quarta-feira, 28 de março de 2007

MBA Gestão Empresarial 2007 Unisantos - Estudo de Caso - Kascão


Este espaço é para os alunos do MBA em Gestão Empresarial, da Universidade Católica de Santos - Unisantos, postarem a sua análise ao Ambiente de Negócias e com relação às estratégias de Precificação e Conveniência das empresas que está sendo estudadas na disciplina Marketing Globalizado.

Área do Grupo que estuda o Kascão.

2 comentários:

  1. Cristiane, Eder, Fabiana, Heloisa, Vâniaqua. mar. 28, 10:01:00 PM 2007

    SORVETE VERSUS ALIMENTO!!!


    Hoje a associação das indústrias de fabricantes de sorvetes, tenta difundir o valor nutricional do sorvete e desvincular o consumo das condições climáticas, ou seja, fazer com que ele deixe de ser um produto de consumo sazonal.
    Além disso, a indústria esta apostando na inovação para novos nichos de mercado, entrando para o grupo de alimentos lácteos, sem colesterol e lactose, diet e lights.
    Hoje no Brasil o consumo de sorvete per capita é de 3,5 litros, enquanto nos países nórdico esse consumo ultrapassa 20 litros.


    SORVETE – BAIXADA SANTISTA


    Na região da Baixada Santista, há uma grande concentração de fabricantes de sorvetes, fazendo com que o produto se torne cada vez mais acessível à população, o que somado as altas temperaturas regionais faz com que haja um aumento de consumo, é juntar o útil ao agradável!!!!

    SORVETES KASCÃO

    O setor de sorvetes em geral possui uma linha de produtos equivalente que abrange produtos de extratos de frutas (sabores) e derivados de leite. Estas linhas variam de picolés a sorvetes de massa, cujos tamanhos podem atender individualmente ou coletivamente.

    A empresa Sorvetes Kascão possui um mix de produtos diversificado abrangendo um público alvo de poderes aquisitivos variados. Esta diferenciação pode ser percebida pela embalagem do produto, mais ou menos elaborada, pela composição nutricional, com produtos especiais, entre outras.

    A empresa possui uma linha de 18 produtos sendo que cada um possui a variação de sabores, tamanho ou formato, chegando a uma gama de 133 itens fabricados. Sua produção é diversificada, a Kascão, por exemplo, produz picolés cujos tamanhos podem variar de 45 a 58 gramas, potes que variam de 70 gramas a 7 litros. Quanto a estrutura física de seus produtos, a Kascão atende a todas as normas e certificações necessárias e exigidas a uma empresa de alimentos, foi recém vistoriada pela ANVISA e tornou-se a primeira indústria de sorvetes do Estado de São Paulo a exibir o selo de Qualidade ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes) em suas embalagens.

    A Kascão trabalha no seu processo de industrialização com variáveis que contemplam a função básica dos seus produtos, ou seja, sabores diversificados, caldas, coberturas, brindes infantis (tatuagem), características light.

    A qualidade de conformidade dos produtos Kascão é atendida perfeitamente, mas este valor não está diretamente ligado a qualidade de desempenho percebida pelo consumidor, ou seja, este grau de percepção é de nível médio ao consumidor, o achamos bom em relação ao preço pago.

    O estilo de seus produtos é atrativo, com informações de fácil visualizarão visando a funcionalidade dos produtos. Possui design diferenciado para todo tipo de público, das embalagens mais simples às mais elaboradas, oferece uma sensação de produto bem feito, limpo e confiável.


    PRECIFICAÇÃO E CONVENIÊNCIA

    Os produtos Kascão possuem preço justo, seu nível de preço é médio para a classe do produto devido à boa qualidade por um preço razoável, ou seja, o produto passa ao consumidor a imagem de valor médio.

    A política de determinação de preços é baseada primeiramente no objetivo de lucro e venda, a empresa fez a opção de vender no varejo para padarias, pequenos mercados, lanchonetes, abrindo mão de vender nas grandes redes de hipermercados, apesar do aumento nas vendas, sua margem de contribuição seria achatada. Assim prioriza uma venda menor, porém com uma margem maior.

    Sua demanda é definida de acordo com o gosto do consumidor, mensalmente é feita uma análise estatística nas vendas, e um novo ciclo produtivo terá como base o produto de melhor aceitação pelo consumidor no momento. Também é analisado qual produto deve ser retirado do mercado.

    Seus preços são baseados na concorrência da Kibon e Nestlé, ou seja, seu preço está sempre em torno de 10% abaixo dos preços praticados por estes. Somente para produtos exclusivos como o próximo lançamento da linha Premium (embalagem reciclável, sabor Ferrero Rochê) com edição limitada, sua estratégia é de preço por skimming.

    A empresa não pratica ajustes de preço, o decréscimo nas vendas causadas pela sazonalidade do produto (inverno) já está embutido no custo fixo do produto.


    DISTRIBUIÇÃO E REDES DE VALOR DE MARKETING

    O fluxo de canal é o de propriedade, ou seja, fornecedor-fabricante-distribuidor-consumidor, classificado como canal indireto de distribuição nível um. Utiliza como estratégia de canal tanto PUSH quanto PULL, trabalha tanto a promoção dirigida ao revendedor quanto ao consumidor final.

    Atua numa área seletiva de distribuição, pois dirigi seu produto a estabelecimentos de pequeno a médio porte, localizados somente nas regiões do litoral sul e litoral norte de São Paulo, Vale do Ribeira e região do ABCD.


    LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

    Sua logística busca minimizar o custo de processamento de pedidos, estoque e transporte. Utiliza frota própria, rotas definidas e centros de distribuição em Guarujá, Registro e São Vicente de forma a otimizar o processo de entrega.

    A frota é equipada por caminhões frigoríficos que garantem a conservação do produto por no mínimo vinte e quatro horas no caso de qualquer eventualidade que prejudique a entrega.

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  2. Pessoal, ótima análise até o momento.
    Acredito que vocês poderão enriquecer o conteúdo com links para reportagens e o próprio site da empresa quando forem explicitar alguma técnica ou conceito.
    Prof. Alberto Claro

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