA - representação quase fictícia de um cliente ideal.  Por meio de pesquisa com clientes atuais do negócio, é traçado um perfil único do cliente ideal, que servirá de guia para toda a estratégia de marketing.


MÉTRICAS - são vitais para medir os resultados de uma estratégia, e não só de marketing, mas também de vendas, atendimento e desempenho geral. Cada métrica tem uma forma de ser calculada, e deve ser acompanhada por um período para mostrar resultados verdadeiros.


UX (experiência de usuário) - ter um site atraente e fácil de navegar é essencial para conquistar os clientes exigentes que estão acostumados a comprar pela internet. Precisa ser levada em conta a todo instante. Assim, ele terá a melhor sensação de compra e se tornará um cliente fiel.

IoT (Internet of Things/Internet das Coisas) - conexão entre objetos eletrônicos e a internet. Para o marketing, é uma das formas de obter mais informações sobre o consumidor.

TRÁFEGO ORGÂNICO - fluxo de visitantes que chegaram até o site sem a necessidade de pagar a terceiros pela divulgação.

TRÁFEGO PAGO - tráfego gerado por meio de recursos usados para impulsionar a exposição da sua marca. 

PIXEL - utilizado para a construção de campanhas, mensurando e acompanhando seu desempenho. Código inserido no site para coletar informações dos usuários, sendo esse conteúdo gravado e processado, o que permite a geração de relatórios analíticos.

LOOK-ALIKE - estratégia de campanha na qual você seleciona pessoas que são mais propensas a adquirir seus produtos pois são parecidas com o seu público mais significativo.

OKR (Objectives and Key Results) - metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma empresa. Dão uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos números próximos do ideal.

Apresentei, na minha visão, os termos mais importantes e atuais para o marketing digital. Há muitos outros mas com uso muito específico ou técnico. A partir desta lista monte a sua própria. E pratique o hábito da utilização.

Prof. Alberto Claro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...