domingo, 2 de fevereiro de 2020

O que é marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing e outbound marketing?

Neste artigo no pretendo conceitualizar para vocês o que é marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing e outbound marketing.

O marketing digital ajuda a promover produtos e marcas por meio das mídias digitais. Mas, olha só o que é mais interessante: é uma das maneiras com as quais você pode se comunicar com o público (principalmente, a sua persona) de forma direta, personalizada e no momento certo.


Você consegue, com o marketing digital e usando algumas ferramentas, conversar com o público certo, na hora certa e da maneira correta. Por exemplo, em minhas palestras, os inscritos costumam receber o material com o conteúdo que eu produzo no dia e hora do início da apresentação. Eles têm acesso instantâneo, pois automatizei uma ferramenta para que o participante receba o material online no local do evento e ele ou ela possa acompanhar o que eu digo. Não preciso mais ficar distribuindo apostilas, etc. 
O marketing digital começou a ser usado junto com algumas alternativas às quais damos os nomes de marketing de conteúdo, inbound marketing e outbound marketing
O que é o marketing de conteúdo? No artigo de 26 de janeiro de 2020 eu falei sobre o fato da agência de viagens falar sobre pacotes para seus clientes, sobre o vendedor de cadeiras falar sobre ergonomia, o agente de seguros falar sobre as vantagens que segurado tem, o consultor financeiro falar sobre a hora certa de investir. Este tipo tipo de postura não insiste na venda como o único objetivo de posicionamento do profissional nas mídias sociais, claro que ela vai acontecer pois estimula quem estiver interessado na marca a evoluir para uma transação com aquele profissional. Então, hoje, o marketing digital se baseia muito em produção de conteúdo. 
Isso gera um bom relacionamento com o público, seja ele um cliente ou alguém interessado na sua mensagem. Por exemplo, no meu trabalho voluntário como Diretor de Comunicação na Casa da Esperança de Santos, eu reforço, todo o tempo, para a minha equipe gerar conteúdo interessante. Quando você gera conteúdo, as pessoas se aliam à causa e elas começam a perceber o que você faz, que soluções você traz para a comunidade e para a sociedade. Com isso, as pessoas se engajam mais e se interessam mais pelo que você faz. Isso é possível também nos negócios tradicionais e que visam lucro. 
A dica é: gerem conteúdo! Expliquem mais sobre o que vocês fazem. 
Já o inboud marketing pode ser traduzido como a conversão dos públicos que estão pela net buscando conteúdo, se interessam pelo nosso e passam a fazer parte do rol inscritos em nossa ferramenta de captação, de seguidores, de amigos, etc. dependendo da plataforma que estivermos usando para exercer essa função.
Por outro lado, nós temos o outbound marketing que é uma venda tradicional, é uma forma do marketing tradicional auxiliar a sua marca a se relacionar com seus públicos. É o contrário do inbound marketing que gera conteúdo e as pessoas chegam até você. No outbound marketing a marca vai atrás do cliente e fica prospectando o tempo inteiro as pessoas. Aí entram telemarketing, equipe de vendas, entra o cara que vai atrás com a maletinha, lembrando o vendedor de Barsa (não sabe o que era a Barsa? Era uma espécie de Google do passado), entre outras formas de contato. 
Então esse é o outbound marketing, que é  totalmente diferente do inbound marketing, apesar de serem complementares.  No segundo você converte os públicos e no primeiro você prospecta ou corre atrás dele.
No próximo artigo vamos saber do que se trata Lead, Funil, Conteúdo, Tráfego orgânico e pago para construir o seu posicionamento digital. Aguardo vocês!
Portanto, comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!

Revista Mais Santos

Publicada no dia 02 de fevereiro de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos
Você pode ler diretamente na páginas 12 da revista clicando aqui  na imagem acima ou no Medium ou no LinkedIn Pulse

Ouça no Spotify também clicando aqui
 CLique para ouvir

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos
Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing
Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...