sábado, 21 de março de 2020

CODIV-19: O vazio do isolamento e preenchimento digital



Os últimos dias foram os mais estranhos da minha vida. Eu acordei e não tinha mais uma agenda de trabalho fora de casa...e isso, pelo jeito, vai perdurar por semanas ou por meses (espero estar enganado). Como palestrante, investidor, consultor e educador, eu sei que estou vulnerável a uma recessão e não sei se estou preparado, assim como muitos de vocês. 


Eu mesmo tive que cancelar minhas palestras, viagens profissionais, idas à universidade na qual sou docente e atividades de voluntariado, o que foi um soco no estômago, porque é uma das minhas coisas favoritas. 
Isso é mais do que simbólico. É significativo.
Eu estou percebendo que os desafios psicológicos e emocionais deste isolamento iminente serão tão grandes, ou maiores, do que os encargos financeiros, para alguns, claro. O que acontece quando, de repente e dramaticamente, você olha para um longo, escuro e vazio período em sua vida profissional?
Ouça também no Spotify clicando aqui ou na imagem abaixo
 Clique para ouvir
Primeiro, eu percebo muitos aspectos positivos no momento:
  • Muitas pessoas vão ser desafiadas a trabalhar em casa, mas estou acostumado com isso e eu tenho um espaço de trabalho relativamente confortável. Mas quem não tem?
  • Eu tenho um plano de trabalho. Mesmo que o meu trabalho presencial tenha parado, terei muitas tarefas para pôr em dia.
  • Eu moro perto da praia, mas não poderei ir nela. Mesmo assim,, há lugares piores para estar isolado. Não preciso os listar.
Em comparação com muitos, muitos outros, eu percebo como estou feliz! Apesar de morar sozinho e isso pode até ser um pouco triste por estar distante da minha família e amigos. Mas, também já estou acostumado com isso. Nessa hora, as ferramentas digitais são sensacionais!
O que acontece quando você está indo em uma velocidade de 100 km por hora e, em um momento, ela cai para zero? Agora, é o momento de se entender como as pessoas vivem, consomem, trabalham e se organizam - pois isso vai mudar para sempre.
Para mim, eu penso que os desafios comuns a todos são propósito, isolamento, estrutura e ser digital.
Propósito: Minha missão principal é ensinar as pessoas - através de aulas, atividades de extensão e palestras. E, sem elas, é um desafio eu olhar para o vazio - encontrar um propósito que me leve a levantar e estar motivado todos os dias. Eu ainda estou processando isso, mas a solução será, provavelmente, trabalhar em produzir mais conteúdo. E você, como pretende ocupar esse tempo?
Isolamento: Eu sou uma pessoa que gosta de conversar. A melhor parte da minha vida sempre foi compartilhando uma refeição com amigos e resolver os problemas do mundo (pelo menos nós achamos que estamos ajudando). Mas, isso vai ter que ficar mais para a frente. Eu estou percebendo que para as próximas semanas e, infelizmente, meses, todos estaremos distantes dessa possibilidade. Estou determinado a fazer mais telefonemas/conversas usando mensageiros digitais com amigos, alunos e colegas, mas não é o mesmo que tomar um café ou visitar um amigo. Eu não posso imaginar algo que substitua isso. Como você vai lidar com isso?
Estrutura: A estrutura da minha vida profissional é determinada pelo próximo desafio. Toda semana, eu olhava para a frente e me preparava para o próximo evento, pesquisa, viagem ou classe. Preparar, preparar, preparar. Agora, eu não preciso me preocupar com isso. Não há nada para se preparar para a próxima semana ou até mesmo no próximo mês (pelo que me informei). Como você vai se planejar agora?
Ser Digital: Pare de preconceito com relação à transformação digital e à internet. Ela será a salvação nesses novos tempos. Então, eu pretendo organizar o meu tempo trabalhando com ferramentas digitais e com uma agenda auto-imposta: Exercício; Gerando conteúdo (textos, podcasts, etc.); Conversas telefônicas/videoconferências; Novos projetos/parcerias; Lendo; Estudando; Hobbies. E você vai aprender a ser mais digital?
Vamos aproveitar este momento e fazer um futuro diferente para todos nós!
Faz algum sentido?
Semana que vem eu trago a Parte 2 desta reflexão om ideias para você!
Portanto, comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!
 clique para falar comigo
Prof. Alberto Claro
Artigo originalmente publicado em 22 de março de 2020
Revista Mais Santos
Publicada no dia 22 de março de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos Você pode ler diretamente na páginas 12 e 13 da revista clicando aqui na imagem acima ou no Medium ou no LinkedIn Pulse



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...