quarta-feira, 28 de março de 2007

MBA Gestão Empresarial 2007 Unisantos - Estudo de Caso - SurfStore


Este espaço é para os alunos do MBA em Gestão Empresarial, da Universidade Católica de Santos - Unisantos, postarem a sua análise ao Ambiente de Negócias e com relação às estratégias de Precificação e Conveniência das empresas que está sendo estudadas na disciplina
Marketing Globalizado.

Área do Grupo que estuda o SurfStore.

2 comentários:

  1. Universidade Católica de Santos
    MBA – Gestão Empresarial Estratégica

    Grupo: Surf Store


    1 – A EMPRESA

    A SurfStore e uma empresa que atua ha oito anos no comercio varejista, especializada na comercializacao de artigos de surfe. Sua relacao de produtos e muito extensa e capaz de atender as necessidades de seus clientes, ou melhor, os surfistas. Ao longo desses anos vem se tornando uma das mais importantes e conhecidas no setor nao somente por suas vendas, mas tambem, como empresa colaboradora e patrocinadora em eventos relacionados ao esporte. Com uma visao inovadora e empolgante a empresa vem conquistando e solidificando seu mercado num segmento ainda muito promissor.


    2 – MERCADO ATUAL

    Seja pelo atraente clima tropical ou pela juventude de sua população, o Brasil tornou-se um dos mercados mais promissores para o mercado surfwear.
    Anualmente, essa indústria movimenta R$ 2,5 bilhões e seu crescimento é cada vez mais expressivo.

    As indústrias têxteis, confecção e indústrias de moda nunca estiveram tão aliadas. As indústrias de tecidos e aviamentos buscam no mercado atual fortalecer o relacionamento entre seu cliente direto/indireto com o varejo.

    Esta é a realidade de um mercado altamente competitivo como o de surfwear, beachwear e streetwear - que detém um comportamento de moda diferenciado do outwear. Eles prestam serviço para um público alvo de confecção jovem, contemporâneo e vanguardista e acreditam em um consumidor agressivo e moderno.

    As estatísticas apontam que o Brasil é o segundo país que mais consome artigos de surf no mundo e o sexto país com população mais jovem no mundo.
    É o segundo país que mais consome artigos de skate no mundo e o primeiro em biquínis.

    O Brasil tem toda vocação para o negócio. São oito mil quilômetros de praias, dois milhões de brasileiros praticantes do surf. Existem mais praticantes do surf no Brasil do que em qualquer outro esporte, com exceção do futebol.

    Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, os segmentos surfwear, streetwear e moda praia representam 10% da indústria têxtil nacional.
    Por estes motivos foi criado o "Comitê do Surf", que visa promover os três setores, dando condições para seu desenvolvimento.

    Universo do consumidor de surfwear no Brasil

    Sexo masculino: 86%
    Estudantes: 68%
    Idade entre 18/25 anos: 40%
    Formação 2º grau: 49%
    Trabalham: 63%
    Fala outro idioma: 50%
    Pessoas cujo 2º idioma é o inglês: 81%
    Tem carro: 50%
    Não-fumantes: 85%
    Surfistas: 85%
    Possuem TV a cabo: 58%

    Mercado Local

    Os dados apresentados acima consequentemente refletem no mercado local de nossa região. O crescimento do surfe na Baixada Santista é progressivo. Hoje temos vários pontos de comercialização ao longo de nosso litoral. Já é visível também o crescimento do esporte entre as mulheres que decidiram definitivamente fazer parte desta cultura. Ainda no segmento, podemos ver o surgimento de escolas de surfe nas praias da região, atividade que tem atraído um mercado muito peculiar – a população de 3ª idade. Diante dessa realidade, o mercado do surf é muito promissor para os próximos anos.


    3 - ANÁLISE AMBIENTAL

    Ambiente Econômico

    As crises financeiras fazem com que cada dia menos as pessoas tenham disponibilidade, ou seja, um dinheiro extra para investir em esportes, viagens e lazer.

    Ambiente Político-legal

    Hoje no Brasil a falta de incentivo e patrocínios aos esportes, principalmente aos esportes de aventura, é uma das ameaças.

    Ambiente Demográfico

    O crescimento desenfreado nas grandes cidades, o trânsito e a violência têm levado as pessoas a buscar melhor qualidade de vida, algumas das alternativas são a busca por viagens a lugares mais calmos em contato com a natureza bem como a prática de esportes. Dentro deste contexto a prática de esportes náuticos ganha importância em nossa região.

    Ambiente Natural


    Ambiente Tecnológico

    A busca por novas tecnologias no desenvolvimento de materiais mais leves e resistentes como roupas com secagem rápida, impermeáveis e mais resistentes a fatores externos, favorecem a prática do esporte tornando-o mais acessível e especializado.

    Ambiente Sócio-cultural

    O ritmo de trabalho agitado faz com que cada vez mais as pessoas procurem o esporte nas suas horas de lazer. E também a preocupação com a qualidade de vida, culto ao corpo, juntamente com a busca por adrenalina e o espírito de aventura, faz com que o nicho esporte de aventura seja a cada dia um dos mais procurados.





    4 – PRODUTOS

    A empresa é especializada no mercado do surfe e seu mix de produtos é muito extenso, incluindo também produtos para o bodyboard, skate, e ainda DVD´s, livros, objetos decorativos, enfim, uma grande diversidade relacionada a este mercado. Os produtos estão distribuído nas seguintes categorias:

    Equipamentos de Surf

    Pranchas – short boards / long boards / fun boards
    Lash
    Parafina
    Deck
    Quilhas
    Capas
    Parafina
    Neoprene (roupas de borracha)
    Body Board
    Pé-de- pato

    Vestuário e acessórios (masculino e feminino)

    Camisetas
    Bermudas
    Calças
    Tênis
    Sandálias
    Óculos
    Relógios
    Cintos
    Mochilas
    Carteiras

    Outros Produtos

    CD´s
    DVD´s
    Chaveiros
    Souvenirs


    5 – POLÍTICA DE PREÇOS

    A ser discutida com a empresa











    6 – DISTRIBUIÇÃO

    Atualmente a Surf Store possui dois pontos de distribuição. São duas lojas localizadas na cidade de Santos, uma no bairro da Aparecida e a outra na Ponta da Praia. Esta ultima leva o nome de Casa da Praia, que funciona como um espaco reservado a cultura do surfe. No lugar sao feitas exposicoes de fotos, quadros, objetos de decoracao e outras atividades que sempre acompanharam essa cultura. Trata-se de um lugar de encontro para todos aqueles que apreciam o surfe como profissao, esporte ou hobbie.

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  2. Conteúdo do item 5:

    5 – POLÍTICA DE PREÇOS

    Com relação aos preços praticados, podemos dizer que, por ser uma empresa distribuidora das marcas mais conhecidas no mercado do surfe, o preço dos produtos oferecidos são compatíveis ao mercado em se tratando de concorrentes e distribuidores das mesmas marcas. A empresa não adota uma política de preços baixos para ganhar mercado, exceto quando há necessidade de queimas de estoque.

    Texto do item 06 a ser substituído:

    6 – DISTRIBUIÇÃO

    Atualmente a SurfStore possui dois pontos de distribuição. São duas lojas localizadas na cidade de Santos, uma no bairro da Aparecida e a outra na Ponta da Praia. Esta última leva o nome de Casa da Praia, que funciona como um espaço reservado à cultura surfe. No lugar estão expostas pranchas, fotos, quadros, objetos decorativos, artigos de jornal e que sempre acompanharam essa cultura. Trata-se de um lugar de encontro para todos aqueles que apreciam o surfe como profissão, esporte ou somente com um hobbie.

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