sexta-feira, 6 de março de 2020

No mundo digital se especialize, tenha autoridade e seja confiável



No texto desta semana vamos falar sobre como os dados te ajudam a obter uma maior visibilidade em motores de busca na internet, como por exemplo, o Google, que trabalha com os dados que todos nós deixamos no mundo digital  e os utiliza para entregar informações a todos nós e também gerar publicidade patrocinada e que é a base principal do negócio dessa empresa.

Antes, alerto para o fato de que você já deveria saber que todos os seus dados coletados pelas empresas no mundo digital estão em posse delas, não sabe? Mas, a partir de agosto de 2020 (se não for adiada a entrada em vigor) teremos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil. A LGPD é a lei brasileira que vai reger toda a informação relativa aos nossos dados que deixamos em cadastros, blogs, páginas na web, mídias sociais, etc.. Por meio dessas plataformas, as empresas armazenam esses dados e deveriam os proteger com políticas claras de uso, por exemplo. Essas empresas estão se preparando justamente para esse momento. Se você coleta dados de alguém de alguma forma também precisa se preocupar como essa Lei irá alterar a sua rotina com relação a isso.

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Mas por falar em dados vamos tentar entender um pouco mais de como o Google se baseia neles para fornecer possibilidades de marketing digital. Mais uma sopa de letras você conhecerá agora: E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trust), ou expertise, autoridade e confiabilidade. O conceito faz parte das diretrizes de avaliação de qualidade do Google, aparecendo como um (provável) importante fator de rankeamento para muitos sites. Ele faz com que você, seu negócio ou sua marca consigam subir no ranking de aparecimento em buscas. É quando você demonstra ser especialista na área, tem autoridade naquela área ou gerou confiança naquela área. Especialidade é quando uma pessoa que realmente é referência em uma determinada área, por exemplo, um advogado que fala sobre legislação, jurisprudências e tudo mais que demonstre que ele domina aqueles temas, faz com que ele se torne um especialista para o Google sobre aquilo. Seu nome é mencionado em entrevistas e reportagens, etc. Os “robôs” registram isso o tempo todo e definem que aquela pessoa tem algo realmente diferenciado a dizer. Vejam que não é um humano que decide, e sim um algoritmo baseado em softwares que estão trabalhando para isso. Com mais menções ao seu nome na internet você ganha  autoridade, portanto, a maneira mais comum de conquistar autoridade é sendo mencionado por fontes confiáveis, como veículos de imprensa e grandes portais de conteúdo. Fazer networking também ajuda bastante, ao ser mencionado por colegas e marcas parceiras.E mostre que é confiável na internet, resolvendo problemas dos seus públicos, tais como respostas com soluções a comentários negativos ou estimulando depoimentos (provas sociais) daquilo que você faz.

O Google se preocupa muito com o teu E-A-T. Novamente vemos aqui a  importância do conteúdo e da construção de uma relação honesta com a tua persona. Tom Fishburne diz que “o melhor marketing do mundo não parece marketing”. Ou seja, bom conteúdo é aquele que você usa para conversar com seu público, para atrair o público, para convencer o teu público e ele não percebe que isso está acontecendo, pois aquele conteúdo é algo importante e útil para ele.

Uma dica, quando você está gerando conteúdo, é necessário que você se conheça primeiro e pensar o que pode ser oferecido para as pessoas. Então, se pergunte sobre quais são os seus medos e os medos das tuas personas (públicos escolhidos para interação): eu tenho medo de me expor, de falhar, de ser julgado pelas pessoas, medo do que elas vão pensar, de não gostarem de mim, etc.. Quando estamos gerando conteúdo, inclusive me refiro especificamente a algumas plataformas, por exemplo o Instagram. Se eu me vejo gerando conteúdo para o Instagram posso imaginar o que as pessoas vão pensar sobre o que eu posto e sobre mim. Ms se mantenha leal ao seu jeito de ser. Ao mesmo tempo você precisa conhecer os outros, as tuas personas, para entender com quem você está falando, quais são as falhas deles, os sonhos, os medos, as suspeitas, os inimigos. 

Portanto, se especialize em algo na internet, gere autoridade e seja confiável. É um grande passo para subir nos indicadores para ser encontrado pelo público interessado naquilo que você tem a oferecer.

Portanto, comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!

Prof. Alberto Claro
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Artigo originalmente escrito em 08 de março de 2020

Revista Mais Santos

Publicada no dia 08 de março de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos Você pode ler diretamente na páginas 18 da revista clicando aqui na imagem acima ou no Medium ou no LinkedIn Pulse



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