sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mudança na Diretoria de Comunicação e Publicações da ANPAD

image

imageO Prof. Dr. Tomas de Aquino Guimarães (foto ao lado) enviou esta semana uma bela mensagem aos colegas da ANPAD e editores de periódicos científicos na área de Administração, Contabilidade e Turismo.

Na mensagem, ele agradece a todos pelo apoio que recebeu na Diretoria de Comunicação e Publicações (DCP) da ANPAD ao longo dos últimos quatro anos, nos quais foi possível criar as bases para a melhoria da qualidade dos periódicos de Administração e Contabilidade e implementar um Portal de Periódicos (SPELL), sobre o qual em breve criaremos um post aqui no blog

Prof. Dr. Antonio de Carvalho NetoEle cita que uma das conquistas mais importantes desse período foi o desenvolvimento e implantação do Portal Spell, que já ultrapassou 1.000.000 de acessos.

E lembrou que o Prof. Dr. Antonio de Carvalho Neto (foto ao lado), da PUC Minas, assume a DCP, com novos desafios. Ele tem acompanhado as atividades dessa Diretoria e compartilhado as decisões, de forma a facilitar a transferência de responsabilidades.

Artigo publicado: O Cenário Competitivo Global e a Modernização de Terminais Portuários no Porto de Santos

image

Clique na figura para acessar o artigo completo

Publiquei um novo artigo científico. Desta vez no periódico ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia.
Este texto foi escrito em parceria com os pesquisadores e professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP, Belmiro N. João e Francisco A. Serralvo.

O texto aborda o fato de que na competição entre empresas e países, os portos assumem um papel de destaque na produtividade, bem como na exportação e custos de importação. O objetivo deste artigo é entender a situação competitiva do Porto de Santos neste contexto à luz da teoria Porteriana. A estratégia de pesquisa foi qualitativa, procurando entender a situação, constituindo-se um estudo de caso exploratório, visando fornecer maiores conhecimentos sobre o tema da pesquisa e identificando os fatores que influem na competitividade dos terminais. Fez-se um levantamento dos principais terminais privados de contêineres do Porto de Santos (T-37, Santos Brasil) e do seu atual estágio de modernização. A partir de reflexões dessa nova realidade percebeu-se que os
desafios são grandes para o aumento da competitividade desses terminais de contêineres, pois devem estar inseridos em uma política de modernização e investindo em modernização de equipamentos e treinamento, principalmente do trabalhador desqualificado diante das novas tecnologias empregadas na motivação de contêineres.

Para acessar clique na figura ou na área de publicações. Acesse também pelo Mendeley.

JOÃO, B. DO N.; SERRALVO, F. A.; CLARO, J. A. C. DOS S. O Cenário Competitivo Global e a Modernização de Terminais Portuários no Porto de Santos. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 1, p. 2-22, 2012. 

ABSTRACT

In the competition between companies and countries, ports play a key role in productivity as well as export and import costs. The aim of this paper is to understand the competitive situation of the Port of Santos in this context in light of the Porter’ theory. The search strategy was qualitative, seeking to understand the situation, being an exploratory case study, aiming to provide more
knowledge on the subject of research and identifying the factors that influence the competitiveness of the terminals. There was a survey of major private container terminal at the Port of Santos (T-37, Santos Brasil) and its current stage of modernization. From reflections of this new reality was realized that the challenges are great for increasing the competitiveness of container terminals, it should be included in a policy of investing in modernization and upgrading of equipment and training, particularly of unskilled workers in the face of new technologies used in the motivation of containers.

Publicação de nova edição da RIAE – Revista Ibero-Americana de Estratégia

image

A RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia publica sua nova edição v. 11, n. 3 (2012): setembro/dezembro

O seu editor científico, Prof. Dr. Benny Kramer Costa convida a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

 

Boa leitura!

Publicação de nova edição da REMark – Revista Brasileira de Marketing

image

A REMark - Revista Brasileira de Marketing acaba de publicar seu novo número: Vol. 11, No 3 (2012): setembro – dezembro.

O seu editor, Prof. Dr. Otávio Bandeira De Lamônica Freire, nos convida a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...