sábado, 5 de janeiro de 2019

Artigo Científico publicado: "Aferição do grau de responsabilidade social empresarial em MPES de Jundiaí e Região"

Publicado um novo artigo científico de minha coautoria juntamente com o Professores Me. Walter Luiz de Oliveira e Doutores João Eduardo Prudêncio Tinoco e Maria Aparecida Sanches

Desta vez no periódico científico ROC - Revista Organizações em Contexto da UMESP, que é QUALIS B2 em Administração, Contabilidade e Turismo, e também B4 na área Interdisciplinar.
Para acessar clique na figura ou na área de publicações

Resumo: A adoção das estratégias de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pelas empresas, possibilita prevenir e corrigir erros, aprimora sua eficiência operacional, gerando economia, melhorando sua sustentabilidade e suas chances de sobrevivência. Diante disto, o objetivo geral desta pesquisa foi a aferição do grau de RSE de MPEs do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), adotando-se o critério proposto pela obra “Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial” (2013). Os objetivos específicos foram a identificação, análise e comparação dos fatores determinantes dos resultados; apontar os aspectos positivos, negativos e sugerir medidas saneadoras das deficiências observadas. Como metodologia foi adotada abordagem qualitativa, realizando-se pesquisa de campo com estudo de múltiplos casos (dezoito empresas da indústria, comércio e serviços), em que se adotou o método de triangulação mediante questionário, entrevista semiestruturada e observações in loco. Como resultado, as empresas pesquisadas obtiveram 66,20 pontos percentuais, o que conferiu a elas o grau médio-alto de desempenho em RSE. No entanto, foram diagnosticadas dezessete deficiências de desempenho quanto a RSE. Em conclusão, foram sugeridas algumas medidas saneadoras e a realização de novas pesquisas, visando a melhor compreensão do fenômeno.

OLILVEIRA, W. L. DE; TINOCO, J. E. P.; CLARO, J. A. C. DOS S. Aferição do grau de responsabilidade social empresarial em MPES de Jundiaí e Região. ROC - Revista Organizações em Contexto, v. 15, n. 29, p. 125–153, 2019. Disponível em: .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...