terça-feira, 5 de março de 2013

Artigo Publicado: Twitter como mídia estratégia de Marca: um estudo de caso

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Clique na figura para acessar o artigo completo

Publiquei um novo artigo científico. Desta vez no periódico Estudos em Jornalismo e Mídia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Este texto foi escrito em parceria com a jornalista e  pesquisadora Barbara Arruda.

O texto aborda o  uso das mídias sociais por empresas para se comunicar junto ao público cresce em importância nos processos de comunicação e difusão de marca. Este trabalho objetivou analisar o uso do Twitter como mídia estratégica de marca, gerando fidelização do cliente. A metodologia utilizada foi o estudo de caso do perfil @sigamelissa da marca Melissa. Percebeu-se que o caso estudado tem obtido sucesso junto ao seu publico, apesar de apresentar algumas lacunas em sua utilização, e conseguiu melhorar o relacionamento e consequentemente, o fortalecimento da marca.

Para acessar clique na figura ou na área de publicações. Acesse também pelo Mendeley.

CLARO, J. A. C. DOS S.; ARRUDA, B. Twitter como mídia estratégica de marca: um estudo de caso. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 9, n. 2, p. 553-566, dez 2012.

ABSTRACT

The use of social media by companies to communicate with the public is increasingly important in the processes of communication and brand difusion. This paper analyzes the use of Twitter as a strategic media brand, creating customer loyalty. The methodology used was case study profile @sigamelissa of Melissa´s brand. It was noticed that the case study had interesting results with its audience, despite a few shortcomings in its use, and managed to improve the relationship and consequently, the strengthening of the brand.

Música da Revolução dos Cravos volta a ser usada em Portugal

Caros leitores,

Segunda-feira à noite (04.03) assisti a uma reportagem no Jornal da Globo (TV Globo –Brasil) que falava da luta dos portugueses contra a atual crise econômica e social imposta pela Troika, e que o símbolo dessa luta é a musica Grândola Vila Morena (composta por Zeca Afonso). A mesma que deu a senha para a Revolução de 25 de Abril (Revolução dos Cravos), em 1974. Uma revolução pacífica e que usou o cravo nos fuzis como símbolo.

Assistam a reportagem em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/t/edicoes/v/musica-da-revolucao-dos-cravos-volta-a-ser-usada-em-portugal/2440873/

Como bom português e sabedor da história do meu país de nascimento (o Brasil é o país onde vivo – e ambas são minhas Pátrias – me sinto um privilegiado por isso) conheço pessoalmente (estive lá em 2012 a ultima vez) esse concelho localizado no Alentejo e sempre ouço essa musica para reforçar a minha cidadania.

Tenho em meu iTunes a musica em questão interpretada pela maravilhosa voz da Amália Rodrigues (do álbum As Grandes Marchas Populares). Mas também podem ouvi-la no You Tube.

Espero que gostem, sintam a força de uma musica na alma de um povo. Cliquem nos links onde consta um pouco dessa história.

Espero que gostem, sintam a força de uma musica na alma de um povo. Cliquem nos links onde consta um pouco dessa história.

Novo QUALIS de periódicos já saiu em caráter extra-oficial

Na ultima semana de fevereiro de 2013 a Coordenação da Área 27 da CAPES que envolve os PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Administração, Contabilidade e Turismo já divulgou extra-oficialmente os novos estratos Qualis dos periódicos nessas áreas.

Em breve em caráter oficial essas informações estarão disponíveis no Webqualis da CAPES.

Dissertação orientada: “AS REDES SOCIAIS NA INTERNET, O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E A ADERÊNCIA AO CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA”

No dia 26 de fevereiro de 2013 ocorreu, sob a minha presidência, a Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado de minha orientanda e candidata Cristiane Maravelli Fioravanzo, agora mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em ADMINISTRAÇÃO da Universidade Metodista de São Paulo (PPGA-UMESP).

A banca pública foi composta pelo Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo (PUC-SP), pelo Prof. Dr. Almir Martins Vieira (PPGA-UMESP) e por mim.

Acesse o arquivo completo da dissertação, clique aqui.

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Resumo do trabalho da candidata: ”Aliadas aos estudos sobre sustentabilidade, há inúmeras discussões e atitudes para combater consequências do uso irracional dos recursos naturais do planeta. Surge assim o entendimento do consumo, suas influências e alternativas. O indivíduo pode ter hábitos de consumo de forma consumista ou de forma consciente. O consumista é entendido como o oposto dos hábitos do consumidor consciente, sendo levado pelo impulso e pelo estímulo à compra, sem avaliar suas necessidades e impactos futuros. O consumo é de fato indispensável à humanidade. Entretanto, quando aplicado de forma exacerbada e incorreta, pode gerar sérias consequências sociais e/ou ambientais. O consumidor consciente tem a qualificação de avaliar dentre as possibilidades existentes, os impactos que podem ser ocasionados com a aquisição, de tal modo, a minimizar suas consequências e contribuir de alguma forma para uma sociedade mais sustentável. O principal objetivo desta pesquisa foi compreender a aderência dos pesquisados ao comportamento de consumo consciente, bem como avaliar o compartilhamento de informações sobre o tema por pessoas que estão inseridas em alguma rede social na internet, partindo do pressuposto que este é um dos principais meios de comunicação e compartilhamento de informações. Para a pesquisa, foi utilizada a metodologia de análise qualitativa de caráter exploratório e a técnica de entrevistas em profundidade baseada em roteiro semiestruturado. Por meio da análise do conteúdo, a compreensão dos resultados aponta que todos os entrevistados possuem um grau de conhecimento sobre o consumo consciente e a maioria tenta ter algum tipo de ação consciente. Mas, ao mesmo tempo, esses indivíduos podem sofrer influências neste processo principalmente de caráter pessoal, levando à alteração de ação. Com relação ao compartilhamento do tema nas redes sociais na internet, foi possível identificar que grande parte dos entrevistados já teve algum tipo de experiência da situação, mas ainda em pequena escala, com poucas ocorrências. Também acredita-se que o canal pode ser utilizado para a proliferação do tema, o que nos leva à conclusão de que é um canal viável ao compartilhamento. Porém, mediante a ruptura de hábitos, é utilizado para a ocorrência de um maior engajamento por parte dos usuários. A análise apresenta uma compreensão e perspectivas a partir do recorte estudado, abrindo horizonte para novos estudos e aprofundamento das reflexões apresentadas neste trabalho.

Agora membro do Conselho Editorial da Revista Estratégica–FAAP

Esta semana recebi o convite do Prof. Armando Terribili Filho, Editor da Revista Estratégica da FAAP – Faculdade de Administração para para participar do Conselho Editorial da jovem revista.

Inclusive a publicação está aceitando submissões pois se pretende regularizar as edições de 2012 e 2013.

Acesse o sítio da revista clicando na figura abaixo.

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Artigo com coautoria minha é assunto de reportagem em Praia Grande

A matéria versa sobre o  artigo “Sustentabilidade e consumo consciente e sua relação com o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista” e foi elaborada pela assessoria de imprensa da prefeitura de Praia Grande (litoral de São Paulo)

Clique na figura e acesse a reportagem.

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Conheça o calendário 2013 das atividades da Diretoria de Avaliação da CAPES

imageA Portaria nº 10, de 23 de janeiro de 2013 estabelece o calendário de atividades relacionadas à avaliação dos cursos de pós-graduação, a cargo da Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As atividades se iniciam com o recebimento dos dados do Coleta Capes, de 25 de fevereiro a 25 de abril. As propostas de cursos novos na modalidade de mestrado profissional poderão ser encaminhadas nos meses de fevereiro e março, assim como novas propostas de mestrados e doutorados interinstitucionais (Minter e Dinter), por meio dos respectivos aplicativos. Novas propostas de mestrados e doutorados acadêmicos somente poderão ser apresentadas no mês de abril.

Avaliação Trienal
Entre os eventos do ano, o mais importante é a Avaliação Trienal, que irá analisar todos os cursos de pós-graduação stricto sensu do país, com atribuição de notas. O processo terá início em 30 de setembro e segue até 25 de outubro. As avaliações serão feitas pelas Comissões de Áreas seguindo as orientações contidas nos Documentos de Área do triênio: 2010-2012.

Confira como ficou o calendário:

Atividade

Período

CAPESNET - Coleta: dados do ano 2012

25 de fevereiro a 25 de abril de 2013

Apresentação de Novas Propostas de Mestrado Profissional (APCN-MP)

27 de fevereiro a 27 de março de 2013

Apresentação de Novas Propostas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter)

27 de fevereiro a 27 de março de 2013

Apresentação de Novas Propostas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos (APCN)

01 a 30 de abril de 2013

Avaliação trienal

30 de setembro a 25 de outubro de 2013

Reunião do CTC-ES - deliberação dos resultados da Avaliação Trienal

18 a 29 de novembro de 2013

Divulgação dos resultados da Avaliação Trienal

02 de dezembro de 2013

Pedidos de Reconsideração sobre a Avaliação Trienal

03 de dezembro de 2013 a 10 de janeiro de 2014

Saiba mais sobre o Sistema de Avaliação da Capes.

via Página Inicial de guilherme.oliveira@capes.gov.br (Assessoria de Comunicação Social da Capes) em 24/01/13 (CCS/Capes)

O USO DE REDES SOCIAIS POR JOVENS COMO INSTRUMENTO DE RECLAMAÇÃO JUNTO DE EMPRESAS

A temática "O USO DE REDES SOCIAIS POR JOVENS COMO INSTRUMENTO DE RECLAMAÇÃO JUNTO DE EMPRESAS" está a ser estudado por investigadores de Universidades  do Brasil e Portugal, dado que se tem verificado uma tendência crescente para a comunicação através das redes sociais entre marcas e consumidores.
O objetivo do estudo é medir a utilização das redes sociais por jovens em comparação com outros canais de comunicação para reclamar junto de empresas, e comparar os resultados entre o Brasil e Portugal.
Para isso está online um questionário, cujo preenchimento não deverá ultrapassar os dois minutos.
Agradece-se, desde já, a sua colaboração.
Questionário
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