sábado, 17 de outubro de 2020

Hora do trabalho autônomo como escolha de carreira?

Para milhões de pessoas que agora trabalham a partir de uma mesa em casa - em vez de uma mesa em um escritório - a pandemia as forçou a fazer uma pergunta flagrantemente óbvia: é hora de largar o emprego?

A evidência é que mais e mais pessoas estão olhando para essa opção. Se focando no trabalho autônomo. Mas com um erro estratégico terrível: sem um Plano A, muito menos um Plano B.

Cabe aqui uma pergunta para essas pessoas: “Quando você pediu demissão, o que você teria feito de diferente se soubesse então o que sabe agora?” Isso me fez pensar com empatia. O que eu faria de diferente se fosse um dos milhões de pessoas que trabalham em casa e estão pensando em passar a trabalhar por conta própria?

Para quem está pensando em dar o salto para o trabalho autônomo, quero compartilhar quatro lições que aprendi ao longo do caminho.

Assista no YouTube



1. Não apenas saia do seu emprego, prepare-se para isso!




As pessoas viram autônomas sem um plano. Essa não é a melhor ideia. Trabalhar em casa é sua chance de planejar, pesquisar, criar estratégias e se preparar para a mudança do trabalho autônomo com antecedência.

Primeiro, dê uma boa olhada nas habilidades (técnicas e socioemocionais) que você possui (e não possui) pelas quais poderia cobrar dinheiro. Então, fique absolutamente certo sobre que tipo de atividades do trabalho do dia-a-dia o energizam e inspiram.

Muitas pessoas podem tolerar um trabalho pelo qual não são apaixonadas em troca de estabilidade e segurança. Quando você trabalha por conta própria, essa não é uma opção viável no curto prazo.

Existem muitas incertezas e desafios quando você trabalha por conta própria. É melhor você deixar claro que está fazendo algo que ama ou você - e as pessoas ao seu redor - ficarão infelizes.

2. Trabalhe na sua marca pessoal AGORA


Ouça no Spotify



Entenda que todos possuem o poder de se destacar e construir uma marca pessoal. Não é mais quem você conhece que realmente conta nos negócios (apesar de importante) ... é quem conhece você que importa.

Já entendi o poder de usar o LinkedIn para networking e negócios. Quando comecei, usei-o para procurar clientes em potencial. Agora, eu o uso para permitir que meus clientes em potencial me encontrem. É uma diferença sutil, mas importante ... e funciona.

Ser conhecido em sua indústria, mercado ou setor é vital para o seu sucesso. Mas quando as pessoas largam seus empregos, não costumam saber disso. É importante também saber que as pessoas que você conhece podem influenciar suas chances de sucesso no trabalho autônomo.

Portanto, desenvolva uma marca pessoal muito antes de sair do seu emprego atual.

3. Aprenda tudo o que puder sobre vendas e marketing


Não importa o que você faça, se você trabalha para si mesmo, você está em vendas e marketing. Isso é absolutamente fundamental para o seu sucesso ou fracasso no trabalho autônomo. Nenhum cliente é igual a nenhum negócio.

Eu conheço muitos autônomos que, apesar de serem brilhantes no aspecto técnico de seus negócios, estão falhando em vender ou fazer marketing de forma eficaz. É incrível como muitos problemas nos negócios desaparecem quando suas atividades de vendas e marketing estão funcionando bem!

O marketing não pode ser uma reflexão tardia. Ele deve estar embutido na própria estrutura da sua startup desde o início.

4. Aceite sua autoestima

Como empresário ou profissional autônomo, você não ganha o que os outros acham que você vale. No longo prazo, você ganha o que acha que vale. Se você não valoriza seus serviços ou conselhos, ninguém mais o fará.

Eu não posso enfatizar este ponto o suficiente. Como muitas pessoas, às vezes tenho lutado contra a síndrome do impostor e a baixa autoestima. Mas também aprendi que a confiança é uma habilidade que você pode praticar e desenvolver com o tempo.

Quanto mais você acredita em si mesmo, mais as outras pessoas também acreditarão.

Aproveite o dia!

A melhor época para começar a planejar uma carreira de trabalho autônomo é agora. É o máximo em autossuficiência e liberdade. Você faz o que quiser, quando quiser, para quem quiser. Só precisa estar sendo remunerado para isso, senão não terá como pagar suas contas, é claro!

Se você conseguir fazer isso sem um empregador, sem empréstimos, sem parceiros de negócios, sem financiamento e com nada além de suas habilidades autônomas, sua pressa e determinação, você pode fazer isso em qualquer lugar. Ainda mais com as ferramentas digitais e a web à sua disposição.

Se você tem trabalhado em casa nos últimos meses, talvez, apenas talvez, agora seja a hora de fazer a mudança mais importante em sua vida profissional. Boa sorte!

Prof. Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...