sábado, 4 de julho de 2020

3 escolhas a serem feitas para melhorar a sua produtividade pessoal

http://bit.ly/ProfAlbertoClaro

Nos dias de hoje vemos muitas pessoas experimentando trabalho remoto pela primeira vez. Entre inúmeras horas no Zoom, Google Meet, etc. e dores de coluna, estamos vivendo mudanças que vieram para ficar. Mas essa rotina vai até quando? E como isso pode afetar sua produtividade? Uma das razões que me permite fazer tudo o que eu faço nos últimos anos foi a minha adaptação ao trabalho remoto.

Assista no YouTube

Aprendemos a usar novas ferramentas como agendas online, Slack, Trello, Asana, CRMs, entre outras. Teste algumas para chamar de suas. Eu tenho as minhas. Se quiser me procure e me pergunte quais são. Terei o prazer de te ajudar. Mas o foco aqui são escolhas.

Você nunca dorme?

Muitas pessoas me perguntam "Você nunca dorme?". Acho que é algo relativo à minha produtividade pessoal. Se alguém observar o uso que faço das mídias sociais, certamente poderá ter uma idéia de que sou viciado em trabalho e em produzir conteúdo.

Ouça no Podcast

podcast de administração marketing comunicação

Eu escrevo artigos livres semanais e artigos científicos para revistas especializadas. Publico vídeos e podcasts. Em "tempos normais", não é incomum eu ter várias viagens profissionais por mês (nacionais e internacionais). Estou como diretor de comunicação voluntário da Casa da Esperança de Santos. Atuo em diversos projetos na comunidade. Sou professor na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e, algumas vezes por ano, ministro palestras em outras universidades como convidado. Ainda atuo como investidor em segmentos como entretenimento e tecnologia.

Acesse os Slides

E, no entanto, mesmo com tantas atividades, eu sinto que tenho uma vida divertida, equilibrado e passo tempo com minha família. Pratico exercícios e atividades de lazer regularmente, incluindo caminhadas e mergulho. Tento mesclar meu trabalho com lazer de uma forma equilibrada. E adoro fotografar!!

Leia na Revista Mais Santos


Então...como eu faço tudo isso e não fico louco? Eu sigo uma regra simples de produtividade pessoal: 

Foco no que importa

Antes de chegar à minha dica para produtividade pessoal, tenho que explicar as três funções principais da minha atuação:

1. Conteúdo

Comunicar sua marca pessoal começa com conscientização e, para mim, conscientizar começa com conteúdo. Eu construí uma carreira de professor por 25 anos e o conteúdo é o combustível para uma marca pessoal.

Portanto, passo muito tempo atualizando meu blog e criando conteúdo, porque essa é a minha reputação. A criação de conteúdo também inclui  vídeos, podcasts, oficinas, palestras e seminários on-line e, ocasionalmente, conteúdo em outras publicações.

2. Público

Às vezes, equilibrar o tempo do seu público e o seu tempo para criar conteúdo é complicado. Algumas situações novas sobre a sua profissão ou negócio acontecem o tempo todo e podem fazer com que seu público ache que o que você acabou de publicar já esteja ultrapassado.

Para antecipar situações assim, sempre tenho uma lista de possíveis temas para conteúdo para o blog em mãos. Coleto e salvo em ferramentas digitais. A minha preferida é o Google Keep.

Dessa forma a produtividade fica mais alinhada com a urgência que o tempo hoje impõe.

3. Aulas

Aulas na universidade, palestras e workshops são importantes para mim. Ensinar no nível superior significa que posso permanecer próximo ao que existe de mais atual na minha profissão.

Estar envolvido nesse nível e poder responder a perguntas inteligentes que surgem alimenta meu trabalho com conteúdo atualizado e públicos interessados. O trabalho em sala de aula também pode levar a oportunidades como pesquisador. Então, tudo isso funciona bem junto! E, com isso, consigo produzir conteúdo para o meu público.

A ideia por trás da produtividade pessoal

Essas três coisas - conteúdo, públicos e aulas consomem meu foco e meu tempo.

Se houver trabalho em minha mesa (ou gerenciador de tarefas) que não atenda a uma dessas três funções principais, eu o terceirizo ou digo "não", se possível.

Essa é uma disciplina extremamente importante, porque às vezes isso significa recusar coisas que eu gosto de fazer, como participar de eventos ou iniciar novos projetos.

A principal ideia aqui é que, para alcançar o máximo de produtividade pessoal, você DEVE se concentrar inteiramente nas três principais funções principais do seu negócio ou da sua atividade, sejam elas quais forem. Então, livre-se de tudo o mais que puder.

Existem coisas que preciso fazer para administrar minhas atividades no cotidiano mas opto por terceirizar. E outras coisas que tenho que dizer "não". Simples assim.

Aplicando isso ao seu mundo

Esse é um conceito muito simples, mas tudo começa com a identificação dos três componentes críticos do seu negócio. E mantenha até três. Isso foi algo que me ocorreu durante anos de atuação como professor universitário e acho que funciona.

Agora vem a parte difícil. Dizer "não".

Sei que, se você está iniciando um novo negócio ou carreira, precisa abraçar todas as tarefas que são necessárias. Mas ouvi falar que para se tornar um empreendedor de sucesso será fundamental entregar parte dessas tarefas o mais rápido possível para alguém realizar-las. Isso se chama delegar.

Existem muitos serviços virtuais terceirizados disponíveis para ajudar você e grandes empresas, desde  cuidar das suas mídias sociais até o atendimento ao cliente. Se essa não for uma função essencial do seu negócio, claro.

Não se envolva em atividades que não criem valor direto para os negócios. Concentre-se na criação de valor , não na administração.

Seguir essa ideia simples tornou minha vida extremamente produtiva ... e muito mais divertida.

Prof. Alberto Claro

Fale comigo: http://bit.ly/ProfAlbertoClaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...