segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Currículo de forma diferente e simples, mas criativo

Todo início de ano, alguns dos leitores do blog ou mesmo alunos me perguntam sobre a elaboração de um currículo profissional ou acadêmico.

Costumo responder individualmente a cada um, pois se tratam de situações específicas.

Mas, quero dar uma dica geral, curiosa e criativa. De um copywriter português, que fez sucesso na internet.

Assista a este pequeno vídeo chamado de “Não podia ser mais simples”, disponível no Canal do You Tube do seu elaborador (e dono do currículo) Orlando Andrade.

 

Foi parar até no noticiário português. Assista:

Inspire-se!

Dica de leitura de janeiro: Leitura e Redação

A dica deste mês é o livro Redação e leitura – Guia para o ensino da pesquisadora e professora Lucia Santaella.

download

Este livro tem por finalidade colaborar com os professores na tarefa de desenvolver nos alunos a competência e o bom desempenho na comunicação em língua portuguesa. Para isso, é apresentada uma metodologia criada pela autora para servir de guia nas atividades de ensino de redação e leitura. A metodologia já foi testada para estudantes universitários com bons resultados, podendo ser adaptada para outros níveis de ensino. A intenção, portanto, é a de coletivizar, passando para outros professores, também engajados nesse tipo de tarefa, os procedimentos utilizados nessa experiência pedagógica. Redação e Leitura – Guia para o ensino está dividido em duas partes: redação e leitura. Tanto na parte de redação quanto na de leitura, os capítulos apresentam os conceitos que norteiam a metodologia, seguidos de propostas de exercícios para serem utilizados em sala de aula. Não se escreve um livro sem a esperança de que ele, de alguma forma, traga um bem para o leitor. No caso deste, o bem pretendido está dirigido para o crescimento da capacidade linguística com os resultados positivos que isso traz para a vida.

Dica de filme para acadêmicos: Footnote

11022_posterDespretensiosamente, dias desses, assisti ao filme Footnote (2011).

Assista ao trailer, aqui

Eu sugiro àqueles que estão na carreira acadêmica (como docentes, estudantes, pesquisadores, etc.) ou pretendem ingressar nela que assistam a este belo filme.

 

 

A voz das traduções do Google é santista

Nesta reportagem apresentada pela TV GAZETA (ela já tinha dado entrevistas anteriores em outros programas) e disponível no You Tube fiquei sabendo que a voz do Google (Tradutor e Mapas) é santista. Pode não ser novidade, mas achei interessante e compartilho com os leitores do blog.

Conheça essa profissional de talento e que merece nosso reconhecimento. E é de Santos, minha cidade!

Regina Bittar, a voz das traduções do Google no Jornal da Gazeta

A seguir a entrevista que ela tinha dado no Programa do Jô

Saiba mais, clique aqui

Novos números de periódicos científicos e chamada de trabalhos para submissão da semana (20 a 27.01.2014)

downloadNovamente, na ultima semana, diversos periódicos científicos de interesse da área publicaram os seus novos números com artigos científicos para nossa leitura e atualização. Outros realizaram chamadas de trabalhos para serem submetidos, avaliados e, se aceitos, publicados em números futuros. Boa leitura e boa produção.

 

O que é uma nota de rodapé (ou explicativa ou de referência) em um texto científico e para que serve?

imageOs meus alunos e orientandos, geralmente, têm dificuldade para entender o uso correto de uma nota de rodapé, pois se encontram diversas formas de utilização, e algumas não estão corretas ou pelo menos não atendem ao que preconiza a ABNT sobre o tema.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...