quarta-feira, 23 de maio de 2007

MBA COMEX - UniSantos - Estratégias de Comunicação

Coloque aqui a análise referente às estratégias de Comunicação utilizadas pelas empresas que são objeto do Estudo de Caso feito pelo grupo.

5 comentários:

  1. PREÇO

    A Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente em mais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado.

    A companhia é também uma das melhores montadoras em satisfação do cliente na maioria dos países, construindo uma excelente reputação por todo o mundo pela qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e serviços pós-vendas.

    A Toyota do Brasil Ltda alerta os consumidores de veículos de sua marca para os golpes que vêm sendo aplicados em várias regiões do país por estelionatários que anunciam por diversos meios de comunicação, especialmente nos classificados de jornais, a venda de veículos Toyota diretamente por funcionários desta, por valor bem abaixo do valor de mercado e em condições de pagamento muito atraentes.

    Além disso, na tentativa de conferirem maior veracidade ao golpe, os estelionatários emitem notas fiscais, recibos e contratos com a logomarca da montadora, como se o negócio fosse entabulado entre o consumidor e o funcionário com a anuência da montadora.

    Diante do aumento das reclamações, a Toyota divulga a seguir orientações fundamentais acerca da aquisição de veículos de sua marca, na tentativa de alertar os seus consumidores, potenciais vítimas do golpe aplicado pelos estelionatários:

    A Toyota do Brasil não vende veículos diretamente ao público, tanto a venda como a entrega são feitas por intermédio de concessionário autorizado Toyota.

    - A Toyota do Brasil não vende veículos aos seus funcionários com descontos ou vantagens, tampouco autoriza qualquer funcionário a fazê-lo a terceiros.

    - Compare o preço anunciado com o preço do mesmo veículo e modelo, com iguais características, no site da Toyota do Brasil ou em um distribuidor autorizado Toyota

    A Toyota lança novo carro Auris com preços competitivos no mercado português. O novo Toyota conta com uma gama de cinco motorizações, das quais duas a gasolina e três a diesel. Além de se preocupar com a segurança do consumidor, a Toyota pensa em lançar um preço competitivo e qualidade em seus produtos. isso tudo faz com que ela tenha melhores níveis de qualidade do setor automotivo e excelentes níveis de rentabilidade.

    CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

    A Toyota utliza o PULL ( atração ), a propaganda, tem uma área de marketing bem estruturada, pois encanta o cliente, faz com que este se sinta seguro, tenha qualidade e status, carros luxuosos.

    A Toyota conhece seu consumidor, sabe o que ele quer do canal e do seu produto. Ela conhece seu varejo, seus canais e seus verdadeiros clientes.

    A Toyota e as redes de aprendizado.

    Para montar seus veículos nos EUA, a montadora de automóveis japonesa Toyota compra mais de 70% das peças de fornecedores norte-americanos, utiliza praticamente os mesmos fornecedores sempre e adquire quantidades menores do que as dos concorrentes nacionais.

    Outro dado: de 1965 a 1992, a empresa japonesa e seus fornecedores aumentaram sua produtividade em cerca de 700%, enquanto, no mesmo período, as montadoras norte-americanas e seus fornecedores conseguiram aumentos de produtividade de 250% e menos de 50%,respectivamente.

    Segundo este estudo de caso, a Toyota promove ativamente a transferência de conhecimento para seus fornecedores, em vez de tentar proteger o que sabe. Para isso, ela estimula a reunião de seus fornecedores em associações chamadas “kyohokai” (veja o quadro “ Como a Toyota facilita o aprendizado de seus fornecedores" ) e desenvolve a infra-estrutura e os processos interorganizacionais –redes– necessários.

    Segue abaixo influências do modelo de gestão japonês no gerenciamento das cadeias de varejo

    O presente trabalho consiste em um resgate do modelo de Gestão Japonês (Modelo Toyota) e como os conceitos desse modelo têm influenciado o front-office das cadeias de varejo. Através de pesquisa bibliográfica em revistas especializadas e acadêmicas foi possível verificar como o Marketing de Relacionamento expressa a nova forma de gestão empresarial de supermercados, incluindo conceitos fundamentais do modelo Toyota, tais como; o kanban, a multifuncionalidade do trabalhador, a flexibilização da organização e o ciclo de inovações de produtos. A geração de uma lógica inversa ao fordismo, onde o cliente passa a interagir com o fornecedor de forma a exigir um produto adequado às suas necessidades está direcionando a tecnologia empregada no setor, o que constrói uma perspectiva inteiramente nova no formato das relações comerciais, gerando organizações inteligentes, em um contexto de aprendizagem contínua e garantindo um feedback constante com o mercado consumidor. O trabalho possibilitou ainda, analisar a incorporação das tecnologias de banco de dados empregada nos supermercados através do CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor), o que constitui um conjunto integrado de softwares interativos, tornando viável o resgate dos conceitos do modelo Toyota para a logística dos supermercados. Enfim, o entendimento do processo de modernização pelo qual está atravessando o setor varejista possibilita perceber a forma como os novos conceitos estão sendo inseridos nos diversos setores das organizações de comércio.

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  2. TERRA FIRME PARA QUEM QUER FAZER UM EXCELENTE NEGÓCIO: INTERMARINE.

    A Intermarine busca estar sempre atendendo seu público alvo, classe A de uma maneira diferenciada, com eventos, patrocínios esportivos e com Representante em todas as Marinas para passar aos Clientes segurança na hora de adquirir uma embarcação.

    São muitos os detalhes que fazem da Intermarine uma grande Empresa no Mercado Náutico Brasileiro. Uma empresa totalmente sintonizada com o futuro e com as exigências de cada cliente.

    MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR SEU PÚBLICO:
    REVISTAS, MALA DIRETA, INTERNET, EVENTOS EM IATES CLUBE.

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  3. TOYOTA - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

    VERÔNICA / NILSON / THATIANE

    Na maioria das corporações, a comunicação é a base para o fortalecimento de uma marca no mercado visual. Contudo o perfil conservador da Toyota não permite que as estratégias de negócios se desenvolvam exclusivamente sob os holofotes da publicidade.

    O foco é a qualidade do produto ofertado e a política de redução de custos. A marca está estampada em todos os veículos mais expressivos de informação; televisão, internet, revistas e jornais, mais o objetivo é reduzir a quantidade de anúncios, segundo informações descritas pela diretoria da empresa, na edição de mai/07 da revista exame.

    Com o crescimento expressivo, a conquista da liderança de mercado, a preocupação atual da montadora está voltada a manter o índice de satisfação dos seus clientes e melhor administrar o crescimento com a qualidade habitual.

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  4. Geovaci Jose da Silva e Lizandra Jesus do Carmoter. mai. 29, 12:04:00 AM 2007

    Estratégias de Comunicação - Petrobrás

    A comunicação da Petrobrás determina que cada área, unidade e subsidiária da companhia deve:

    - Promover, preservar e defender sua marca e sua identidade corporativa, fortalecendo e consolidando a imagem da empresa.

    - Comunicar-se de forma transparente, rápida e continua, fornecendo informações claras, segura, objetiva sobre as atividades, produtos e serviços social e corporativa;

    - Buscar continuidade e conhecimento das opiniões, necessidades e expectativas do público, respeitando sua diversidade cultural;

    - Manter uma comunicação aberta constante e abrangente com os empregados, contribuindo para fortalecer o compromisso com os objetivos e estratégias corporativas.

    - Promover estreito relacionamento com a comunidade influenciada pelas operações da companhia, mantendo permanente relacionamento com seus representantes;

    Canal Sac

    È utilizado para ouvir tantos os clientes, quanto à sociedade em geral, recebendo reclamações, solicitações, consultas, elogios e respondendo sempre a todos através de um processo que envolve centenas de pessoas de todo o sistema Petrobrás. O Sac Petrobrás acredita que as reclamações são uma dádiva, pois quem reclama esta demonstrando interesse e toda reclamação é uma oportunidade de melhora, e a cada momento em que a empresa melhora o seu atendimento e a sua maneira de dar atenção às demandas, e as reclamações começam a se transformar em parcerias sempre em busca da melhoria continua.

    Estas comunicações são feitas.

    Empresas do Grupo: publicações regionais, nacionais, internacionais, atividades de promoção, eventos, encontros periódicos, intranet, portal corporativo, Internet, portal de relacionamento, correio eletrônico, entre outros;

    Público Interno: Revista Petrobrás, Intranet corporativa e programação da TV Petrobrás (WEBTV)

    Investidores: Site da companhia, relatórios, balanços, etc...

    Comunidade: Audiências públicas, reuniões, material impresso, participação em feiras e eventos.

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  5. Oi Professor, gostaria de saber se tem como o sr me fornecer o numero de telefone da Pratike eu preciso falar com o Sr Onesimo Affini Junior.
    Meu e-mail basilicadapenha@ig.com.br
    meu tel 6941 0586

    Obrigada

    Juliana

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