sábado, 14 de março de 2020

Como definir uma boa prática de conteúdo em marketing digital?






Na coluna desta semana vou tentar explicar de forma simples como definir uma boa prática de conteúdo em marketing digital para que você possa reforçar o seu Posicionamento Digital.

Ouça também no Spotify clicando aqui ou na imagem abaixo


 Clique para ouvir

O que é uma boa prática de conteúdo?

Uma boa política ou prática de conteúdo tem que ter a relação com a imagem da sua marca ou empresa, as características da sua persona (no marketing digital) ou público-alvo (no marketing tradicional) e também delimitar quais conteúdos ou assuntos você pode trabalhar.

Não misturem certos conteúdos pelos quais a persona que vocês escolheram para trabalhar  tenham aversão. Se começarem a usar conteúdos que a persona que vocês trabalharam tanto para conseguir têm uma aversão vocês vão perder todos aqueles leads que você gerou. Não se trata da questão de ser “falso”, nem nada. Mas se você está dentro de uma jornada digital com um determinado propósito siga nesse propósito. Se você atraiu a pessoa por uma questão específica e aí você modifica isso e apresenta a ela um outro “eu”, um outro “você”, aquela pessoa vai embora da sua vida digital. 

Um exemplo que pode ser dado é relativo às entidades filantrópicas: ela atrai uma pessoa porque ela faz o bem, porque as doações são bem utilizadas, porque muda a vida de pessoas e daqui a pouco você começa a falar de política na timeline do perfil nas mídias digitais dessa instituição.  Aquela pessoa que veio até você por aquele ideal você a vai perder.

Nove verbos de conteúdo

Alerte as pessoas sobre algo importante, apresente algo novo para as pessoas, forneça algo útil, modifique algo na vida da pessoa, facilite a vida da pessoa, entretenha a pessoa, informe sobre algo que ela não conhece, destrua o mundo já posto, como um preconceito que a pessoa tenha sobre um determinado assunto, mesmo que não seja tão relevante assim, mas você pode mudar isso na cabeça dela e impeça que a pessoa faça uma m****. Isso o profissional da área de direito e da área financeira conhece muito bem: gerar um conteúdo que não deixe a persona fazer uma m**** na vida dela.
Principalmente, seja autêntico, REPITO: seja autêntico! Aquele negócio de ter medo de falar com as pessoas. o que elas vão pensar deve ser deixado de lado. Se as pessoas estão ali te seguindo a um tempão e vieram até você porque gostam de algum conteúdo que você está gerando para que mudar agora? Siga em frente  e seja autêntico. Faça aquilo que realmente você tem vontade de fazer.

Ferramentas práticas para marketing de conteúdo

Finalmente, aqui o começo a explicar um pouquinho sobre os tipos de ferramentas para marketing de conteúdo. Como você pode gerar conteúdo através de algumas ferramentas? Crie um blog ou site, que é a sua casa digital e ninguém tem nada a ver com isso.Você faz o que quiser lá. Não vai vir o Mark (Zuckerberg) dizendo que você não vai aparecer essas pessoas. Apenas o Google, que se você usar aquelas ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) você vai aparecer para as pessoas na busca de alguma forma, mas é seu e é a sua casa. Então, tenha uma página, um site, um blog interessante. 

O podcast também é fundamental pois é uma ferramenta que está crescendo demais. As pessoas estão deixando de assistir vídeos para ouvir mais por que elas estão dirigindo, estão em casa fazendo alguma coisa, trabalhando e etc.. Ao invés de assistir a um vídeo de uma pessoa falando numa tela sobre um conteúdo mais teórico (vídeos tutoriais ainda são fundamentais), você simplesmente pode ouvir por alguma plataforma de podcasts (não deixe se ouvir o meu no Spotify ou em qualquer outra que você utilize… procure Prof. Alberto Claro por lá). Lembrando que vídeos curtos ainda são muito interessantes. 

Depois de você criar esse conteúdo você o pode distribuir nas suas redes sociais para ter um maior alcance e gerar tráfego.

Semana que vem iremos tratar sobre o uso de influenciadores digitais no marketing pela internet. Será bem polêmico!

Portanto, comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!

Prof. Alberto Claro


 Clique aqui


Artigo originalmente publicado em 15 de março de 2020
Revista Mais Santos
Publicada no dia 15 de março de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos Você pode ler diretamente na páginas 17 da revista clicando aqui na imagem acima ou no Medium ou no LinkedIn Pulse
Prof. Alberto Claro
Doutor em Comunicação Social
Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos
Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...