sábado, 25 de abril de 2020

Tenha ideias e novas estratégias para o “novo normal”




Semana passada refletimos sobre como um novo ambiente pede novas estratégias. Desta vez elaboramos sugestões de ideias centrais para as suas estratégias de negócios..

Nós estamos literalmente vivendo em um dos momentos mais importantes da história do mundo, e todos nós temos que desempenhar um papel nele. Não se engane, pois quase todas as pessoas neste planeta estão lutando uma guerra pela sua sobrevivência pessoal e econômica, e, no processo, criando uma das histórias mais importantes para a humanidade.

Ouça também no Spotify clicando aqui ou na imagem abaixo

Será assunto nas rodas de conversa com amigos, colegas e família por muito tempo: a narrativa da nossa vida dentro deste momento cataclísmico na história. Estamos todos sofrendo de alguma forma e enfrentando perdas. Então peço a sua reflexão: como você está passando pelas dificuldades surgidas?

A resposta a essa questão é como você irá definir a sua história para o resto de sua vida.

Acredito que estes estão sendo os principais ingredientes deste enredo: Coragem; Generosidade; Inovação; Poder do espírito humano; Dignidade; Compaixão; Trabalho em equipe; Resolver e Solucionar problemas; Humor (sempre lembrar as partes engraçadas faz bem!); e Triunfo.

Agora pense na sua vida agora: qual é a história que você vai contar quando isso acabar? Qual é a história que os outros vão contar sobre você?

Esta é a sua história.

Portanto, assuma o controle. Escreva-a agora, todos os dias.

Estado de desorientação: Todos nós neste momento estaríamos, no contexto do antigo normal, fazendo algo que gostamos muito. Praticar um esporte, estar com a família, ir à praia ou ao parque, viajar, abrir uma cerveja, etc.. Isso eram (e voltarão a ser) os nossos instantes de felicidade. Isso se foi, sugado por um inimigo invisível. Momentaneamente.

Além desses exemplos genéricos outras situações muito pessoais minhas também se foram ou tiveram que se adaptar a uma realidade mais digital:

  • Um cotidiano de trabalho agitado que gira em torno de aulas, reuniões, palestras e viagens;
  • Serviço voluntário comunitário;
  • Viajar a lazer, assistir a shows e eventos ao vivo (às vezes os criar também);
  • Ir ao cinema, um restaurante favorito, sair com amigos para dançar, bater papo com a família. 

Tenho certeza que você pode fazer uma lista semelhante para si mesmo. E se você não tiver, talvez você deveria começar. Não podemos perder de vista o que nos faz feliz! Já bastam as notícias ruins que temos no nosso cotidiano. Mas, no longo prazo, esse estado de desorientação pode vir a ter um impacto enorme sobre nossos relacionamentos pessoais e profissionais se não reconhecê-lo e começar a lidar com ele. 

Reabastecimento: As pessoas e empresas estão focadas em fazer a transição para modelos de vida e negócios on-line, mas falar com uma tela durante todo o dia não vai substituir suas rotinas e estilo de vida. Portanto, precisamos refletir sobre possíveis ideias para reduzir o estresse da desorientação e reabastecer a positividade para a construção de novas estratégias.

1. Estabeleça novas metas: Este é um momento em que muitos tiveram que se reorientar e focar em novas metas e rotinas, como perder peso, aprender a cozinhar, ler um livro a cada semana, ou passar o tempo em um hobby. Eu também fiz isso nas últimas semanas.

Mas temos que focar em um futuro próximo também. Pessoalmente e profissionalmente falando. Vou continuar vivendo ou trabalhando da mesma forma? As nossas marcas serão as mesmas em termos de posicionamento?

2. Fale sobre isso: É importante monitorar seus relacionamentos, sua postura e dos que estão ao seu redor. A mesma coisa ocorre com sua marca e seus negócios. Se pergunte:

  • Como você está hoje e como os seus negócios estão hoje?
  • O que podemos fazer para tornar as coisas melhores, mais divertidos, mais interessantes hoje para nós e para aqueles que interagem com nossas marcas?
  • O que podemos fazer para encontrar um novo significado e propósito para substituir nossas rotinas e daqueles que utilizam nossos produtos e serviços?
  • Será que estamos tendo sucesso ao acomodar as novas rotinas de trabalho em casa?
  • O que será o “novo normal” e como é que vamos apressá-lo juntos, nós, as nossas marcas e nossos públicos?

3. Siga com suas metas: A maioria de nós pode continuar motivado continuando com as metas estabelecidas antes da pandemia, portanto, continue planejando baseando-se nas metas anteriores. Claro que adequadas a um novo cenário de tempo e de recursos.

4. Afaste o tédio: Em muitos lugares do mundo, uma “cultura coronavírus” está emergindo, de forma espontânea e criativa, para lidar com restrições à vida diária e o isolamento tedioso de quarentena. Exemplos positivos não faltam. Basta olhar ao redor. Isso é apenas o começo. A criatividade on-line está em alta, concorda? E como a sua marca está ajudando nesse processo que vem tomando conta do planeta?

5. Obtenha ajuda: Ficar mentalmente saudável no olho do furacão pode ser uma das coisas mais difíceis que enfrentamos em nossas vidas neste momento. Todos nós podemos precisar de um pouco de ajuda por essa crise. E com as marcas não é diferente. O que sua empresa está fazendo para obter ajuda para buscar soluções para os problemas que você nem sabia que existiam? Algumas empresas buscam conversar com profissionais especializados que as auxiliem nesta situação caótica. 

Todos estamos aprendendo a passar por estes momentos e se preparar para o “novo normal”. Espero que estas ideias ajudem você e seu negócio.

Comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!

Prof. Alberto Claro

Texto publicado originalmente em 26 de abril de 2020.

Revista Mais Santos

Publicada no dia 26 de abril de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos nas páginas 10 e 11. Você pode ler diretamente na página da revista clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...