quarta-feira, 19 de junho de 2013

Artigo Publicado: O desenvolvimento urbano e desordenado da Região Metropolitana da Baixada Santista: as implicações socioambientais

 

Publicado um novo artigo científico de minha coautoria. Desta vez no periódico científico Revista da Micro e Pequena Empresa – RMPE FACCAMP, que é B3 em Administração, Contabilidade e Turismo.

image

A importância do cronograma em um Projeto de Pesquisa (Diga não ao “Retrograma”)

Este post foi pensado para auxiliar pesquisadores nesse item. Em minha percepção, ocorrem falhas cometidas por pesquisadores e mestrandos/doutorandos na elaboração de cronogramas em um Projeto de Pesquisa.

Em algumas bancas de qualificação, que participo, percebo que esse item fica “desprestigiado” em uma última página e às vezes até como apêndice.

Pior: alguns pesquisadores e estudantes apresentam um “retrograma”, termo que criei para ser usado quando a pessoa apresenta um relato temporal do que foi feito no projeto (principalmente em qualificações de mestrado e doutorado) e se esquece de apresentar o futuro, no caso o “cronograma”. Há chacota na internet até para o termo “retrograma”, que em espanhol poderia ser visto como “se fazendo chacota atrás de alguém”(!). Portanto, cuidado (rsrsrs)!

E o interessante (e triste) é que o autor do projeto não se preocupa com datas, etapas e etc., componentes fundamentais para essa ferramenta de planejamento.

Portanto, tento aqui dar algumas dicas a respeito. Conto, também, com as contribuições dos leitores do Blog para novas técnicas. Mande a sua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...