segunda-feira, 11 de março de 2013

Plágio em textos científicos – Ferramentas para detectar

Para nós (pesquisadores, autores, professores, orientadores, editores científicos, avaliadores e revisores) há uma praga que prolifera no meio acadêmico em seus diversos níveis: o plágio!
Como nos diz Mueller (2006, p. 34), “o autor espera que o direito autoral o proteja contra plágio e citação de seu trabalho sem o reconhecimento de crédito, não contra acesso ou reprodução do texto”. Portanto, não se trata de não usarmos textos de outros para base dos nossos textos, o que é salutar. Mas sim usarmos trechos ou mesmo a obra inteira, sem ao menos os citarmos e referenciarmos (como faço neste post). “O plágio não é um problema de artigo, mas de integridade pessoal”, afirmam Trzesniak, Plata-Caviedes e Córdoba-Salgado (2102, p. 72).
E não adianta falar que a “culpa” é da internet que “que é uma terra de ninguém” (alguns dizem isso, sim”), pois “plágio e outras infrações aos preceitos éticos não são culpa dos meios, mas das pessoas que os empregam”, afirma Trzesniak (2012, p. 110).
Essa preocupação ética deve estar na pauta de qualquer pesquisador, apesar de alguns desconhecerem os códigos éticos de conduta em pesquisa (LEITE; ALEXANDRE; TACCONI; ARAÚJO, 2010).
Após a publicação original deste post, diversos colegas mandaram dicas e uma delas foi a Profa. Alessandra Belo, do Blog “Foi Plágio”, que inclusive nos citou em um dos seus posts (ver figura abaixo). Ela também é autora de um texto em coautoria com Ana Terra Mejia Munhoz da Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero:http://www.alab.org.br/pt/noticias/destaque/158-educacao-escrita-e-combate-ao-plagio.
image
Ainda bem que alguns abnegados criam ferramentas para que possamos usar com uma das formas de detectar essa atitude ilegal e antiética. E elas estão online e algumas grátis (ou parcialmente, pelo menos).


Portal de Periódicos da ANPAD – Portal SPELL

Em 2012, a ANPAD desenvolveu o Portal SPELL (Scientific Periodicals Elctronic Library) para disponibilização das publicações científicas brasileiras na área da Administração, Contabilidade e Turismo.

image

O Spell é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica. Com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento, o Spell cumpre com uma dupla missão: organizar, numa única base de dados, um significativo acervo de conhecimento e proporcionar acesso livre a usuários interessados na produção científica. Iniciado em 2012, o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.

Tenho a alegria de participar do Fórum de Editores Científicos da ANPAD onde esta ferramenta foi discutida e apresentada.

Compõem objetivos do Spell:

  • Organização da Base de Dados de Periódicos: acesso à produção veiculada em múltiplas fontes e localização facilitada de artigos ou tópicos de interesse por meio de uma única plataforma web, atualizada dinamicamente;
  • Visibilidade da Produção Científica: disponibilização do conteúdo publicado em periódicos cadastrados, facilitando a pesquisa e uso do conhecimento produzido em distintas áreas do conhecimento, promovendo a visibilidade de periódicos e pesquisadores;
  • Democratização do Acesso à Informação: disponibilização ampla e irrestrita do conteúdo existente no Spell, em consonância com o movimento internacional de Open Access Journals;
  • Produção de Indicadores de Uso dos Periódicos: facilitação da produção de estatísticas de uso e acesso aos periódicos, bem como de análises bibliométricas e cientométricas.

É composto por três grandes componentes, os quais são também subprodutos associados ao seu desenvolvimento:

  • Repositório de Artigos Científicos;
  • Sistema de Indexação e Busca de Artigos;
  • Sistema de Informação sobre Periódicos.

Assim, o Spell consiste em uma ferramenta virtual que agrega a produção científica disponibilizada eletronicamente pelos periódicos associados, reunindo artigos científicos, resenhas, editoriais, notas bibliográficas, casos de ensino, debates entre outros documentos, todos disponíveis livremente para consulta e download. Além disso, o Spell organiza a produção científica oriunda de diferentes periódicos, de modo que proporciona a localização de trabalhos que atendam a um ou vários critérios combinados de busca, os quais podem ser salvos ou compartilhados pelos usuários.

O Spell também traz, de modo organizado, informações acerca dos principais periódicos das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Trata-se de informações editoriais ligadas às características dos periódicos, rol de edições já publicadas e indicadores de volume de acessos, downloads e quantidade de documentos disponíveis na base do Spell.

No futuro, o projeto de desenvolvimento do Spell prevê a inclusão de periódicos de outras áreas do conhecimento e a configuração de um banco de dados de referências utilizadas na produção científica, ampliando seu escopo de utilização o qual passará também a oferecer Pacote de Indicadores Bibliométricos e Sistema de Pesquisa por Citações.

Use e abuse dessa ferramenta para suas revisões bibliográficas/ de literatura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...