segunda-feira, 13 de maio de 2019

Artigo Científico Publicado "O Impacto de Bem-estar no Trabalho e Capital Psicológico Sobre Intenção de Rotatividade: Um Estudo com Professores"

Publicado um novo artigo científico de minha coautoria juntamente com o Professor Me. Angelo Polizzi Filho.

Desta vez no periódico científico RAM - Revista de Administração Mackenzie, que é QUALIS B1 em Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo, e também B1 na área Interdisciplinar.


Clique para acessar

Versão em Português



Para acessar clique na figura ou na área de publicações



Objetivo: Investigar um modelo conceitual teórico para intenção de rotatividade, analisando sua relação com bem-estar no trabalho, capital psicológico e intenção de rotatividade.
Originalidade/valor: O estudo contribuiu ao apresentar aspectos inéditos e uma aparente lacuna na revisão teórica da literatura nacional pela ausência de pesquisas que investigassem as relações entre capital psicológico e intenção de rotatividade.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa de natureza empírica com abordagem quantitativa. Testou quatro hipóteses relativas às interações das variáveis, utilizando um questionário de autopreenchimento contendo cinco medidas brasileiras validadas e precisas.
Resultados: As hipóteses foram confirmadas, indicando que docentes detêm um quadro de bem-estar no trabalho composto por satisfações maiores com colegas, chefias e tarefas, e menores com salários e promoções, índices medianos de envolvimento com o trabalho e de compromisso afetivo com a universidade em que atuavam, revelando baixa intenção de rotatividade. Surge, na literatura internacional, o conceito de capital psicológico, propondo-nos investigações futuras e a criação de uma linha de pesquisa no Brasil na mensuração do papel moderador do capital psicológico nas relações entre constructos do comportamento organizacional. É essencial que outras categorias profissionais sejam estudadas na busca por evidências acerca do uso de capital psicológico como variável moderadora na relação entre as dimensões objetivo deste estudo.
 
  
POLIZZI FILHO, A.; CLARO, J. A. C. DOS S. O Impacto de Bem-estar no Trabalho e Capital Psicológico Sobre Intenção de Rotatividade: Um Estudo com Professores. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 2, 2019. Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...