terça-feira, 16 de abril de 2013

Dica sobre a escolha do tema para um projeto de pesquisa

Pesquisadores sempre se defrontam com duas situações desafiadoras: Escolher o tema para desenvolver a dissertação, e escolher o orientador.

Coloquei um vídeo no meu Canal do YouTube para iniciar essa explicação e aguardo seus comentários a respeito!

Assista aqui

 

Dica do Prof. Alberto Claro sobre a escolha do tema para um projeto de pesquisa.

Essa sugestão foi enviada pela mestranda em Administração do PPGAUMESP, Norma Aparecida Costa. Mande a sua!

4 comentários:

  1. um tema que sempre merece atenção, principalmente para mestrandos que estão no primeiro semestre ou pessoas que estão pensando em fazer mestrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Glauber e é isso mesmo.
      Se a pessoa não escolher o tema correto (o que na maioria das vezes não acontece no início de um curso/projeto) pode comprometer o seu prazo de conclusão.
      Nas entrevistas para ingressar na pós-graduação, o ritual de análise de um projeto de pesquisa não é apenas um simples ritual. É uma análise que deve ser levada a sério pelos envolvidos.
      Alberto

      Excluir
    2. Esclarecedor o vídeo.
      Porém Prof. Alberto na sua resposta ao colega Glauber, outra inquietação surgiu:
      Elaborar o projeto para o tal ritual (entrevistas e análise do projeto), também requer preparação e alguns esclarecimentos importantes.
      Se não me engano em novembro/2012, o curso de Mestrado em Administração, agendou uma data para que interessados no curso, comparecessem para tirar dúvidas, conhecer melhor o programa, e inclusive para elaboração do projeto. Como foi uma única data, não pude comparecer, mas acredito que tenha sido esclarecedor. Fica a dica para incrementar para os próximos semestres, com a possibilidade de mais de uma data.

      Excluir
    3. Olá Norma, sim essa preparação é pertinente ao pesquisador. Ele tem que saber o que é exigido de um mestrando/doutorando e que competências são necessárias para tal. Creio que se informar a respeito, conversar com atuais alunos e já titulados é fundamental. Em pós-graduação stricto sensu a "aventura" é mais profunda, mas também mais interessante rsrsr

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...