domingo, 3 de maio de 2020

Posicionamento Digital e a incerteza de se fazer negócios em uma crise

bit.ly/ProfAlbertoClaro

A incerteza pode ser aterrorizante. E a incerteza crônica nos negócios que estamos experimentando agora pode ter implicações tóxicas para a sua saúde, bem-estar mental e para a capacidade de tomar as decisões críticas que você precisa fazer para sua carreira, empresa e sua família.

O mundo que nós amamos voltará da crise coronavírus - Mas quando? Quando é que vamos voltar para nossas vidas, nossos empregos, nossos amigos, nossas escolas? E o que acontece com a economia? Será de forma rápida ou gradual? incógnitas!

Ouça também no Spotify clicando aqui ou na imagem abaixo


A única discussão nos círculos de negócios nos dias de hoje é: “como é que vamos sobreviver nesta crise coronavírus?”. Portanto, vamos lá falar sobre isso sob a ótica da comunicação.

Usar a sua mídia social e a criação de conteúdo em marketing é relevante agora?

Esta é uma pergunta fácil de responder. Se você está no mercado que oferece produtos/serviços que servem o topo da pirâmide de Maslow e que envolvem produtos tido como supérfluos ou adicionais (aquela das necessidades humanas, lembra?), a resposta provavelmente é não ou parcialmente de forma adequada. Se você está no mercado oferecendo produtos para a base da pirâmide ou necessários e fundamentais, a resposta é provavelmente sim.

O conteúdo é fundamental hoje e sempre. Eu mesmo estou fazendo isso incessantemente nos últimos dias. E assim vou continuar fazendo. Você pode estar se perguntando ... por que eu faria isso? Não ganho nada com isso...agora….

Mas, a relevância de longo prazo da marca é mais importante do que as vendas de curto prazo. Leia de novo, por favor.



Quase toda empresa precisa para utilizar as suas mídias sociais e gerar marketing de conteúdo para a parte inferior da pirâmide ... imediatamente. Mas preste atenção na maneira como vai comunicar

Pivotei (dei uma guinada no rumo das minhas atividades) o meu conteúdo nas minhas mídias sociais porque a minha missão é ensinar e o assunto que eu preciso ensinar sobre Posicionamento Digital mudou de repente e de forma dramática. Eu preciso ser relevante para a  parte inferior da pirâmide. Ou seja, gerar conteúdo para quem está começando a entender neste momento sobre o que é atuar nessa estratégia digital.

As boas notícias e a necessidade de testar

Veja o que as maiores marcas estão fazendo com sua comunicação, seu marketing e com a  construção das suas mensagens. Grande parte delas pararam com a venda “normal”, e direcionando o seu discurso para o fundo da pirâmide, para preparar o “novo normal”.

Estamos vendo a mudança ocorrer com quase todos as campanhas, seja nas mídias tradicionais ou nas digitais. As melhores marcas estão usando imagens simples ou palavras cheias de empatia para dizer às pessoas que se importam e que são relevantes neste momento.

Por que estamos vendo esta mudança dramática? Você adivinhou.

A relevância de longo prazo da marca é mais importante do que as vendas de curto prazo.

Ao ajustar o tema do seu conteúdo para focar nas novas necessidades dos clientes de curto prazo como será o impacto para sua marca a longo prazo? Quem sabe? Tudo o que se pode fazer nesse sentido neste momento é ser relevante e útil. Estamos todos em território desconhecido. Todos nós. Mas teste isso, pois testar é a base do posicionamento digital. O que não pode é ficar parado.

É fácil entender porque algumas pequenas empresas estão desesperadas agora e se sentem obrigadas a vender, vender, vender ... mesmo que isso não seja relevante para as demais pessoas. Nossos sonhos foram frustrados por um inimigo invisível. Tanto para quem vende quanto para quem compra.

Mas nem publicidade, nem descontos ou marketing de conteúdo importam se sua audiência está na parte inferior da pirâmide e você ainda está tentando vender para o topo. A sua marca será irrelevante neste momento. E você precisa parar. E pensar.

Ganhar na crise coronavírus

Eu tenho um amigo que tem uma imobiliária. Comprar uma casa agora é uma atividade específica de topo de pirâmide. Ainda mais quando estamos isolados e com risco de perder emprego e renda. Mas ele resolveu ajudar a comunidade com doações de máscaras. Agora, quando chegarmos ao outro lado desta crise do coronavírus, ninguém vai se lembrar dele pelas casas que  ele vendeu, somente. Mas ninguém nunca vai esquecê-lo (e sua marca) pelo que está fazendo para a nossa comunidade agora.

Existem provavelmente centenas de exemplos como este em sua comunidade, também.

Uma outra observação: profissionais de marketing têm apontado que o aumento explosivo do tráfego na web é evidência de que este é o melhor momento para investir em marketing de conteúdo sobre qualquer produto que você está vendendo. Mais uma vez, este conselho é errado e enganoso.

Para quê as pessoas estão usando a Internet agora? Para atividades de fundo da pirâmide (e que envolve necessidades essenciais). E lives, delivery e Netflix, é claro! 

O aumento acentuado de organizações que decidiram mudar, adaptar ou interromper a sua comercialização e estratégias de negócios desde meados de março mostra que há uma crise muito forte por aqui. Sem um final aparente, pelo menos por enquanto, os comerciantes continuarão a tomada de decisões de adaptação cada vez mais difíceis.

Esta crise vai passar. O mundo vai voltar a funcionar. Mas, por agora, sintonize o seu marketing para o lado certo da pirâmide.

Prof. Alberto Claro

Texto publicado originalmente em 03 de maio de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...