quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Plataforma Sucupira será usada para Coleta de informações do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)

O que é a Plataforma SUCUPIRA?

Plataforma Sucupira

É uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Abertura prevista para o dia 27 de março

A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.

Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.

A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.

Quais os avanços para os processos da CAPES?

  • Maior transparência dos dados para toda a comunidade acadêmica;
  • Redução de tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG);
  • Maior facilidade no acompanhamento da avaliação;
  • Maior confiabilidade, precisão e segurança das informações;
  • Controle gerencial mais eficiente.

Quais os avanços para as Instituições de Ensino (IES)?

  • Maior facilidade e simplicidade no processo de coleta/envio das informações;
  • Imediata visibilidade das informações da instituição;
  • Maior agilidade no processo de solicitações e facilidade na comunicação junto a CAPES;
  • Melhor acesso e maior disponibilidade de informações sobre todo o SNPG para elaborar metas, ações e políticas institucionais e respectivos planos de desenvolvimento;
  • Envio de informações continuamente em tempo real ao longo do ano;
  • Possibilidade de integração com sistemas de registro acadêmico-corporativos.

Fonte: CAPES – Plataforma Sucupira 

UNESCO lança relatório sobre educação para todos. Conheça.

a4e1ab042c

Clique na figura e acesse a informação, ou aqui.

ANPAD anuncia o Consórcio Doutoral 2014

image

O Consórcio Doutoral da ANPAD 2014 tem como objetivo promover a integração e o intercâmbio de ideias entre os alunos dos cursos de doutorado em Administração, Controladoria e Contabilidade. Constitui, assim, um espaço privilegiado para apresentação de projetos de tese e realização de atividades acadêmicas interinstitucionais.
O Consórcio Doutoral, em sua décima segunda edição, ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2014, no Windsor Barra Hotel & Congressos – Rio de Janeiro, RJ, imediatamente antes do encontro anual da ANPAD.

Saiba mais clicando aqui.

CAPES altera cronograma de pedidos ao Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

CAPES PAEPA CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou dias atrás um comunicado para os interessados em obter recursos de seu Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) recomendando que evitem realizar encontros científicos durante o período da Copa do Mundo FIFA no Brasil (em 2014).

Essa notícia gerou descontentamento e polêmica entre os pesquisadores brasileiros. Leia o comunicado clicando aqui.

Leia mais nas reportagens:

Ciência, só depois da Copa (O Globo)

Comunicado da Capes gera polêmica entre mestres e doutores

Diretoria de Avaliação da CAPES divulga calendário para o ano de 2014

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 29.01, o calendário de atividades relacionadas à avaliação dos cursos de pós-graduação, a cargo da Diretoria de Avaliação (DAV) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

http://www.capes.gov.br/36-noticias/6734-capes-divulga-retificacao-do-calendario-2013-das-atividades-da-diretoria-de-avaliacao

A principal e importante novidade é o lançamento da Plataforma Sucupira, prevista para o dia 27 de março. Nesse primeiro momento, estará disponível o módulo referente ao Coleta de Dados online.

Duas são as características fundamentais que decorrerão da utilização da nova Plataforma. A partir de agora, a inserção de informações/dados de um Programa de Pós-Graduação (PPG) passa a ser contínua e online. Além disso, simultaneamente, a Plataforma Sucupira passará a estar permanentemente disponível para consultas da comunidade pela internet.

Plataforma Sucupira

Após o lançamento da Plataforma, será divulgada a data para início do preenchimento dos dados referentes a 2013 pelos coordenadores de programa de pós-graduação. Será possível também já inserir informações referentes a 2014, à medida que forem se concretizando ao longo do ano.

Saiba mais sobre a Plataforma Sucupira

Fonte: Diretoria de Avaliação divulga calendário 2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...