terça-feira, 16 de julho de 2013

Mendeley - Gerenciador de Referências Bibliográficas

Atualizado em 11 de agosto de 2020


Há tempos atrás eu tinha dificuldade em gerenciar meus “zilhões” de arquivos de artigos científicos em PDF que uso para referências em meus textos científicos. Portanto, decidi criar este post para auxiliar outros pesquisadores a “tirarem” o máximo da ferramenta. Ele ajuda a pesquisadores a organizar, compartilhar e descobrir artigos científicos.

A princípio, quando conheci o Mendeley achei que era mais uma rede social sem futuro. Mas com um pouco mais de atenção e análise percebi o potencial que essa ferramenta tem para um pesquisador. Não só o fato de ser uma rede de pesquisadores, mas também em virtude do seu programa de gerenciamento de referências bibliográficas, o Mendeley Desktop.

Posso afirmar que ele é a melhor solução (e grátis!) para gerenciar suas referências. Gostei tanto que me tornei um Advisor e sempre que tento ensino as pessoas a usarem.


Mendeley

Além da importação dos metadados de arquivos PDF e da sincronização online com a rede de pesquisadores, há a possibilidade de compartilhamento com coautores que estejam em outras máquinas trabalhando. Sem alterar nada!


E ainda auxilia com a normatização do texto que você está produzindo. No caso brasileiro, as normas ABNT de referencias e citação (com pequenas dif

erenças) estão lá prontas para serem utilizadas e com facilidade!

image

Acesse o portal, baixe o programa e comece a usar. É extremamente útil.

Referências

MENDELEY. Disponível em: http://www.mendeley.com. Acesso em: 15 Jul. 2013.

Outros comentários a respeito do tema:

http://bibliotecafea.com/tag/mendeley/ http://comunidade.ctea.med.br/tecnologia/2011/01/12/mendeley-%e2%80%93-parte-3-broffice/ http://www.posgraduando.com/guia/mendeley-desktop-o-itunes-das-referencias-bibliograficas http://comunidade.ctea.med.br/tecnologia/2010/04/05/mendeley-%E2%80%93-gerenciador-de-artigos-cientificos/ http://condicaoinicial.com/2010/10/padrao-abnt-para-mendeley.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...