sexta-feira, 8 de maio de 2020

Criação de conteúdo superior para o seu Posicionamento Digital



Quem acompanha meu blog, assiste às minhas palestras/aulas ou ouve o meu podcast sabe que há muito tempo falo sobre a importância de se criar bom conteúdo o tempo todo. Alguns me ouviram e começaram a agir dessa forma. Mas não todos, Hoje você não tem escolha a não ser trabalhar em novas formas de conteúdo para destacar a sua marca ou seu negócio.

É uma fórmula simples que uso até para a construção das minhas aulas na universidade há muitos anos, por exemplo. Mas eu tive que atualizar o método recentemente para o ajustar ao nosso ambiente de marketing atual. Vamos lá falar sobre isso? Sim? Então, aqui vamos nós.


Ouça este episódio no Spotify clicando na imagem abaixo


Primeiro, vamos revisar e entender a fórmula original. Ela ainda funciona: Um conteúdo, na teoria do Marketing, precisa ser relevante, interessante, oportuno e divertido. Se você criar um conteúdo que consistentemente atinge, pelo menos, três desses quatro ângulos, sua mensagem estará perto do que consideramos ser correta.

  1. Fórmula tradicional

1. Conteúdo relevante

E se você tem múltiplos interesses diferentes como livros, animais de estimação, e carros? Você pode criar conteúdo sobre tudo o que você gosta? A resposta é ... depende.

Você não quer confundir as pessoas, certo:? Se você iniciou uma série de vídeos sobre móveis e, em seguida, faz uma publicação sobre a história da raça poodle seus seguidores podem pensar: “O que está acontecendo aqui? Eu vim aqui para as dicas de tratamento de madeira!”. Dessa forma, você passa a não ser mais relevante para essa persona.

Agora, isso não quer dizer que você não pode falar dos seus hobbies e interesses em seu conteúdo. Eu costumo falar de shows, viagens, tecnologia, gastronomia e outras áreas de meu interesse pessoal para animar meus posts, mas deixo as postagens mais relevantes relacionadas para o meu trabalho principal como professor de Administração, Comunicação e Marketing.

2. Conteúdo interessante

Publicar conteúdo não é como um concurso de escrita criativa. É uma guerra pela atenção das pessoas. Cada parte do que é produzido por você deve ser interessante. Se você não pode fazer isso de forma consistente, você vai certamente perder o seu público para os concorrentes (em se tratando de empresas ou marcas) que podem prender a sua atenção.

Como você se mantém consistentemente interessante?

Quando eu criar conteúdo que seja particularmente provocativo positivamente, alguém pode vir na seção de comentários e escrever “Como você sabia que isso estava em minha mente?” ou “Como você sabia que nós estávamos falando sobre isso no trabalho?”. Acho que a diferença é que eu não penso somente sobre as coisas que me interessam - eu escrevo sobre a possibilidade de se abrir uma discussão construtiva. É preciso alguma coragem para colocar-se em exposição, mas essa é a chave para se manter interessante, não é? Você não precisa de todas as respostas para se tornar interessante. Você simplesmente tem que fazer as perguntas certas.

3. Conteúdo oportuno

 

A teoria mostra que as pessoas gostam de compartilhar ideias que representam o novo - pesquisas, avanços, dados. Assim, incorporando algo novo e provocante em seu conteúdo é uma ótima maneira de engajar uma audiência.

 

4. Conteúdo que entretenha e divirta

É o último fator tradicional que uso e talvez o mais importante na criação de conteúdo. Por que você compartilha um conteúdo? Porque ele pode ser divertido de alguma forma. Talvez o post com vídeo, um podcast, ou um blog nos façam rir, nos inspire, ou nos espante positivamente.

Pensar em termos de “entretenimento” pode criar um ponto de diferenciação para você ou sua marca. Você poderia se destacar da multidão e tornar-se conhecido por causa de seu estilo divertido. Este é um grande desafio para um típico criador de conteúdo corporativo, porque a maioria das empresas não pensa “como podemos ser mais divertidos hoje?” E, no entanto ... elas deveriam. O conteúdo que se destaca também precisa de humor.

Mas com a possibilidade de um “novo normal” se aproximando nos próximos meses e em um mundo com esmagador crescimento de informação, você pode publicar conteúdo que seja relevante, interessante, oportuno, divertido e, mesmo assim, ainda não criar conteúdo que se destaque.

  1. Fórmula com conteúdo superior

Você tem que ser superior à concorrência na criação de conteúdo. Podemos então adicionar essa palavra à lista tradicional. Hoje, ser grande conteudista não é suficiente. Você tem que ser o maior em seu nicho, porque se você não for, as pessoas vão focar em quem seja. Você faria o mesmo. Seus seguidores vão “mudar de canal.” A atenção está cada vez mais seletiva com a crise coronavírus.

Esta é uma idéia importante. Sua abordagem com relação ao conteúdo precisa estar sempre em evolução. Você precisa manter e elevar continuamente a qualidade e a relevância do que publica para manter os concorrentes à distância.

É por isso que o processo de inovação deveria fazer parte de todas as suas iniciativas de conteúdo, especialmente em nichos altamente competitivos. Lute, lute, lute para permanecer no topo.

Finalmente, conteúdo relevante, interessante, oportuno, divertido e superior deve ser o seu norte em comunicação digital (e também tradicional). Se você desenvolver conteúdo com esse pensamento você estará mais perto de atingir os seus objetivos.

Me diga se isso é útil para você!

Prof. Alberto Claro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...