Natura – Segmentação na base Comportamental do mercado consumidor
Principais variáveis: Ocasiões: torna cada compra um momento único, pois, lida com o emocional dos consumidores. Além de que, tem kits para datas comemorativas que lidam diretamente com o irracional da situação e com racional (produto com qualidade, conceito). Benefícios: Qualidade dos produtos (produtos naturais, conscientes), serviço (consultoria de beleza), economia (produtos com custo-benefício interessante ao cliente), rapidez (conveniência – venda direta – door-to-door). Status do usuário: geralmente, os consumidores da Natura são usuários regulares. Índice de utilização: medium-user e heavy-user. Status de fidelidade: Forte (cria vínculo afetivo). Estágio de prontidão: consciente (conhece a qualidade do produto), informado (o público consumidor conhece os produtos, se identifica com ele), interessado (aproveita os serviços e a consultoria das vendedoras), desejoso (espera um retorno pelos produtos que utiliza). Atitude em relação ao produto: Entusiasta (benefícios do produto) e positivista (identificação com o produto e as causas sociais desenvolvidas pela Natura).
Alunas: Aparecida H. Dias, Andreia M. Berto, Camila Papa
Eduardo Wassencio José Romanucci Neto Marcus Teixeira Penteado
Case: NATURA
Natura bem estar bem
- internacionalização – 5% do mercado externo - centro integrado de produção, logística, pesquisa e desenvolvimento - recursos da biodiversidade – financia projetos sustentáveis - produção interna, execeto embalagens - protegida por alíquotas de 15% a 19,5% seguram novos entrantes - inspeção à fábrica – selo IMAFLORA - área florestal - responsabilidade social e ambiental à construção de marca - boa imagem dos produtos - vendas diretas - produtos mais acessíveis a clientes de baixa renda - avon - longe de alcançar a lucratividade em suas operações internacionais - prêmio por produtividade (carro Avon – jóia Natura) - flexibilização de preço (Avon 30 dias / natura 21 dias para pagar) - A Avon melhorou muito o visual dos seus produtos e ainda é imbatível em preço
Discentes: Jacques F. Dos Santos Ricardo Pastore Rodrigo Parras
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
EMPRESA E PRODUTO:
Gol Linhas Aéreas
A empresa utiliza como metodologia de Marketing Mix uma abordagem de massa, tendo como previsão o atendimento de todo o mercado, possuindo como fator diferencial o preço promovendo um serviço acontento. Caracteriza-se por disponibilizar ao público consumidor um único tipo de produto (classe econômica) para todo o mercado.
CLIENTES ALVO:
Pessoas interessadas em transporte aéreo (rapidez) a baixo custo.
Natura – Segmentação na base Comportamental do mercado consumidor
ResponderExcluirPrincipais variáveis:
Ocasiões: torna cada compra um momento único, pois, lida com o emocional dos consumidores. Além de que, tem kits para datas comemorativas que lidam diretamente com o irracional da situação e com racional (produto com qualidade, conceito).
Benefícios: Qualidade dos produtos (produtos naturais, conscientes), serviço (consultoria de beleza), economia (produtos com custo-benefício interessante ao cliente), rapidez (conveniência – venda direta – door-to-door).
Status do usuário: geralmente, os consumidores da Natura são usuários regulares.
Índice de utilização: medium-user e heavy-user.
Status de fidelidade: Forte (cria vínculo afetivo).
Estágio de prontidão: consciente (conhece a qualidade do produto), informado (o público consumidor conhece os produtos, se identifica com ele), interessado (aproveita os serviços e a consultoria das vendedoras), desejoso (espera um retorno pelos produtos que utiliza).
Atitude em relação ao produto: Entusiasta (benefícios do produto) e positivista (identificação com o produto e as causas sociais desenvolvidas pela Natura).
Alunas: Aparecida H. Dias, Andreia M. Berto, Camila Papa
Eduardo Wassencio
ResponderExcluirJosé Romanucci Neto
Marcus Teixeira Penteado
Case: NATURA
Natura bem estar bem
- internacionalização – 5% do mercado externo
- centro integrado de produção, logística, pesquisa e desenvolvimento
- recursos da biodiversidade – financia projetos sustentáveis
- produção interna, execeto embalagens
- protegida por alíquotas de 15% a 19,5% seguram novos entrantes
- inspeção à fábrica – selo IMAFLORA
- área florestal
- responsabilidade social e ambiental à construção de marca
- boa imagem dos produtos
- vendas diretas
- produtos mais acessíveis a clientes de baixa renda - avon
- longe de alcançar a lucratividade em suas operações internacionais
- prêmio por produtividade (carro Avon – jóia Natura)
- flexibilização de preço (Avon 30 dias / natura 21 dias para pagar)
- A Avon melhorou muito o visual dos seus produtos e ainda é imbatível em preço
Marketing estratégico
ResponderExcluirProfessor:: Dr. Alberto Claro
Discentes:
Jacques F. Dos Santos
Ricardo Pastore
Rodrigo Parras
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
EMPRESA E PRODUTO:
Gol Linhas Aéreas
A empresa utiliza como metodologia de Marketing Mix uma abordagem de massa,
tendo como previsão o atendimento de todo o mercado, possuindo como fator diferencial o preço promovendo um serviço acontento.
Caracteriza-se por disponibilizar ao público consumidor um único tipo de produto (classe econômica) para todo o mercado.
CLIENTES ALVO:
Pessoas interessadas em transporte aéreo (rapidez) a baixo custo.
BENEFÍCIOS:
Preço baixo.
PREÇO:
Significativamente menor que a concorrência.
PROPOSTA DE VALOR:
Economia de tempo e dinheiro