segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Participação em Mesa Redonda sobre Marketing Estratégico no Varejo (UNIMES Virtual)

No dia 23 de maio de 2014, participei de uma mesa redonda na UNIMES Virtual, a convite da Profa. Me. Roseli Tonini. Participou juntamente, o Prof. Me. Elias Salim Haddad Filho

Com o título MESA REDONDA: Marketing Estratégico no Varejo, como parte do I Simpósio de Administração, Ciências Contábeis e Tecnologias “GESTÃO INTEGRADA”

         


Moderados pela Profa. Roseli, Prof. Elias e eu conversamos sobre a importância do Marketing Estratégico para as Organizações e até mesmo para os Profissionais no Mercado atual. 

Falou-se sobre o varejo tradicional, mas também sobre os varejos inovadores, como acontece o marketing estratégico neste varejo quando comparado ao varejo tradicional. Abordou-se o varejo móvel e as tendências do marketing estratégico no varejo.

Veja abaixo a relação dos principais temas abordados no evento e que estão disponíveis no vídeo acima, ou clicando aqui.

1.    Como a gestão da tecnologia da informação pode contribuir para o sucesso do Marketing no varejo?

2.    A gestão dos recursos humanos pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso das atividades de marketing no varejo? Nos fale um pouco sobre isso...

3.    Qual a importância da gestão logística para que os propósitos do marketing no varejo sejam alcançados? Poderia nos dar alguns exemplos?

4.    Quando o marketing se torna abusivo no varejo? De que forma a gestão pública pode inibir estas práticas?

5.    A gestão ambiental tem encontrado em alguns tipos de organizações, uma parcela de contribuição bastante significativa. Como no varejo isto seria possível?

6.    O marketing representa um custo elevado para as empresas, por vezes até maior do que se investe em treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Nem sempre o varejo tem fôlego para estes gastos... As indústrias contribuem com o varejo para reduzir os custos com o marketing? Quais as possibilidades?


(Publicação do Vídeo Autorizada pela UNIMES Virtual). 


Dica de Leitura para Setembro: Livro "Metodologias e Analíticas Qualitativas em Pesquisa Organizacional: uma abordagem teórica conceitual"

A  dica de leitura deste mês (Setembro de 2014) é sobre o livro “Metodologias e Analíticas Qualitativas em Pesquisa Organizacional: uma abordagem teórica conceitual” que acaba de ser lançado pela EDUFES (Editora da Universidade Federal do Espírito Santo) e foi organizado pelo Prof. Dr. Eloisio Moulin de Souza.

O livro é inteiramente focado nas principais metodologias qualitativas utilizadas nos estudos organizacionais contemporâneo, explicando suas bases epistemológicas, principais conceitos, formas de utilização e aplicação em pesquisas empíricas.

Vale ressaltar que o livro não precisa ser comprado. O download do mesmo pode ser efetuado de forma GRATUITA no repositório institucional da Universidade Federal do Espírito Santo, clicando aqui.

Dica de Leitura: Livro "Organizações Internacionais", de Gilberto Rodrigues

É com muita alegria que divulgo o lançamento do livro do Prof. Dr. Gilberto M. A. RodriguesOrganizações Internacionais (São Paulo: Moderna, 2014).

O lançamento inicialmente ocorrerá esta semana em Brasília, mas o Prof. Gilberto já me informou que em breve será lançado aqui em Santos e em São Paulo.

Ele cita, entra as peculiaridades do livro, na seção que trata também das organizações internacionais da sociedade civil, o meu ex-companheiro de Rotary Clbu de Santos, Paulo Viriato Correia da Costa como um dos notáveis brasileiros que se destacaram presidindo uma organização internacional desse tipo.


A área de Relações Internacionais teve enorme expansão no Brasil, nos últimos 15 anos. Alguns temas ganham cada vez mais atenção, como é o caso das organizações internacionais (OIs). Apesar disso, quase não há obras no Brasil que tratem sobre esse tema de forma sistemática e abrangente, e ao mesmo tempo acessível para o grande público. Organizações Internacionais, lançado pela Editora Moderna, vem preencher essa importante lacuna. O livro apresenta as organizações internacionais de maneira diferente do convencional. O foco é a origem das OIs e seus temas, bem como exemplos que as reportam ao cotidiano - fatos, casos ou polêmicas - que ajudam a entender por que e como as OIs se relacionam com a nossa vida. Em apresentação à obra, o Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andres Ramirez, afirmou: “O crescimento exponencial do interesse pelos temas inerentes a um mundo cada vez mais globalizado torna muito oportuno o livro ‘Organizações Internacionais’, do professor Gilberto Rodrigues, no qual o autor explica de maneira didática por que as organizações internacionais são fundamentais para o mundo em que vivemos”.

Sobre o autor:

Gilberto M. A. Rodrigues é professor do Bacharelado em Relações Internacionais e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC). É pós-doutor em Direitos Humanos (bolsista Fulbright) pela Universidade de Notre Dame (EUA) e Doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...