sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pedagogia do futuro?

Geração Z, altamente interativos e conecetados.
E daí?
Estamos preparados para recebê-los no mundo do trabalho e em uma sociedade desigual?
Ou melhor: estamos os preparando para isso?

Blog português sobre Marketing–Jorge Remondes

Além de um cara simpático, é um ótimo pesquisador.
Conheça seus pensamentos sobre marketing.
image

A História do Google (legendado) - The Google Story HD


Do Blog de meu amigo Jorge Remondes, de Portugal.



XIV Congresso ALTEC 2011 em Lima - PERU–Datas para envio de papers

image
Com relação ao XIV Congresso ALTEC 2011, em Lima - Peru, temos as seguintes datas para sumissão de papers:

• Envio de resumos através da web do Seminário, a partir de: 15 dez 2010
• Prazo para recebimento de resumos: 15 de fevereiro, 2011
• Notificação de aceitação dos resumos: 31 de março de 2011
• Recebimento de trabalhos completos, a partir de: abril 2011
• Prazo para submissão de trabalhos completo: 30 mai 2011
• Informação para Autores de trabalhos sobre a aprovação e alterações: 31 de julho de 2011
• Prazo para a recepção da versão final dos trabalhos: 31 de julho de 2011
• Prazo para a recepção de pedidos de registo de Autores: 30 de agosto de 2011
• Desenvolvimento do evento: 19, 20 e 21 de outubro de 2011
No próximo mês será disponibilizado na Web o sítio e as orientações para submissão de resumos e trabalhos completos.

Glossário Sustentável

Veja a publicação

GUIA PARA A SUSTENTABILIDADE

do CASA SUSTENTÁVEL de Arch. Roberto Jonás Steneri

alt
Este livro “O guia básico para a sustentabilidade” é do Brian Edwards, a editora é G. Gili 2008. Claro que tem uma impronta inglesa, a primeira edição foi publicada pelo RIBA Royal Institute of Architects. Ë uma “bibla” verde permitanme a heresia. É um livro para ser comprado e leido, é tido como livro de consulta.
O meio ambiente suporta muitas pressões as que vemos nas grandes metrópoles como Cidade de México e São Paulo, se não há uma grande virada na atitude do homen o livro mostra o pior panorama para o ano 2050, dentro de pouquíssimos 40 anos: ar irrespirável, água não boa para beber, resíduos impossíveis de gerenciar, combustíveis fósseis esgotados, em resumo um planeta inhabitável.
Temos nele muita informação sobre a teoria da sustentabilidade com suas diversas correntes de opinião e de pesquisa, os diferentes sistemas de avaliação e certificação das edificaçõoes.
O livro aborda questões apaixonantes por exemplo como debe ser o aprendizado da arquitetura sustentável, não como uma cadeira mais num plano de estudos da faculdade, e sim com foco abrangente que começa já com o fato que o prédio da faculdade é sustentável, é mesmo um descaso ensinar sustentabilidade num prédio que não é sustentável. O ótimo é que todas as cadeiras desse plano sejam sustentáveis: o ateliê de projetos, a resistência de materiais, a história da arquitetura e assim por diante.
E toca outras como os recursos, a mudança climática e o aquecimento global, energias renováveis, estratégias de desenho e construção, ferramentas de gestão ambiental; todos estes pontos explicadinhos com exemplos de sucesso.

Alunos e professores do Mestrado da UNISANTOS lançam publicação sobre sustentabilidade


Sob organização do professor doutor João Eduardo Prudêncio Tinoco, a Editora Leopoldianum lança o livro Olhares da Sustentabilidade, com artigos de alunos e professores do Mestrado em Gestão de Negócios.
Entre os autores está o Prof. Alberto Claro.
A obra tem o objetivo de contribuir para a compreensão dos diversos olhares da sustentabilidade, onde as questões econômicas, sociais, ambientais e éticas devem ficar evidentes nos processos e estratégias organizacionais, inspirando as atividades e os negócios das empresas.
Entre os assuntos apresentados, estão as oportunidades e a qualidade de vida em Santos, os desafios das empresas frente às mudanças climáticas, redução da pobreza e crises no mercado financeiro, logística sustentável e Agenda Ambiental Portuária em Santos.
Acesse essa e outras publicações no site da editora www.unisantos.br/edul.
Fonte: Unisantos

Na moda e consciente!

Eco Bag para vestir: dois-em-um da moda

do amenidades do Design . blog de Carol Hoffmann


Produtos que servem a mais de uma função... Simplicidade, Beleza e funcionalidade, funcionalidade, funcionalidade :-)) para mim estas são as principais características que um bom projeto deve levar em onsideração, além de, obviamente, chamar a atenção tornando o projeto mais interessante aos olhos do consumidor!!
O "Wear Me Bag" criado por Rotem Lewinsohn é um projeto de aparência humilde mas que esconde um engenhoso, e ao mesmo tempo simples, pensamento a partir das suas funcionalidades e de observações do cotidiano.
A ideia para esta peça de Lewinsohn veio quando estava no supermercado, decidindo a forma como iria transportar todos os alimentos... pronto! Tire o colete :-)) Funcional e divertido...

Realmente…isso não se faz!

Marketing de guerrilha em uma cidade em guerra: péssima ideia

alt
Esse tal "marketing de guerrilha" é um movimento interessante da publicidade, e pode ter resultados bem bacanas, mas colocar caixas misteriosas em locais públicos de uma cidade em estado com medo de guerrilhas (as de verdade) não é o que você pode classificar exatamente como um case de sucesso.
Duas caixas misteriosas foram deixadas em duas praças de Ipanema, no Rio de Janeiro, como parte de uma ação de "marketing de guerrilha". Segundo o Meio&Mensagem, a ação era um teaser sobre a promoção Avião do Faustão. "A ideia da agência era mostrar que o Avião do Faustão está tão carregado de prêmios que alguns deles estão até caindo do céu", diz o texto do M&M.
Mas não deu certo. As caixas não estavam identificadas, e apareceram em um momento horrível — na manhã de ontem, dia 24, sendo que os conflitos que estão se desenrolando neste momento na sede das Olimpíadas de 2016 se iniciaram apenas poucas horas antes, na noite do dia 23. A população ficou com medo que pudessem ser explosivos, denúncias foram feitas, e em pouco tempo as ruas próximas foram interditadas, e um esquadrão anti-bombas estava explodindo as inocentes caixas, que continham apenas uma chave em cada uma. Ô lôco, mêo! Não espere ver isso no próximo Domingão.
[Brainstorm #9, O Globo, Meio&Mensagem Online] [Imagem: O Globo / Guilherme Pinto]
Fonte: Gizmodo Brasil de fabiobracht

Adidas Facebook e Twitter - novidade em co-branding

Adidas Facebook e Twitter
alt
Interessantes modelos unindo 3 marcas. Uma bem tradicional e linear e duas oriundas de um mundo novo e interativo.

A adidas se mostrou realmente ligada na web, além de ter feito um trabalho muito bom em questão de combinação de cores e elementos do design das duas redes sociais.
Excelente exemplo de co-branding

alt

alt



fonte

Filme Ilha das Flores antecipando o movimento do Consumo Consciente, décadas atrás

Quem já não ouviu falar do famoso curta metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado.
ETERNO, CHOCANTE, IMPACTANTE.
É sempre bom relembrá-lo.

Consumo Consciente já!

Portal de educação ambiental disponibiliza vídeos e atividades para escolas

Portal de educação ambiental disponibiliza vídeos e atividades para escolas: "

O portal Cultura Ambiental nas Escolas, desenvolvido pela Tetra Pak, já existe há um ano e para comemorar a data foi lançado o filme educativo Carbono e Metano. As duas móleculas, representadas por atores, são os personagens principais de uma história que apresenta, de forma lúdica, o tema sustentabilidade, tendo como contexto a discussão sobre o aquecimento global. O site também traz outros filmes, como Quixote Reciclado, em torno da questão do lixo e da reciclagem, além de documentários como Silvestre não é PET, sobre a conscientização acerca do problema dos animais silvestres mantidos em cativeiro como bichinhos de estimação.

Também estão disponíveis no portal materiais didáticos para professores, que precisam fazer um cadastro gratuito para ter acesso, e uma sessão para os alunos, com diversos conteúdos multimída voltados à compreensão da importância da preservação ambiental. Para atrair a atenção das crianças e dos adolescentes, o site oferece dois jogos relativos à coleta seletiva, com o ranking de pontuação dos melhores jogadores.

Na seção Caderno do Professor, há material de apoio para os educadores e as instituições de ensino. O portal oferece vários recursos para tornar as aulas sobre educação ambiental mais lúdicas e divertidas, com grande volume de informações. Vale uma visita! Dê uma olhada no portal, aplique as atividades sugeridas e volte aqui para nos contar o que achou da iniciativa.
"

Universia Brasil cria biblioteca virtual

Universia Brasil cria biblioteca virtual: "
O Universia Brasil inaugurou o hotsite Universia Livros, uma biblioteca virtual que disponibiliza, gratuitamente, versões digitalizadas de obras literárias nacionais e internacionais.

A ação faz parte de um projeto de popularização da leitura promovido pelo Universia Brasil (www.universia.com.br), rede de cooperação universitária que também possui um portal de notícias voltado a vestibulandos, universitários, pós-graduandos e docentes.

Por meio do endereço http://livros.universia.com.br/, os usuários podem, sem necessidade de cadastro, acessar e baixar as obras. Entre os autores de destaque do hotsite encontram-se Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia, Castro Alves e Ruy Barbosa, entre outros.
"

Dica de Blog–A Esperança da Caixa de Pandora

Este blog publicado pela minha ex-aluna e orientanda Babi Arruda, Jornalista e Marqueteira (como ela diz).
Vale a pena uma visita!

image

Brasil já tem 246 sites de compras coletivas pela Internet

O pessoal gosta mesmo de consumir!
Por isso que a pesquisa apresentada hoje pelo Ministério do Meio Ambiente precisa ser visto com cautela. Minha opinião!

Getty Images
Brasil já tem 246 sites de compras coletivas
Número saltou de 51, em outubro, para 246, em novembro; salto de 482% em menos de dois meses
alt
SÃO PAULO – O Brasil já conta com, pelo menos, 246 sites de compras coletivas. O número é do site especializado no setor, Bolsa de Ofertas.
Segundo o site, a maioria dos novos sites tem surgido em cidades de porte médio, com mais de 200 mil habitantes.
Por outro lado, as capitais apontam uma outra tendência para o segmento, a da segmentação. “Nas grandes cidades, principalmente as capitais dos estados, novos sites de compra coletiva ainda estão surgindo com força. Isto mostra que há bastante espaço nos grandes centros.  A maioria se concentra nos mercados da capital e grandes cidades do interior do Estado de São Paulo. Não ficam para trás  cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife e Fortaleza”, aponta o Bolsa de Ofertas.
Até o início deste ano, os sites de compra coletiva eram desconhecidos pela maioria dos brasileiros. O primeiro a estrear no mercado foi o Peixe Urbano, seguido do ClickOn, do espanhol Groupalia, e do de origem americana Clube Urbano.
Segundo o Bolsa de Ofertas, no dia 12 de outubro, o país contava com 51 sites desse tipo. Já em 12 de novembro, eram 111 endereços de sites de compra coletivas registrados no país.
alt
Vinicius Aguiari, de INFO Online

Para brasileiro meio ambiente é prioridade

image
Ainda sobre a Pesquisa Sustentabilidade Aqui e Agora (me lembra algo no passado televisivo brasileiro).

Atlas das Migrações Portuguesas

Atlas das Migrações: ""



Muito interessante!

Lá se pensam, cá se fazem. Novo projeto em Portugal

Lá se pensam, cá se fazem. Novo projecto.: "
FAZ, ideias de origem portuguesa, é uma iniciativa dirigida à diáspora portuguesa. Sabe-se que existem 2,3 milhões de portugueses no mundo, nascidos em Portugal, e que se contarmos com os descendentes, a soma aumenta para os 5 milhões.

Eu sou um deles!

Com o mote “Lá se pensam, cá se fazem”, FAZ desafia esses 5 milhões a conceberem, um projeto de empreendedorismo social a concretizar em território português. No fundo, FAZ é um concurso de ideias, mas também um apelo aos talentos da diáspora portuguesa para que se mobilizem no sentido de construírem o futuro da comunidade que é de todos.


Projecto FAZ. Lá se pensam, cá se fazem.


"
Fonte: Fundação Golbenkian

O Uso das Redes Sociais na Internet pelos Estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de Uma Universidade Confessional

Artigo publicado na Revista GESTÃO E DESENVOLVIMENTO/FEEVALE.
Leia o resumo do artigo, de autoria minha e de Mariana de Oliveira Fernandes Torres.
A tecnologia vem evoluindo de forma exponencial, oferecendo novas ferramentas de comunicação que estão revolucionando a interação entre os indivíduos. Dentre estas ferramentas estão às redes sociais, cada vez mais presentes no cotidiano de pessoas de diferentes idades e classes sociais. O objetivo desta pesquisa é investigar um dos diversos aspectos desta revolução antropológica ocasionada pelo avanço tecnológico mostrando como estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu, de uma Universidade Confessional, fazem uso das redes sociais a fim de construir coletivamente seu conhecimento, seja em nível pessoal, acadêmico ou profissional. O método inicial foi à elaboração de uma revisão bibliográfica que identificou os aspectos que definem as redes sociais somados à descrição da evolução que nos trouxe a esta forma de relacionamento. A pesquisa exploratória utilizou a técnica survey, somando-se a uma revisão bibliográfica que identificou os aspectos que definem as redes sociais bem como à descrição da evolução que nos trouxe a esta forma de relacionamento. A amostra do estudo é do tipo não-probabilística, selecionada por conveniência, formada inicialmente por 364 alunos de cursos de pós-graduação lato sensu, que receberam uma única mensagem eletrônica (email) individual. Na análise dos dados foi utilizado o software SPSS Statistics 17.0 para a estatística descritiva dos dados da caracterização da amostra. Os questionários recebidos e validados permitiram verificar que são inúmeras as possibilidades de exploração graças à variedade de público que utiliza as redes sociais e o enorme fluxo de informações que nelas circulam.

Redes Sociais na escola: por que não?

Interessante temática.
Tive um artigo publicado em Agosto em uma revista científica que aborda o uso das redes por alunos de Pós-graduação.

Interessante para comparações

Sacolas de Plástico – discurso e prática

Em uma notícia dada pelo portal da INFO hoje afirma que a proibição do uso de sacolas plásticas para carregar compras é aprovada por 60% da população, segundo a pesquisa Sustentabilidade Aqui e Agora, feita pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Supermercado Walmart.
Veja a notícia aqui
População aprova proibir sacolas plásticas
Em minha opinião, creio que as pessoas sendo pesquisadas ou entrevistadas sempre têm tendência em dar respostas positivas ou que não representem a contra maré do que a mídia diz no momento, e afirmariam que são a favor do fim das sacolas.
Mas, partir deste discurso para a prática são outros “quinhentos”.
O que se vê é a “farra do plástico” correndo solta por aí.

Um software para ajudar você a estruturar o seu plano de negócios

Este aplicativo extraí da INFO.
Para download. Vale a pena conhecer.

Dica de leitura sobre Consumo Consciente

Apesar de não ser atual, este livro traz alguns conceitos para a inciação da leitura sobre o tema.
Boa leitura (na tela do micro, se possível. Para quê vai imprimir?)

Novas regras para o cartão de crédito

Se depender de uma nova medida do Banco Central, o discurso dos bancos deverá passar à prática no que tange responsabilidade na oferta de crédito, pelo menos por meio do cartão de crédito.
Novas regras em breve estarão em vigor.
Mas mesmo assim, as pessoas continurarão sem muita consciência para o consumo.
Leia a respeito, clique na figura








A gestão profissional no Santos FC

Em Agosto concedi uma entrevista ao Jornal A Tribuna de Santos sobre a gestão profissional adotada no Santos Futebol Clube.

Clique na figura e leia na íntegra.
image
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...