quarta-feira, 19 de junho de 2013

A importância do cronograma em um Projeto de Pesquisa (Diga não ao “Retrograma”)

Atualizado em 23 de junho de 2020

Este post foi pensado para auxiliar pesquisadores nesse item. 

Em minha percepção, ocorrem falhas cometidas por pesquisadores e mestrandos/doutorandos na elaboração de cronogramas em um Projeto de Pesquisa.

Em algumas bancas de qualificação, que participo, percebo que esse item fica “desprestigiado” em uma última página e às vezes até como apêndice.

Pior: alguns pesquisadores e estudantes apresentam um “retrograma”, termo que criei para ser usado quando a pessoa apresenta um relato temporal do que foi feito no projeto (principalmente em qualificações de mestrado e doutorado) e se esquece de apresentar o futuro, no caso o “cronograma”.

E o interessante (e triste) é que o autor do projeto não se preocupa com datas, etapas e etc., componentes fundamentais para essa ferramenta de planejamento.

Portanto, tento aqui dar algumas dicas a respeito. Conto, também, com as contribuições dos leitores do Blog para novas técnicas. Mande a sua!


Há chacota na internet até para o termo “retrograma”, que em espanhol poderia ser visto como “se fazendo chacota atrás de alguém”(!). 

Portanto, cuidado (rsrsrs)!

O Cronograma é um Item obrigatório (em termos gerais) nos projetos de pesquisa em instituições de ensino e órgãos de fomento oficiais e privados.

Ele é o planejamento temporal das atividades futuras de pesquisa. Deve ser simples, com visual agradável, e tem (ou deveria) que informar cada etapa da pesquisa que será desenvolvida e quando ela ocorrerá.

Eu coloco na Figura 1, abaixo, um modelo que indico (inicial e bem simples), mas já é um começo. Depois, o pesquisador/aluno já começa a inserir novas tarefas e novos prazos.

image
Figura 1 – Modelo Simples de Cronograma

Isso mostra que o projeto apresentado é possível de ser realizado em um prazo, mas auxilia também o pesquisador na sua organização de tempo e dedicação necessária. 

Portanto, pense quanto tempo será gasto em cada atividade.



Eu também uso uma ferramenta gratuita para elaboração, é o Gantt Project (Figura 2, abaixo). 

Para quem tem o pacote Microsoft Office, existe o MS Project, mas é pago.

Gantt Project
Figura 2 – Gantt Project


Eram estas dicas, aguardo seus comentários e sugestões de ferramentas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...