domingo, 1 de março de 2020

Métricas em redes sociais e SEO

No texto de hoje peço que tenham um pouco de atenção às chamadas métricas do marketing digital e a algumas letrinhas que são fundamentais nessa área.
Por exemplo, sendo você uma marca, você sabe quantas pessoas abriram o seu e-mail, quantas pessoas visualizaram uma publicação, quantas pessoas salvaram aquele post? Não sabe, pois bem, deveria saber!
Antes, todos corriam atrás de likes não é mesmo? Quanto mais likes melhor! Aliás, os digital influencers ganharam muito dinheiro através dos likes. Aí veio Mark Zuckerberg e acabou com a alegria escondendo essa métrica da vaidade no Instagram. O discurso oficial afirmava que era uma questão de saúde pública pois as pessoas estariam “pirando”. Nada disso! O Facebook tomou essa decisão porque os influencers estavam recebendo mais dinheiro do que a própria empresa. Agora o que importa é a qualidade de conteúdo (aliás, por enquanto) e pagar o impulsionamento que gera receita para o Mark.
Portanto, fiquem atentos às métricas e cada ferramenta de mídia social tem as suas. O Facebook tem as suas, o Instagram tem as suas, o Twitter tem também, o Linkedin está caminhando velozmente com as suas também. Todo gerador de tráfego em mídia social deveria saber como usar isso.
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Quer saber como?
Entre na ferramenta gerenciador de anúncios do Facebook (anúncios no Instagram e Facebook você faz pelo Gerenciador do Facebook). Se você quer publicar aquele anúncio para as pessoas que visualizaram o seu perfil ou post na semana passada você consegue. Consegue fazer com que a pessoa receba um novo anúncio ou informação, por meio de impulsionamento pago e usando algumas técnicas específicas para isso.
Infelizmente, como as redes sociais possuem donos, por melhor que seja o seu conteúdo ele não é entregue para as pessoas que queremos atingir. Por isso, cada vez mais você precisa saber quem é o persona da sua marca e outras preocupações que já falei para vocês nos textos anteriores. Portanto, monitorar métricas é fundamental, principalmente enquanto não atingimos uma bom patamar de entrega orgânica, tendo que impulsionar na maioria das vezes para poder atingir o público definido.
O Google tem uma ferramenta que se chama Search Engine Optimization (SEO). Essas letrinhas representam tudo que você precisa saber sobre anúncios e métricas por lá. Por exemplo, quando vocês vão fazer uma busca sobre qualquer tópico já percebem ela atuando. Vamos lá fazer um exercício? Você procura o seu nome no Google, mas aparece um monte de outras coisas por lá, de acordo com a utilização que tem feito da própria web. Isso ocorre porque você, dentro de todo o seu histórico de buscas e utilização das redes sociais, foi deixando rastros e o Google sabendo disso criou um perfil para você. As empresas que estão buscando personas com perfil similar ao seu pagaram para, quando você fizer uma busca, que a marca dela apareça para você.
Estão entendendo que tudo é controlável no marketing digital? O que a gente vê é tudo controlável. Até é bom às vezes, pois me traz informações me dão acesso a coisas que naturalmente não conseguiria alcançar, mas nos torna um pouquinho escravos do que as marcas querem entregar para a nós.
Eu também posso usar o SEO a meu favor. Eu posso usar a melhorar meu blog com palavras chaves corretas, com conteúdo de uma página que abra rapidamente, que gere relevância, ajude a eu ter autoridade naquele assunto X, desenvolver um design legal que funcione no computador e funciona nos celulares, o qual chamamos de design responsivo, entre outros fatores.
Com isso tudo acertado em sua página ou blog, você até consegue dar uma subidinha no ranking de buscas e aumenta o potencial de aparecer para as pessoas de uma forma orgânica.
Mas, normalmente, é quem paga que aparece primeiro no resultado de buscas. 
Na próxima semana vamos continuar um pouco mais a conversa sobre Google. Aguardo vocês!
Portanto, comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!
Prof. Alberto Claro
 fale comigo


Artigo originalmente publicado em 01 de março de 2020
Revista Mais Santos
Publicada no dia 01 de março de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos Você pode ler diretamente na páginas 13 e 14 da revista clicando aqui na imagem acima ou no Medium ou no LinkedIn Pulse
Prof. Alberto Claro
Doutor em Comunicação Social
Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos
Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing

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