quarta-feira, 6 de maio de 2020

Marca pessoal no mundo digital em um ambiente de crise


Continuamos refletindo de como melhorar nosso desempenho e das nossas marcas e negócios perante a crise do coronavírus e nos preparar para o “novo normal”. Uma das coisas fundamentais sobre as quais o marketing discorre há alguns anos é sobre a marca pessoal no mundo digital. 

Quando um ofertante tenta construir uma relação com um cliente o que ele deveria oferecer primeiro? Preço, produto, a empresa ou a sua marca pessoal? A resposta é óbvia, mas voltaremos a ela ao final deste texto.


Ouça também no Spotify na imagem abaixo


Quem se preocupa com a sua marca pessoal está absolutamente certo. Eu sou apaixonado por esta ideia. Durante esta crise, há três prioridades que deveriam ser universais para a maioria das empresas, principalmente as que atuam localmente:

  1. “Pivote” a sua atuação (dê uma guinada no rumo da sua atuação que não está tendo o sucesso que você esperava com base na própria experiência adquirida com ela);

  2. Prepare-se para o “novo normal” - seu negócio ainda será relevante daqui a seis meses?;

  3. Construir uma marca pessoal se ainda não a possui.

Por que você deve construir sua marca pessoal agora? Te dou três razões:

  1. Confiança nas empresas, marcas corporativas e publicidade diminuiu por diversos anos consecutivos. Confiança em empresários éticos, líderes e especialistas técnicos aumentou. Cada vez mais, a marca pessoal é a marca da empresa.

  2. A crise econômica vai criar um turbilhão em quase todos os setores da atividade. Ter uma marca pessoal forte - tornando-se conhecido e relevante - pode ser uma vantagem competitiva permanente e sustentável. Mais portas se abrirão (e permanecerão abertas se sua marca realmente entregar o que promete) se você é conhecido e seus concorrentes não o são. Se você é conhecido você tem uma vantagem sobre qualquer outro candidato a emprego ou a conseguir uma reunião vital para os seus negócios.

  3. Durante esta crise coronavírus, nossos (e os seus) clientes estão esperando conteúdo relevante e útil mais do que nunca. O conteúdo é o combustível de uma marca pessoal. Então o momento de construir uma marca pessoal não poderia ser melhor. Já está aproveitando, né?

Então, por favor. se foque na construção de sua marca pessoal agora. Peço para que leve isso a sério.

Entenda sobre a construção de uma marca pessoal

Apresento algumas ideias que podem te ajudar a construir uma nova marca pessoal no período do “novo normal”. Primeiramente:

  1. Defina o seu  “interesse sustentável” (que não é o mesmo que uma “paixão”);

  2. Encontre algo a oferecer para se conectar a uma audiência potencial relevante;

  3. Desenvolva conteúdo relevante, consistente e humano para esse caminho;

  4. Construa uma “audiência acionável” (que é diferente de uma audiência de mídia social).

É isso aí. Não é complicado, mas exige disciplina e trabalho. Eu atuo dessa forma, ou pelo menos tento. Preste atenção a alguns dos meus passos, afinal tento ser professor em tempo integral. Mas também aprendo com os outros o tempo todo também. Seguindo este caminho irá reduzir significativamente a sua curva de aprendizagem e o tempo que levará para começar a ter algum resultado

Chegou a hora da criação de uma grande quantidade de conteúdo e você se sente perdido? Como você encontra o tempo para fazer isso? Preciso estar no Facebook? LinkedIn? Twitter? TikTok? PQP? Calma, vou te dar alguns atalhos:.

Você só tem quatro opções a serem usadas de acordo com a sua persona (já falei sobre persona para vocês):

  • Conteúdo escrito em um blog (aliás, seria a sua casa no mundo digital) e distribuído pelo Facebook ou LinkedIn;

  • O conteúdo de áudio como um podcast;

  • O conteúdo de vídeo para YouTube ou IGTV (Instagram);

  • Conteúdo visual para Instagram ou Pinterest.

Escolha um assunto e o domine. Facebook e LinkedIn são exemplos de canais de distribuição desse conteúdo. E, finalmente, a verdadeira chave para a marca pessoal é o conteúdo original e consistente. Ele não tem que ser difícil ou demorado. Tente se conectar com a sua audiência de forma eficiente.

Lembre-se que há um tempo certo para sua marca pessoal se tornar conhecida. Por mais preocupado que esteja com a pressão existente neste momento para ser notado, ou tornar-se conhecido, sem considerar a sua situação pessoal, é necessário ter paciência para que isso aconteça naturalmente. Não atropele etapas!

Vamos ter um papo reto aqui: eu recomendo que faça isso direito e você deve estar pronto para se dedicar cerca de cinco horas por semana para tornar a sua marca pessoal conhecida. E você deve estar pronto para comprometer-se a meses consecutivos de esforço para provar suas ideias. isso é muito esforço. Talvez não seja o momento certo para você. Pense nisso.

Se você está cuidando de um parente doente, superando um revés financeiro, ou servindo nossa comunidade durante esta crise, pode não ser o seu tempo agora. Você ainda é uma pessoa perfeitamente digna e sua hora vai chegar ... mas talvez não seja neste momento.

Mas se é a hora certa, você precisa medir os resultados desse investimento na construção da sua marca pessoal. Como você sabe que está funcionando? Quando é hora de pivotar... ou abandonar a ideia? Isso é fundamental pois, a pior coisa que você pode fazer com seu negócio ou marca pessoal é executar a estratégia errada!

Crie indicadores qualitativos para suas métricas, tais como pedidos de entrevistas, comentários/perguntas/directs.

Finalmente, não importa onde você mora, onde você nasceu, a cor de sua pele, o que você ama, ou quão difícil a sua vida tem sido, você pode e deve ter uma voz. Você pode construir sua própria influência e poder na web e tornar a sua marca pessoal conhecida. Este é o momento perfeito para estar trabalhando neste esforço.

E te pergunto: como posso te ajudar?

A resposta à nossa pergunta inicial é óbvia: Quando um ofertante tenta construir uma relação com um cliente o que ele deveria oferecer primeiro? A resposta é a sua marca pessoal. Agora é o melhor tempo para se preparar e ajudar a sua marca/empresa a chegar ao outro lado desta crise e eu espero que você possa te ajudar a tirar proveito disso.

Prof. Alberto Claro



Texto originalmente publicado em 06 de maio de 2020.

2 comentários:

  1. Professor fico imensamente grata por compartilhar este conhecimento conosco, agora é conter a ansiedade e trilhar este caminho.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...