quarta-feira, 28 de março de 2007

MBA Gestão Empresarial 2007 Unisantos - Estudo de Caso - Jequitimar


Este espaço é para os alunos do MBA em Gestão Empresarial, da Universidade Católica de Santos - Unisantos, postarem a sua análise ao Ambiente de Negócias e com relação às estratégias de Precificação e Conveniência das empresas que está sendo estudadas na disciplina Marketing Globalizado.

Área do Grupo que estuda o Jequitimar.

Um comentário:

  1. Ana Paula, Peterson e Rodrigoseg abr 02, 09:13:00 PM 2007

    Histórico do Empreendimento:
    O Sofitel Jequitimar Guarujá será construído no mesmo local em que, na década de 40, foi fundado o Hotel Jequitimar pela família Prado. O hotel, que teve seu auge na década de 70, era freqüentado por celebridades como Kirk Douglas, a princesa Ira von Fürstemberg, Di Cavalcanti, Emerson Fittipaldi e Pelé, entre outros. Nessa mesma época, Silvio Santos comprou uma casa a poucos quilômetros do hotel, na praia da Enseada. Em 1997, o empresário realizou um sonho antigo e comprou o hotel com o objetivo de reconstrui-lo e devolver o glamour e a exclusividade que caracterizaram o passado do Guarujá.

    1. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING

    1.1 Tendências:
    Na década de 70, Guarujá foi destino de muitas construtoras que espalharam pela cidade milhares de prédios, caracterizando um verdadeiro “boom” imobiliário. Hoje, diversos investidores, voltando a acreditar no potencial do Município, buscam áreas da cidade para abrigar novos empreendimentos comerciais, o que movimenta a economia local e gera empregos.

    O Grupo Silvio Santos (SISAN), então, procurou alguns parceiros para projetar um hotel, Spa e Resort que fosse belo, ousado e que se tornasse uma referência para toda América Latina.

    1.2 Processo de pesquisas e desenvolvimento

    O grupo pensou inicialmente em um hotel de porte grande com no mínimo de 600 a 700 quartos, mas o estudo demonstrou o contrario: a melhor forma de fazer retornar o investimento seria utilizar o espaço para agregar o maior número de equipamentos, afim de atrair turistas e investidores. De acordo com a arquiteta responsável, uma exigência dos clientes era que o máximo de quartos estivessem voltados para o mar. O projeto conseguiu fazer com que mais de 80% (oitenta por cento) de unidades tivessem vista para a praia. Além dos dormitórios, toda área central do hotel, o coffe shop e SPA tem um abertura de trinta metros de largura para vislumbrar a praia e o horizonte


    1.3 Público alvo do empreendimento:

    O complexo hoteleiro terá como público-alvo famílias, especialmente as que moram na capital e no interior do Estado, que rumam para o litoral norte paulista por falta de opção nas outras regiões. O projeto, porém, não descarta o público internacional e também o turismo de negócios.
    O Jequitimar irá atender também a procura por turismo de negócios na região do litoral paulista.
    O Grupo SISAN, que sempre teve a imagem mais ligada às classes populares, deseja mostrar sua versatilidade ao investir em um empreendimento de alto padrão. “Somos mais conhecidos pela atuação junto a essa faixa da população, mas também temos projetos para as classes A e B. O que buscamos são boas oportunidades de negócios, sempre nos guiando pelo exemplo empreendedor de Silvio Santos”, afirmou Eduardo Velucci – Presidente da SISAN.


    1.4 Nível de desenv. Econômico da região: - (aguardando Secretario de Turismo)



    1.5 Parcerias e Padronização de serviços:

    O hotel, que é de propriedade exclusiva do Grupo Silvio Santos, será administrado pela rede francesa Accor, que firmou um contrato de sete anos para operar o hotel com a bandeira Sofitel, seu produto de luxo, presente em 190 hotéis em 56 países.
    A Accor, que tem como missão o compromisso e a hospitalidade, atualmente é o 4º maior grupo mundial em sua área de atuação, possuindo 470 mil apartamentos em 90 países e empregando 169 mil pessoas.

    “A marca Sofitel, do grupo Accor, agrega muito valor ao projeto como um todo”, disse Eduardo Velucci, diretor da Sisan Empreendimentos Imobiliários.

    Desta forma, o complexo Sofitel Jequitimar Guarujá utiliza uma marca combinada (co-branding), e está em conformidade com o padrão internacional de serviços da rede Sofitel.

    Segundo Velucci, a preocupação com o meio ambiente também está na pauta da construção do Jequitimar: “Seguimos exatamente as orientações solicitadas pelos os órgãos reguladores, tais como as Secretarias do Meio Ambiente municipal e estadual e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)”.


    1.6 Responsabilidade Social:

    O Grupo Sisan, junto com empresas parceiras(*), patrocina o “Projeto Cidadão – Sua porta para o Futuro”, que visa capacitar jovens na faixa etária de 18 à 20 anos, pertencentes as comunidades vizinhas ao hotel (Barreira, Vila Baiana, Vila Rã, Maré Mansa e Areão), além de inseri-los no mercado de trabalho.
    São oferecidos cursos nas áreas de Turismo e Vendas / Varejo.

    (*) O projeto tem a criação do Grupo N&A – Mercado Cultural; Execução: Usina do Ofício e UNAERP; Realização do Grupo Silvio Santos e SISAN Empreendimentos Imobiliários.


    1.7 Ambiente sociocultural:

    Houve dificuldades em encontrar pessoal qualificado na região para contratação.
    A estratégia foi ocupar as funções mais importantes com profissionais mais experientes (fora da região), e estes foram montando suas equipes.
    Também foram montadas equipes de treinamento para as funções mais básicas (garçons, camareiras, etc), além da parceria com uma Universidade local para aproveitamento de alunos e estagiários de turismo e hotelaria.

    A construção do empreendimento, iniciada no 2º semestre de 2005, gerou aproximadamente 600 empregos diretos.
    Após a pré-inauguração (2º semestre de 2006), foram gerados quase 500 empregos diretos, sendo 315 somente no hotel, e o restante nas demais áreas do complexo (Villa, restaurantes, etc).

    1.8 Concorrência:

    1.8.1 Visão do concorrente em relação ao novo empreendimento - (análise do grupo).

    1.8.2 Visão do Jequitimar em relação ao concorrente:
    “É uma concorrência saudável”, diz a gerente de RH do complexo, Gláucia ____, já que a cidade comporta os dois empreendimentos. Muitas empresas procuram a região para realização de eventos, e o número de pessoas convidadas é maior que a capacidade disponível do hotel no momento. Desta forma, existe uma certa “colaboração” entre os hotéis para divisão de hóspedes.


    2. ESTRATÉGIA DE PRODUTOS e PROGRAMAS DE PREÇOS

    2.1 Bens e serviços:
    O hotel oferece serviços (diárias, espaço kids com monitores, etc) bem como bens duráveis (produtos comprados na Villa Jequitimar) e não-duráveis (cosméticos da marca própria “Jequiti” utilizados no hotel).

    Sua especialidade está em servir a categoria de alto luxo, com preços relativamente altos e distribuição exclusiva, oferecendo serviços de alto padrão com elevado valor agregado.

    A marca também tem a preocupação em facilitar o acesso aos interessados em se hospedar no complexo. Atualmente, existe uma Central de Reservas dimensionada para atender os hóspedes, além da expansão, em breve, de um canal de reservas pela internet, onde o cliente poderá esclarecer todas suas dúvidas e agendar sua estadia.

    2.2 Estratégia e programa de preços:
    Para a composição de preços das diárias do hotel e demais serviços, buscou-se o equilíbrio entre o padrão dos hotéis Sofitel das capitais, dos preços do concorrente na região e dos custos da operação na região do litoral paulista (principalmente devido a logística).
    O nível de preços é alto em relação à classe dos produtos, devido à qualidade e ao prestígio das marcas envolvidas, e também por atrair um público de alta renda (classe A).

    Por ser tratar de uma demanda elástica, o hotel pratica preços diferenciados em algumas situações:
    - Desconto promocional: durante o período de pré-inauguração, está sendo praticada uma política de preços um pouco abaixo do normal, pois alguns serviços ainda não estão completamente disponíveis.
    Desconto sazonal: também é praticada uma tabela de preços diferenciada em dias de semana (de segunda à quinta-feira), período em que o hotel fica mais vazio.
    - Pacotes promocionais: nos finais de semana, feriados prolongados e datas especiais (Páscoa, Natal, etc), o hotel oferece diversos pacotes para as famílias.

    O público alvo usa o preço como um indicador de qualidade, não é atraído por preços “quebrados”, não percebe o preço como “alto demais” em relação aos produtos oferecidos, é bastante preocupado com o prestígio para pagar mais pelo produto, além de pagar muito bem para receber um excelente atendimento.


    2.3 Estrutura, Produtos Oferecidos e Preços:

    O complexo possui uma área total de 77 mil m2, sendo 40 mil m2 construídos, incluindo áreas de apartamentos, áreas sociais, áreas de serviço e técnicas.

    O hotel é composto de 302 apartamentos, divididos em 5 categorias:
    - Apartamento Luxo:
    27 m2, varanda, banheiro com 5,5 m2, My Bed®, ar-condicionado, TV de plasma de 32”, DVD com seleção especial de filmes, Internet banda larga e Wi-Fi.
    Preço da diária: R$

    - Suíte Júnior:
    quartos com 34 m2, varanda com 8 m2, closet, banheiro com 14 m2, hidromassagem, My Bed®, ar-condicionado, TV de plasma de 32”, DVD com seleção especial de filmes, Internet banda larga e Wi-Fi.
    Preço da diária: R$

    - Suíte Diplomata:
    quartos com 43 m2, varanda com 14 m2, closet, banheiro com 11 m2, hidromassagem, My Bed®, ar-condicionado, TV de plasma de 32”, DVD com seleção especial de filmes, Internet banda larga e Wi-Fi.
    Preço da diária: R$

    - Suíte Máster:
    quartos com 35 m2, varanda com 66 m2, piscina, closet, banheiro com 11 m2, hidromassagem, My Bed®, ar-condicionado, TV de plasma de 42”, DVD com seleção especial de filmes, Internet banda larga e Wi-Fi.
    Preço da diária: R$

    - Suíte Imperial:
    quarto com 400 m2, varanda com piscina, cozinha, escritório, closet, 4 linhas telefônicas, banheiro com 11 m2, hidromassagem, My Bed®, ar-condicionado, TV de plasma de 42”, DVD com seleção especial de filmes, Internet banda larga e Wi-Fi.
    Preço da diária: R$

    Restaurantes:
    - Restaurante Épices, gastronômico mediterrâneo.
    (inauguração: primeiro semestre de 2007).

    - Restaurante Brisa, especializado em cozinha internacional.
    (inauguração: janeiro de 2007).

    - Restaurante Infantil.

    Além disso, o complexo possui:
    - 2 mil m2 de salas de reunião, com capacidade para mais de 1500 pessoas;
    - Business Center.
    - Praça de eventos com 8 mil m2.
    - Lobby Bar, American Bar e Bar da Praia.
    - Le Spa – conceito internacional exclusivo da marca Sofitel.
    (inauguração: primeiro semestre de 2007).
    - Ambientes de estar.
    - Salões de jogos adulto e infantil.
    - Centro esportivo
    - 3 quadras de tênis.
    - Quadra poliesportiva.
    - Complexo aquático, com 90 mil m3 de água.
    - Kids Club
    (inauguração: março de 2007).
    - Estacionamento coberto para 380 veículos, com manobrista
    - Biblioteca.
    - Fitness Center.
    (inauguração: março de 2007).
    - Heliponto.
    - Centro Médico.
    - Room Service 24 horas.
    - My Bed® (cama King-Size com colchão de penas de ganso)
    - Cabeleireiro.


    2.4 Diferenciais e Inovações:

    Também faz parte do complexo Sofitel Jequitimar Guarujá, um condomínio residencial com trinta e seis casas, todas com alto padrão, que terão acesso a todos os serviços básicos do hotel e opção de serviços adicionais pelo sistema pay-per-use. As casas, avaliadas entre R$1,06 milhão e R$1,58 milhão, foram vendidas em dez dias, antes mesmo do lançamento do projeto.

    As comunidades das proximidades também poderão freqüentar a Villa Jequitimar, composta por 56 lojas, 3 restaurantes, discoteca e cyber café, integrando-se ao ambiente do resort, procurando aproximar diferentes públicos sem que os hóspedes percam, com isso, sua privacidade.

    Outra inovação é que toda operação do hotel é feita em uma área subterrânea, em um subsolo construído superando as dificuldades do terreno arenoso. Com isso, toda movimentação do pessoal de apoio será feita embaixo do hotel, e os hóspedes não vão acompanhar a circulação de equipamentos e funcionários.

    Além disso, é o único resort “pé-na-areia” do litoral de São Paulo (o hóspede tem acesso direto à praia de Pernambuco).

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