quarta-feira, 28 de março de 2007

MBA Gestão Empresarial 2007 Unisantos - Estudo de Caso - CacauShow


Este espaço é para os alunos do MBA em Gestão Empresarial, da Universidade Católica de Santos - Unisantos, postarem a sua análise ao Ambiente de Negócios e com relação às estratégias de Precificação e Conveniência das empresas que está sendo estudadas na disciplina Marketing Globalizado.

Área do Grupo que estuda a CacauShow

13 comentários:

  1. Contextualização do setor de alimentação e região:

    Chocolates Convencionais: - Garoto
    - Kraft (Lacta)
    - Nestlé

    Chocolates Finos: - Filiais Sazonais
    - Kopenhagen
    - Cacau Show


    Os chocolates convencionais são distribuídos em massas:pequenos e grandes comércios.
    Os chocolates finos são distribuídos em franquias próprias.



    Mix de Produtos:


    • Consumo Imediato:

    - Trufon (Bombons de trufas)
    - Trufas artesanais
    - Tabletes recheados
    - Mini – tabletes
    - Bombom a granel
    - Mousses e Tortas.

    • Opções de Presentes:

    - Caixas de bombons
    - Licor de chocolate.

    • Itens Sazonais:

    - Ovos de Páscoa, Coelhos de chocolate e embalagens temáticas
    - Panetones, chocolates e embalagens temáticas.
    - Bolos de Páscoa.

    • Produtos complementares:

    - Pelúcias.

    Classificação:

    Produto Tangível: O consumo imediato.
    Produto Intangível: O valor de presentear.

    Características e Qualidade do Produto:

    • Fabricação própria, enfoque na qualidade desde a matéria – prima principal;
    • Mix e qualidade de serviços: prateleiras bem organizadas para servir, produtos sazonais temáticos e “hostess”;
    • Custo x benefício

    Cinco Níveis de Produtos:

    Benefício Central: O prazer de presentear um produto fino com baixo preço.
    Produto Básico: Chocolate.
    Produto Esperado: chocolate com qualidade.
    Produto Ampliado: fornece receitas de sobremesas aos clientes.
    Produto em Potencial: venda de máquina de raspas de chocolate aos clientes, uma forma de fidelização.

    Categorias Básicas de Produtos:

    Conveniência: preço baixo.
    Compra comparada: distribuição seletiva.

    Diferenciação de Produtos:

    • Visual do produto:;
    • Embalagens Temáticas;
    • Produtos Finos;
    • Sensação de bom gosto ao presentear;
    • Atualiza-se o mix de produtos a cada um ano.

    Ciclos de vida dos produtos:

    Na parte de desenvolvimento de produtos, há uma idéia e é colocada em prática na fábrica e levada para degustação com um grupo informal de pessoas e com franqueados, se aprovado, é comercializado.
    Na fase de crescimento, tem que haver uma diferenciação do produto, para a concorrência não alcançar.

    Marca:

    Cacau Show: Ajusta a imagem da organização e do produto, sugerindo benefícios e fácil de memorizar.

    Decisões de Marca:
    • Ter marca;
    • Marca do fabricante;
    • Extensão de marca.

    Embalagem:

    A embalagem é o diferencial, porque o valor intangível do produto é o valor de presentear, e o design é muito importante para a sofisticação do produto.
    Porém, a funcionalidade do produto é mais importante do que a própria embalagem, porque a compra de uma embalagem bonita e o produto não satisfazer as necessidades causa mais decepção que uma embalagem não tão elegante.


    GRUPO “FRANQUIA DOS SONHOS”
    Bárbara Capaldi dos Santos
    Fabrício de Souza Lima
    Marchione dos Reis Ferreira
    Sônia Mara Marques Torci



    PRECIFICAÇÃO E CONVENIÊNCIA:

    Posições básicas de valor:
    Em torno da média para a classe do produto
    Valor bom ( em relação ao preço x qualidade )

    ESTABELECIMENTO POLÍTICA DE DETERMINAÇÃO DE PREÇO

    A variação de preços é determinada conforme a demanda dos produtos é direcionada para todos os franqueados influenciando diretamente custos, volume e lucro.


    OBJETIVO DE PREÇO

    Lucro
    Market Share ( conquista de uma fatia maior do mercado).

    PREÇOS BASEADOS NA DEMANDA

    Preço por penetração- Linhas de preços


    FATORES PSICOLÓGICOS DA FORMAÇÃO DE PREÇO:

    Os consumidores atualmente estão dispostos a pagar pelo produto exatamente o que custa hoje, não estando preocupado com o prestígio ou outros atrativos que o produto oferece.
    Utiliza-se da técnica de preço não arredondado.

    PREÇO MERCADO –ALVO:

    Há um mercado em expansão, visto que atende toda faixa etária podendo ser consumido habitualmente. Hoje, atende as classes C e D , pretendendo conquistar a classe B.

    AJUSTE DE PREÇOS
    Não há prática de nenhum tipo de desconto, porém, possui mercadoria – isca (trufa)




    DISTRIBUIÇÃO:

    FUNÇÕES DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

    • Comunicação e venda do produto;
    • Não assumir riscos financeiros.

    NÍVEIS DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

    Fabricante – Franquia – Consumidor

    Sendo de nível seletivo.

    TIPO DE LOJA:

    Loja de especialidade – varejista inovador

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  2. Visite o site:
    www.cacaushow.com.br

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  3. Grupo Franquia dos Sonhosqua abr 18, 08:37:00 PM 2007

    A história da Cacau Show começou em 1988 quando o então adolescente Alexandre Costa começou a vender chocolates caseiros no bairro onde morava em São Paulo/SP. Nestes 19 anos a fabrica tornou-se a maior franquia de chocolates finos do Brasil por número de lojas, com aproximadamente 300 unidades em quase todos os estados do país. Nesse período ela já conquistou o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Fabricantes de Chocolates e o Prêmio de Melhor Franquia do Brasil 2006 – Cafeterias e Chocolaterias.
    Desde sua criação a Cacau Show vem se diferenciando pela inovação do negócio de chocolates, na criação das franquias não foi diferente e hoje ela oferece ao franqueado três canais distintos de venda, sendo as vendas de balcão o principal e ainda a possibilidade de contratação de revendedoras para venda direta por catálogo e a distribuição de uma marca alternativa, a Gardner, para atender a outros varejistas.

    Contextualização do setor de chocolates na região:

    O mercado de chocolates está dividido em produtos convencionais e produtos finos:

    Chocolates Convencionais:
    Nestlé/ Garoto/, Kraft (Lacta), etc..
    São fabricados em larga escala e distribuídos em diversos pontos de venda como : Supermercados, panificadoras, bares e restaurantes

    Chocolates Finos:
    Nacionais: Kopenhagen, Cacau Show, Caracol, etc...
    Importados: Lindt, Godiva etc...
    Fabricados em escala média e distribuídos através de lojas próprias, franquias ou lojas especializadas.





    Mix de Produtos da linha Cacau Show:


    • Consumo Imediato:

    - Truffon (Bombons de trufa)
    - Trufas artesanais
    - Tabletes recheados
    - Mini – tabletes
    - Bombom a granel
    - Mousses e Tortas.

    • Opções de Presentes:

    - Caixas de bombons
    - Licor de chocolate.

    • Itens Sazonais:

    - Ovos de Páscoa, Coelhos de chocolate e embalagens temáticas
    - Panetones, chocolates e embalagens temáticas.
    - Bolos de Páscoa.

    • Produtos complementares:
    - Café (opcional)
    - Pelúcias.

    Classificação:

    Produto Tangível: O chocolate como alimento.
    Produto Intangível: O valor de presentear.


    Características e Qualidade do Produto:

    A Cacau Show possui como característica principal uma excelente relação preço x qualidade, apresentando como diferencial um produto fino pelo preço de produtos convencionais.

    • Fabricação própria, enfoque na qualidade desde a matéria – prima principal e 0,0% de gordura hidrogenada;
    • Mix e qualidade de serviços: prateleiras bem organizadas para servir, produtos sazonais temáticos e
    • Custo x benefício

    Cinco Níveis de Produtos:

    Benefício Central: O prazer de presentear um produto fino com baixo preço.
    Produto Básico: chocolate.
    Produto Esperado: chocolate com qualidade.
    Produto Ampliado: produtos de artesanato para decoração utilizando bombons.
    Produto em Potencial: venda de máquina de raspas de chocolate aos clientes, criando uma nova experiência de como comer choclate, uma forma de fidelização.

    Categorias Básicas de Produtos:

    Conveniência: preço baixo.
    Compra comparada: distribuição seletiva.


    Diferenciação de Produtos:

    • Visual do produto;
    • Embalagens Temáticas;
    • Produtos Finos;
    • Sensação de bom gosto ao presentear;
    • Atualiza-se o mix de produtos a cada um ano.

    Ciclos de vida dos produtos:

    Na parte de desenvolvimento de produtos, há uma idéia que é colocada em prática na fábrica e levada para degustação com um grupo informal de pessoas e com franqueados, se aprovado, é comercializado.
    Na fase de colocação o produto ganha destaque na comunicação visual da loja e no catálogo de produtos.
    A partir de então os produtos seguem o seu ciclo de vida sozinhos

    Marca:

    Cacau Show
    Ajusta a imagem da organização e do produto, sugerindo benefícios e é fácil de memorizar.


    Embalagem:

    A embalagem é o diferencial, porque o valor intangível do produto é o valor de presentear, e o design é muito importante para a sofisticação do produto. Porém, a qualidade do produto é mais importante do que a própria embalagem, pois o sabor do produto é o fator determinante para a fidelização do consumidor

    GRUPO “FRANQUIA DOS SONHOS”
    Bárbara Capaldi dos Santos
    Fabrício de Souza Lima
    Marchione dos Reis Ferreira
    Sônia Mara Marques Torci



    PRECIFICAÇÃO E CONVENIÊNCIA:

    Posições básicas de valor:
    Em torno da média para a classe do produto
    Valor bom ( em relação ao preço x qualidade )

    ESTABELECIMENTO POLÍTICA DE DETERMINAÇÃO DE PREÇO

    A variação de preços é baseada no custo de fabricação e pré-definida para todos os franqueados influenciando diretamente custos, volume e lucro.


    OBJETIVO DE PREÇO

    Lucro
    Market Share ( conquista de uma fatia maior do mercado).


    FATORES PSICOLÓGICOS DA FORMAÇÃO DE PREÇO:

    Os consumidores atualmente estão dispostos a pagar pelo produto exatamente o que custa hoje, não estando preocupados com o prestígio ou outros atrativos que o produto oferece.
    Utiliza-se da técnica de preço não arredondado.

    PREÇO MERCADO –ALVO:

    Há um mercado em expansão, visto que atende quase todas as classes de consumidores, concentrando-se nas classes B, C e D com a tendência de crescimento na classe B.

    AJUSTE DE PREÇOS
    O modelo de franquias não permite flexibilização nos preços.

    DISTRIBUIÇÃO:
    A Cacau Show foi inovadora ao utilizar a venda direta por catálogo de chocolates finos, este modelo é anterior ao sistema de franquias e permanece como um canal de vendas eficiente e em crescimento. Além disso a fábrica inovou ao criar uma segunda marca – Gardner – para que o lojista franqueado possa revender produtos ao comércio onde está localizado.

    FUNÇÕES DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

    • Comunicação e venda do produto;
    • Não assumir riscos financeiros.

    NÍVEIS DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

    Fabricante – Franquia – Revendedor – Distribuidor -Consumidor

    TIPO DE LOJA:

    Loja de especialidade – varejista inovador

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  4. Oi, sou aluna da ESPM e estou fazendo um trabalho de final de conclusão de curso sobre a Cacau Show. Gostaria de saber como fazer para ter acesso a este case. Ele seria de grande ajuda pra mim. Obrigada!

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  5. Ola eh possivel acesso a esse material? sou caditado a franquia... obrigado
    Carlos
    fogfogsp@terra.com.br

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  6. Ola, sou aluna do Mackenzie e estou começando meu TGI sobre chocolates finos. Como poço ter acesso ao case?
    Grata,
    Natali **
    nataliaquino.ppc@gmail.com

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  7. Oi, estou fazendo um projeto integrado sobre a cacau show, como posso conseguir o materal de vcs.

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  8. Olá a todos, infelizmente não temos mais o material deste case, pois os alunos realizaram a pesquisa diretamente na empresa.
    Seria bom um contato direto com eles.
    Boa sorte
    Alberto Claro

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  9. Olá, sou Eduardo, aluno da ESPM. Estou fazendo um trabalho de marketing estratégico sobre Cacau show e gostaria muito de ter acesso a esse case. Aqui vai o meu email:
    Dudujohnson@oi.com.br

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  10. Ola estou elaborando um trbalho sobre canais de distribuição, e meu estudo de caso seria sobre a cacau show. Como consigo o case? Grata. Natalia Baranov (nataliabaranov@hotmail.com)

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  11. Oi, sou estudante de pós em varejo e franquias na FAAP, meu trabalho de monografia será sobre o case Cacau Show. Peço, se possível, acesso a este case.
    Meu e-mail é luciana.dama@gmail.com
    grata,
    Luciana

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  12. Olá Professor, sou estudande de Ciências Contábeis da UFBA e estou realizando uma atividade sobre a estratégia de preço da Cacau Show, Como consigo o case de mercado desta? Grata. Lísia Sousa
    (lisia.sousa@hotmail.com)

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  13. boa tarde ! estou fazendo um trabalho sobre a possivel internacionalização de uma empresa e escolhi a cacau show, gostaria de acessar esse case meu e-mail é andrea.alan@uol.com.br estudo MBA FMU.Grata Andréa

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