quarta-feira, 9 de maio de 2007

MBA em COMEX Unisantos 2007 - Análise do Mix de Oferta da empresa estudada no caso

Aqui os grupos deverão colocar os seus comentários sobre o mix de oferta detectado no estudo de caso selecionado para a disciplina Marketing Internacional.

4 comentários:

  1. Antonio / Aparecido / Wagnerqua. mai. 09, 10:27:00 PM 2007

    Marketing Internacional
    Antonio / Aparecido / Wagner


    Empresa: Cia Müller de Bebidas (produtora brasileira de cachaça)

    Os principais produtos da Companhia Müller de Bebidas são: a Cachaça 51 (líder nacional), Caninha 29, 5! Ice, cachaça Premium Terra Brazilis, Conhaque Domus e Caipirinha Mix 51.

    Tendências em seu ambiente de negócios:

    Na década de 90, a empresa deu início à exportação da cachaça, que alcançou o reconhecimento de produto genuinamente brasileiro. Com o mercado interno já conquistado, foi observada a chance de ampliação dos negócios através da exportação do produto. O primeiro país a receber a cachaça foi o Japão.
    Com faturamento médio anual de R$ 500 milhões, a Cia. Müller responde por mais de 1/3 da produção de cachaça no Brasil. Na Grande São Paulo, a Cachaça 51 chega a ser responsável por mais de 50% do total consumido. Em outros estudos, a Cachaça 51 foi situada como a quinta bebida destilada mais consumida do mundo.

    Mix de oferta:

    O Mix de oferta da empresa está voltada ao mercado de destilados.

    Cachaça 51

    - Marca que compõe com a Cachaça 51 a liderança da empresa no setor.

    Caninha 29

    - Semelhante à cachaça 51. Entretanto, custo mais baixo.

    5! Ice

    - É uma bem sucedida extensão de linha da marca 51. É hoje uma das mais vendidas marcas no segmento das ices. Pioneira no país à base de aguardente de cana, numa inovação que foi recebida de forma entusiasmada pelos consumidores em todo o país.

    Cachaça Premium Terra Brazilis

    - É a aguardente Premium da companhia. Envelhecida por anos em tonéis de carvalho, é uma bebida elaborada com os mais altos níveis de qualidade e pureza, controle voltado para apuramento de sabor e cor.

    Conhaque Domus

    - É um dos mais vendidos do país. Reconhecido pelo seu sabor diferenciado, responsável pela introdução da embalagem transparente, também foi o primeiro conhaque a ser lançado em lata.


    A Caipirinha Mix 51

    - Com tecnologia avançada e pioneira de liofilização, reúne limão e açúcar num único conjunto. É um produto com forte perfil para exportação.

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  2. Luciene, Marcelo e Julianaqua. mai. 16, 09:13:00 PM 2007

    Avon
    Luciene, Marcelo e Juliana.

    Perfil

    Um dos segredos do sucesso da marca em diferentes países é a conduta responsável e de respeito às particularidades locais. Como o desenvolvimento dos produtos globais é feito nos Estados Unidos, antes de eles chegarem ao mercado brasileiro, por exemplo, a empresa expõe a fórmula ao rigor da legislação nacional e, mais do que isso, investiga se a textura, as cores ou fragrâncias estão adaptadas ao clima do País e ao gosto das brasileiras.

    Segue, ainda, especificações para garantir a segurança, a qualidade e a eficiência dos produtos. E investe na certificação dos fornecedores, por meio de diversos programas - como a SA 8000 - e de excelência industrial. Isso assegura mais qualidade e menor preço já que a queda na rejeição de insumos promove, conseqüentemente, a redução dos custos finais, o que favorece o consumidor. Além disso, as empresas parceiras sentem-se motivadas a melhorar a qualidade do material fornecido e a incrementar a produtividade.

    Diversidade

    A Avon é sinônimo de produtos de beleza de alta qualidade a preços acessíveis. Mas, além desses produtos, que ajudam a mulher a cuidar da sua beleza e saúde, a empresa leva a elas outras oportunidades de consumo.

    As revendedoras Avon também representam a própria diversidade do povo brasileiro devido à capilaridade de distribuição de mais de 1 milhão de mulheres por todo o Brasil. Acredita-se que cerca de 50 milhões de pessoas estejam ligadas à vida delas, se forem considerados parentes, clientes, amigos e comunidade.

    Os principais produtos da Companhia Avon de cosméticos são:

    Cabelos,Crianças,Cuidados da Pele,Homens,Maquiagem,Perfumes,Teen Um Beijo pela Vida,Uso Diário, Proteção solar, loção e sabonetes, Refrescantes, Instituto Avon, Desodorantes.

    O Mix de oferta da empresa está voltada ao mercado de Cosméticos.

    Linha de cremes Renew - A marca de antidade escolhida por mais de 4 milhões de brasileiros. Renovando os produtos dias e noites.

    Avon Sun - linha de protetores solar.

    Linha Erva Doce - Mais frescor e cremosidade.

    Linha de Perfumes - Classicos, Fragancias Internacionais, Esportiva, Florais, Refrescantes, Baby.

    Linha de maquiagem - Avon Color, Color Trend.
    Qua Mai 16, 09:03:00 PM 2007

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  3. Geovaci Jose da Silva e Lizandra Jesus do Carmoqua. mai. 23, 01:07:00 AM 2007

    Petrobrás

    Origem

    A Petrobrás foi constituída em outubro de 1.953 com a edição da Lei 2.004. A Petrobrás foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor de petróleo no Brasil em nome da união.

    História

    A Petrobrás iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo ( CNP ), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

    As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados foram monopolizado pela Petrobrás de 1954 a 1997. Durante este período tornou se líder em comercialização de derivados de petróleo no pais.

    Visão

    A Petrobrás está trilhando o caminho da integração também nos Estados Unidos e tem por base excelente perspectivas de crescimento até 2013 a produção de óleo equivalente vai crescer dos atuais 20 mil barris / dia para 130 mil barris / dia.

    Atualmente a Petrobrás conseguiu autorização da MMS (Minerals Management Services), agência que regula a atividade de petróleo nos Estados Unidos para instalar um PSFO no Golfo do México, a primeira em áreas americanas e anuncia e anuncia a participação da empresa nos dois leilões de áreas de exploração a serem realizadas este ano no pais.

    Mercado de Atuação

    Em 1997, o Brasil através da Petrobrás ingressou no seleto grupo de 16 paises que produzem 1 milhão de barris de óleo por dia. A Petrobrás em 1997 estava presente em 11 paises, atualmente a companhia mantém as atividades operacionais ou escritórios em 23 paises.

    No ranking mundial a Petrobrás se tornou se a 14º. empresa, entre todas as companhias de petróleo e a 7º. entre as capital aberto.

    Contexto Econômico

    Os resultados econômicos demonstram que a Petrobrás no cenário competitivo continua sua tendência de crescimento com lucros que ultrapassam 1.373 bilhão de dólares em 1997 e 12 bilhões de dólares em 2005.

    Em 2006 a Petrobrás conseguia a produção recorde de 1.912.733 barris de petróleo

    Numa das maiores operações empresarias realizadas no Brasil, a Petrobrás anunciou a aquisição dos negócios do Grupo Ipiranga, consolidando e ampliando a presença nos setores petroquímico e distribuição de combustíveis.

    Contexto Tecnológico

    A fim de continuar a fazer história na criação de tecnologia, a Petrobrás está ampliando seu Centro de Pesquisas em uma área de 183 mil m3, localizado próximo as instalações , com laboratórios de pesquisa inovador como centros de realidade virtual interligado as áreas de Bio tecnologia, desenvolvendo técnicas de captação de água da chuva, ventilação e iluminação natural.

    Parcelas crescentes da demanda de energia serão supridas por fontes renováveis de energia solar, eólica, biomassa e biocombustíveis

    O hidrogênio pode ser uma resposta a esse desafio, podendo se tornar no futuro, um vetor energético que potencialize o uso energias renovadas.

    Contexto Ambiental

    Reduzir o impacto das atividades industriais na atmosfera é um dos principais objetivos da Petrobrás, a companhia implantou o monitoramento de chaminés e sistemas para minimizar as emissões em tanques de petróleo.

    O programa de excelência em gestão ambiental, o maior do gênero na industria de petróleo, este projeto envolveram desde a revisão de sistemas, construção e ampliação, até a automação da malha principal de dutos da companhia. Visando ampliar a confiabilidade dos equipamentos e nos sistemas de gestão.

    Político Sócio-Cultural

    A Petrobrás vem se destacando no patrocínio de eventos e de associar-se a diversas empresas reunindo atuações marcantes nas áreas de artes plásticas, patrimônio histórico, esportes, musica, apóio e revitalização de centros culturais e ações sociais.

    Mix de Produtos

    O mix de produtos da Petrobrás são: gasolinas automotivas, combustíveis de aviação, óleo diesel, óleos lubrificantes, óleos combustíveis, GLP, gás natural, produtos asfalticos, querosene de iluminação, solventes, parafinas, matéria prima para fertilizante, nafta petroquímica, enxofre, bunker ( combustível para navios ).

    Marcas: Lubrax Lubrificantes, Diesel Podium, Diesel Verana

    Preço

    Maioria dos preços depende da variação do preço do petróleo no mercado internacional e taxas cambiais,.

    Os preços dos produtos não dependem exclusivamente da empresa. Tributos e margens de comercialização são alguns dos componentes do preço final do produto.

    Composição de Preços

    Exemplos

    a) Botijão de Gás ( GLP ) – 13 Kgs – R$ 31,16 ( Rio de Janeiro )

    44% - R$ 13,578 = Distribuição e Revenda
    20% - R$ 6,289 = Tributos
    36% - R$ 11,293 = Realização Petrobrás.

    Distribuição e Revenda – calculado por diferença ( inclui frete ) não esta incluso taxa de entrega domicilio.

    Tributos – Considerar o Cide, Pis/Cofins, Icms total

    Preço Realizado – Refinaria.

    b) Gasolina – R$ 2,52 – Preço na bomba.

    13% - R$ 0,3322 = Distribuição e Revenda
    8% - R$ 0,2087 = Custo do Álcool Anidro
    32% - R$ 0,8845 = Icms
    17% - R$ 0,4248 = Cide / Pis-Cofins
    30% - R$ o, 7498= Realização Petrobrás.

    Canal de Distribuição

    A Petrobras Distribuidora S.A. (BR), subsidiária da Petrobras, possui a maior rede de postos de serviços do Brasil: são 7 mil postos espalhados por todas as regiões do território nacional (dos quais 5.095 são considerados ativos). A rede própria é de 631 postos, enquanto os outros 6.369 pertencem a terceiros.

    Segmento de consumidores diretos
    A BR é líder nesse segmento, representado por grandes clientes industriais, frotas de transporte, companhias de aviação e órgãos públicos. A participação global no mercado de consumidores diretos é de 45%. Um dos principais diferenciais em relação à concorrência é a oferta de suporte técnico no atendimento, fator que amplia o nível de fidelização dos clientes. A BR mantém a maior rede de distribuição de combustíveis e lubrificantes do Brasil. São 58 bases e terminais estrategicamente localizados, que garantem excelente capilaridade para a colocação dos produtos. Essa rede também permite integrar soluções de transporte e estoque com melhor qualidade dos serviços oferecidos, o que confere um diferencial importante em relação à concorrência.

    REDE DE POSTOS UNIDADES
    Postos BR 7.000
    Urbanos 5.109
    Rodoviários 1.798
    Marítimos 93
    Postos ativos 5.095
    Postos próprios 631
    Postos de terceiros 6.369
    Lojas de conveniência 634
    Postos de Gás Natural Veicular - GNV 204

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  4. THATIANE / NILSON / VERÔNICA

    TOYOTA – MIX DE PRODUTOS/OFERTA

    Abrangência
    Extensão de Linha
    Profundidade

    1. Automóveis
    1.1 - Veículos de Passageiros
    1.1.1 - Corolla
    Corolla Sedan XLi 1.6 16V
    Corolla Sedan XLi 1.6 16V (aut)
    Corolla Sedan XEi 1.8 16V
    Corolla Sedan XEi 1.8 16V (aut)
    Corolla Sedan SEG 1.8 16V (aut)
    1.1.2 - Corolla Fielder
    Corolla Fielder 1.8 16V
    Corolla Fielder 1.8 16V (aut)
    1.1.3 - Camry Sedan
    Camry Sedan 3.5 V6
    1.1.4 - Sedan
    1.1.5 - Toyota Fine-T
    1.1.6 - Prius

    1.2 - Veículos 4 x 4
    1.2.1 - Hilux
    - Hilux Cabine Dupla
    Hilux STD 4x2 2.5 (cab. dupla)
    Hilux STD 4x4 2.5 (cab. dupla)
    Hilux SR 4X2 3.0 (cab dupla)
    Hilux SRV 4x2 3.0 (cab. dupla)
    Hilux SR 4x4 3.0 (cab. dupla)
    Hilux SRV 4x4 3.0 (cab. dupla)
    Hilux SRV 4X4 3.0 (cab dupla) (aut)
    - Hilux Cabine Simples
    Hilux STD 4x2 2.5 (cab. simples)
    Hilux STD 4x4 2.5 (cab. simples)
    - Hilux SW
    Hilux SW4 SRV 4x4 3.0 Turbo
    Hilux SW4 SRV 4x4 3.0 Turbo (aut)
    1.2.2 - RAV4
    Rav4 4x4 2.4 16V
    1.2.3 - Land Cruiser Prado
    Land Cruiser Prado 007
    Land Cruiser Prado 4x4 3.0 Turbo
    Land Cruiser Prado 4x4 3.0 Turbo (aut)
    1.2.4 - Highlander
    1.2.5 - Lexus
    Lexus LS 430
    Lexus ES330
    Lexus RX 400h

    2. Empilhadeiras
    2.1 - A Combustão - 7FG/7FD
    2.2 - A Combustão - 5FG/5FD
    2.3 - Elétricas - 7FB
    2.4 - Elétricas Retráteis - 6FBRE

    3. Rebocadores
    3.1 - 2TG10
    3.2 - Elétricos - CBT

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