quarta-feira, 16 de maio de 2007

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Um comentário:

  1. Marketing Internacional
    Antonio / Aparecido / Wagner

    Empresa: Cia Müller de Bebidas (produtora brasileira de cachaça)

    Os principais produtos da Companhia Müller de Bebidas são: a Cachaça 51 (líder nacional), Caninha 29, 5! Ice, cachaça Premium Terra Brazilis, Conhaque Domus e Caipirinha Mix 51.

    Tendências em seu ambiente de negócios:

    Na década de 90, a empresa deu início à exportação da cachaça, que alcançou o reconhecimento de produto genuinamente brasileiro. Com o mercado interno já conquistado, foi observada a chance de ampliação dos negócios através da exportação do produto. O primeiro país a receber a cachaça foi o Japão.
    Com faturamento médio anual de R$ 500 milhões, a Cia. Müller responde por mais de 1/3 da produção de cachaça no Brasil. Na Grande São Paulo, a Cachaça 51 chega a ser responsável por mais de 50% do total consumido. Em outros estudos, a Cachaça 51 foi situada como a quinta bebida destilada mais consumida do mundo.

    Mix de oferta:

    O Mix de oferta da empresa está voltada ao mercado de destilados.

    Cachaça 51

    - Marca que compõe com a Cachaça 51 a liderança da empresa no setor.

    Caninha 29

    - Semelhante à cachaça 51. Entretanto, custo mais baixo.

    5! Ice

    - É uma bem sucedida extensão de linha da marca 51. É hoje uma das mais vendidas marcas no segmento das ices. Pioneira no país à base de aguardente de cana, numa inovação que foi recebida de forma entusiasmada pelos consumidores em todo o país.

    Cachaça Premium Terra Brazilis

    - É a aguardente Premium da companhia. Envelhecida por anos em tonéis de carvalho, é uma bebida elaborada com os mais altos níveis de qualidade e pureza, controle voltado para apuramento de sabor e cor.

    Conhaque Domus

    - É um dos mais vendidos do país. Reconhecido pelo seu sabor diferenciado, responsável pela introdução da embalagem transparente, também foi o primeiro conhaque a ser lançado em lata.

    A Caipirinha Mix 51

    - Com tecnologia avançada e pioneira de liofilização, reúne limão e açúcar num único conjunto. É um produto com forte perfil para exportação.

    Distribuição:

    A empresa possui frota própria para transportar os seus produtos. Em seus centros de distribuição, existem programas para agendamento de carga e descarga, otimizando assim o transporte.
    O transporte de seus produtos é focado no rodoviário devido às rotas e também a flexibilidade de horários (tanto para entrega quanto para retirada).
    A equipe de vendas, que é própria, unifica e coordena as atividades de comercialização e promoção dos produtos. Esta equipe também acompanha a situação dos produtos nos postos de venda (exposição, por exemplo), pois se entende que a mostra do produto também é importante para a concretização da venda. Este acompanhamento verifica detalhes não somente do produto exposto (embalagem, por exemplo) como também como ele está exposto (local na gôndola, por exemplo), pois esses detalhes são combinados com o posto de venda.
    Na logística da empresa, pode-se notar que não há intermediários, pois ela produz, engarrafa, armazena, transporta e distribui. Somente para o consumidor final é que a venda é realizada por bares e supermercados, por exemplo.

    Preço, vendas e Marketing:

    A empresa mantém propaganda permanente de seus produtos, principalmente de seu carro chefe, a Cachaça 51. Essa propaganda entra também no auxílio às estratégias de venda da empresa, pois como foi comentado no tópico anterior, existe a preocupação da imagem do produto nos postos de venda.
    A propaganda é feita em diferentes meios de comunicação, nos postos de venda (com a instalação de placas, toldos, mesas e cadeiras com a marca do produto, por exemplo) e até nas roupas de revendedores (jaleco de ambulantes, por exemplo). A marca 51 já está bem divulgada no mercado nacional. Atualmente, efetuam um trabalho de “manutenção” da marca para que ela se mantenha sempre lembrada como a “principal” das cachaças.
    As suas vendas se concentram no varejo. Afinal, 47% do varejo é caracterizado por bares.
    Seus produtos são destinados para diferentes públicos, levando em consideração, por exemplo, idade (no caso do 51 Ice, que é voltado para o público jovem) e poder aquisitivo (Terra Brazilis, que é uma cachaça melhor confeccionada e, por isso, mais cara). Porém, no geral, a empresa é voltada para o popular (produtos com boa qualidade e com preço baixo).
    Dentre suas atividades de marketing, existem programas de relacionamento com órgãos públicos municipais, estaduais e federais para ações voltadas às comunidades (campanha do agasalho, por exemplo).
    Pode-se notar que o preço de seus produtos também tem efeito psicológico, que é o não arredondado (R$ 6,29, por exemplo), fazendo com que o consumidor tenha a impressão de estar pagando ainda mais barato pelo produto. A marca em si não é questionada pela sua qualidade exatamente pelo fato do tempo em que está no mercado (há mais de 40 anos) e pela sua imagem estar muito bem divulgada ao longo dos anos através de suas atividades de marketing.
    A empresa está enquadrada no tipo de varejista tradicional, pois tem instalações sofisticadas e variedades de produtos.
    A empresa possui os 6 “Os” do varejo (Produtos, Preço, Promoção, Apresentação, Pessoal e Ponto).
    A aplicação do preço também se baseia na concorrência, onde a empresa pode deixar o seu produto, em algumas situações, até 1 centavo mais barato do que o concorrente, por exemplo.

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