sexta-feira, 11 de abril de 2014

Capes lança Plataforma Sucupira

imageA CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realizou no dia  27 de março, a cerimônia de lançamento da Plataforma Sucupira

A Plataforma Sucupira é uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e será a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O sistema disponibilizará, em tempo real e com muito mais transparência, as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.

A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.

O preenchimento das informações, como Cadastro de Discentes, na Plataforma poderia ser feito até o dia 3 de abril de 2014.

Links relacionados

Capes usará Plataforma SUCUPIRA

Novos números de periódicos científicos e chamadas de trabalhos para submissão (15.03 a 11.04.2014)

download_thumb1_thumb_thumb_thumb_thNovamente, diversos periódicos científicos de interesse da área publicaram os seus novos números com artigos científicos para nossa leitura e atualização. Outros realizaram chamadas de trabalhos para serem submetidos, avaliados e, se aceitos, publicados em números futuros. Boa leitura e boa produção.

 

Participação de workshop da Petrobrás (UO-BS) com as instituições de ensino superior da Baixada Santista

No dia 26 de março de 2014, participei junto com um grupo de docentes do IMar (Instituto do Mar) da UNIFESP, de um workshop promovido pela Petrobrás junto às instituições de ensino superior da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).
Nesse momento foram colocadas as demandas da empresa para a Bacia de Santos em termos de bens, serviços e mão-de-obra.

Acesse aqui os materiais apresentados pela empresa.
image

Participação em banca de defesa de dissertação–Mestrado em Administração na UMESP

No dia 27 de março de 2014 participei de uma banca de defesa de dissertação e uma de qualificação no mestrado em Administração (PPGA) da UMESP, como membro convidado para a arguição de candidato.

Elas ocorreram  no Programa de Pós-Graduação em Administração da UMESP,  na cidade de São Bernardo do Campo (SP), sob a presidência do Prof. Dr. Luciano Venelli Costa, e contou com a participação, ainda, do Prof. Dr. Alexandre Cappellozza 

A primeira banca foi de defesa de dissertação.

A nova mestre em Administração é Vanessa Martins.

Título: Comprometimento Organizacional Afetivo e Engajamento no Trabalho como preditores de Comportamentos de Cidadania Organizacional

2014-03-27 11.07.49

Alberto, a nova mestre Vanessa Martins, Profs. Luciano e Alexandre

Logo depois ocorreu a banca de qualificação de projeto de dissertação do mestrando Gilson Mendes, com o tema: "O pré-sal brasileiro e a demanda de mão de obra por níveis de competências nas diversas regiões do Brasil”

2014-03-27 13.43.15

Alberto, o Prof. Luciano, o mestrando Gilson, e o Prof. Alexandre

Mais uma avaliação de curso, agora em Fortaleza (CE)

Entre os dias 09 e 12 de abril (2014) estive em Fortaleza (CE) realizando mais uma avaliação para reconhecimento de curso uma Instituição de ensino, pelo INEP.

Uma grande cidade turística e também em franco crescimento há alguns anos. Capital do estado do Ceará. Problemas, como aumento da violência urbana, tráfico de drogas e prostituição, foram colocados pelos próprios moradores, nas conversas que tivemos, como principais.

Mas a beleza natural da região e a receptividade de seu povo são ímpares.

Mais uma avaliação de curso, agora em Pouso Alegre (MG)

Entre os dias 02 e 05 de abril (2014). estive em Pouso Alegre (MG) realizando mais uma avaliação para reconhecimento de curso uma Instituição de ensino, pelo INEP.

Uma bela cidade localizada no sul de Minas Gerais e em franco desenvolvimento.

 

Mais uma avaliação de curso, agora em Juiz de Fora (MG)

Entre os dias 09 e 12 de março (2014). estive em Juiz de Fora (MG) realizando mais uma avaliação para autorização de polo para EAD de uma Instituição de ensino, pelo INEP.

Uma bela cidade, com vida própria, e a presença marcante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Interessante, ao conversar com os juiz-foranos (ou juiz-forenses ou juiz-de-foranos) de saber que eles se sentem mais ligados à cidade do Rio de Janeiro do que a Belo Horizonte. Percebi isso em várias situações: jeito de falar, torcida por esquipes cariocas de futebol e, até,  a cor dos táxis, que são um amarelo semelhante ao que encontramos nos táxis comuns da Cidade Maravilhosa, diferente dos brancos de Belo Horizonte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...