terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Memória da educação

Edição Impressa 178 - Dezembro 2010

© ARQUIVO DO ESTADO

alt

Alunos de Ribeirão Preto em 1933

O Arquivo Público do estado de São Paulo acaba de lançar o sítio da internet Memória da Educação, direcionado a pesquisadores e interessados em história da educação paulista. O portal abriga documentos dos séculos XIX e XX. São mais de 20 mil imagens, mostrando atividades pedagógicas de escolas da capital e do interior e textos como os relatórios produzidos pelas delegacias regionais de ensino entre os anos de 1852 e 1943 e anuários do ensino do estado de São Paulo, que trazem um diagnóstico da realidade escolar no início do século XX. Algumas publicações foram digitalizadas na íntegra, como o livro Vinte anos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade, de 1880, de Abílio César Borges, e a Revista Escolar, editada entre 1925 e 1927. O acervo está disponível em <www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao>.

Google lança navegador de anatomia

de Gabriel

alt

O Google Body Browser ainda está em seus primeiros dias, mas nem por isso deixa de ser impressionante. O navegador do corpo humano se tranformará em breve em uma ferramenta indispensável para quem estuda anatomia, desde o ensino fundamental até o superior.

A interface é muito simples e fácil de usar. Existe apenas uma barra lateral que regula a transparência das partes do corpo humano. Esta transparência pode ser feita de dois modos: sobreposta e independente. A sobreposta despe o corpo humano como nós o vemos, gradualmente, até constar apenas o sistema nervoso na tela. Já o independente permite o controle da opacidade de cada sistema individualmente.

A função que mais impressiona, contudo, é a de busca. Basta digitar uma parte do corpo humano de algum dos 5 sistemas (nervoso, cardiovascular, digestivo, ósseo e muscular) analisados pelo programa e tal parte será destacada.

O webware deixa a desejar em dois pontos. O primeiro é a falta de um modelo masculino para estudos e a segunda é a limitação no que se diz respeito aos outros sistemas do corpo não trabalhados pelo aplicativo.

Baixe o Google Canary no Downloads INFO para acessar o Body Browser.

Clique aqui para ser levado ao browser de anatomia da Google.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...