domingo, 12 de abril de 2020

A transformação digital e a adoção de uma mentalidade positiva



Semana passada dei sugestões de ações diante deste tempo de incertezas, tanto em termos de saúde, quanto econômicos. Nesta semana vamos conversar sobre adotarmos uma nova mentalidade positiva perante um cenário de incertezas usando a transformação digital para isso.

Final de fevereiro deste ano eu fui designado para algumas viagens profissionais pelo Brasil. Tudo planejado, passagens áreas e vouchers de hospedagem em mãos, agenda de reuniões perfeitamente organizada e malas prontas.

Mas com o cenário no qual vivemos, o governo restringiu o movimento de pessoas. Minha cidade, Santos, está em lock-down. Bem como muitas cidades pelo mundo. Eu tive canceladas essas viagens profissionais e outros projetos. Por quanto tempo? Eu não sei. 

Ouça também no Spotify clicando aqui ou na imagem abaixo

O status quo foi totalmente abalado, mas em vez de pensar somente na catástrofe, temos que nos concentrar no pragmatismo e ter uma mentalidade positiva perante a pandemia.

Devemos cultivar uma mentalidade positiva neste momento!!

Mesmo se você está ”bem de vida”, as pessoas comuns (ou "não bem de vida") estão sofrendo mentalmente e financeiramente durante a pandemia. É vital pensarmos sobre aqueles que nos rodeiam. Infelizmente, o contrário está acontecendo com muita freqüência: pessoas que acham que estão de férias, não se importando com o contágio pelo COVID-19 e espalhar o vírus aos outros.

Todos nós podemos desenvolver mais empatia agora, mudando a mentalidade de “como vender” para “como ajudar”.

Você pode apoiar as pessoas com necessidades em sua vizinhança?

Veja como pode ajudar as pessoas da sua comunidade em suas demandas. Sempre há um jeito de ajudar.

Você tem dinheiro de sobra para apoiar as pequenas empresas e entidades filantrópicas que estão sofrendo mais?

Quanto a mim, tentando orientar pessoas que me seguem nas redes sociais a melhorarem o seu desempenho em posicionamento digital, mantive minhas obrigações profissionais e continuo trabalhando voluntariamente para que a entidade que apoio não sofra mais do que está sofrendo com esse cenário. E tudo isso de dentro de casa, contribuindo para não disseminar o virus

Se você vender serviços e produtos digitais, você pode oferecer descontos?

Empresas de software e aplicativos estão adaptando criando aplicativos e oferecendo testes grátis e descontos de 50% para compra. A cada dia, novas empresas oferecem produtos com preços reduzidos ou serviços gratuitos em resposta à crise.

Em tempos de crise, transforme o seu nicho de negócios em algo necessário de se ter (need-to-have) ao invés de legal de se ter (nice-to-have).

Este ato pode ser visto como um ponto sincero de ajuda. Depois que tudo passar, as pessoas estarão ligadas com essas marcas e apaixonadas por elas para sempre.

Com uma mentalidade positiva perante a pandemia, podemos passar para a próxima etapa:

O que funciona agora?

Eventos on-line, conferências virtuais, meet-ups, etc… mas tudo sem interação física, o que é impensável neste momento. O que significa ser digital é ganhar muito tempo! 

Nossa casa tornou-se o centro de educação, entretenimento e trabalho.

Na verdade, a demanda por streaming de conteúdo é tão alta que as principais empresas globais de conteúdo digital (YouTube, Netflix, Amazon, etc.) foram orientadas a reduzir a sua qualidade de transmissão para não quebrar a Internet.

Porque com tantos países em isolamento social, centenas de milhões de cidadãos estão trabalhando em casa, esgotando a largura de banda.

Os criadores de conteúdo e as empresas já estão adaptando seus negócios para a crise do COVID-19 gerando cada vez mais: conferências virtuais, consultoria digital e entretenimento on-line e ensino. Mas você também pode: pense em qual categoria sua habilidade, educação ou entretenimento, estão mais ambientada e depois transforme essa habilidade em um produto ou serviço que você pode dar de graça ou a um preço justo.

Finalizando, é nesses momentos que percebemos o quanto somos fortes. Portanto, eu acredito que isso é uma verdade para todos nós. Podemos usar esta crise para melhorar a nós mesmos e servir aos outros mais do que nunca, ficando assim relevantes no futuro. Esperançosamente, nós crescemos mais fortes para o momento em que tudo voltar ao novo normal.

Comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!

Prof. Alberto Claro


Artigo originalmente publicado em 12 de abril de 2019

Revista Mais Santos
Publicada no dia 12 de abril de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos Você pode ler diretamente na página da revista clicando aqui 
ou no Medium ou no LinkedIn Pulse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...