terça-feira, 27 de março de 2007

Estudo de Caso - MBA Gestão Empresarial Unisantos 2007 - Gotissô


Este espaço é para os alunos do MBA em Gestão Empresarial, da Universidade Católica de Santos - Unisantos, postarem a sua análise ao Ambiente de Negócias e com relação às estratégias de Precificação e Conveniência das empresas que está sendo estudadas na disciplina Marketing Globalizado.

Área do Grupo que estuda o Gotissô.

5 comentários:

  1. Artur, Elk, Fabrício, Giovanna, Rogério e Walterqui mar 29, 04:00:00 PM 2007

    GRUPO GOTISSÔ
    Estudo do caso: RESTAURANTE GOTISSÔ


    TÓPICOS:

    1.Introdução
    2.Missão do Gotissô
    3.Análise do Ambiente de Marketing
    4.Marketing Estratégico de Produtos
    5.Preço
    6.Distribuição


    1.Introdução

    Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing do Restaurante Gotissô. Fundado em 1995, o Gotissô contava no início apenas com a família Matsumoto, pioneira na atividade pesqueira na região e com mais três funcionários. Hoje com duas unidades em Santos, o Restaurante Gotissô já emprega mais de 40 funcionários e é considerado o melhor restaurante típico oriental da região.



    2.Missão do Gotissô

    “Continuar sendo reconhecido como o restaurante nº 1 da Baixada Santista”.
    Para isso, busca-se jamais abrir mão da qualidade, sempre procurando realizar inovações e melhorar tudo o que está ao seu alcance. Trabalhando sempre com produtos de altíssima qualidade e com a máxima higiene.



    3.Análise do Ambiente de Marketing

    1ª Tarefa: Identificar as necessidades
    O Restaurante Gotissô iniciou suas atividades como um delivery, mas logo identificou a necessidade de criar um à la carte,à pedido dos próprios clientes.

    2ª Tarefa: Satisfazer as necessidades
    Formulação de pratos de qualidade; Promoção de festivais de Sushis e Sahimis; Criação de ambiente apropriado para saborear a comida oriental; formação de equipe de funcionários altamente especializados.
    Análise ambiental é uma prática de rastreamento das oportunidades e ameaças de um determinado negócio. No caso do restaurante Gotissô podemos destacar algumas análises como:

    - Forças Culturais e Sócias: A forte presença de imigrantes orientais e, portanto, da mistura de raças no Brasil, tornou viável a difusão da comida típica deste povo.
    - Família e Costumes: Possibilitou a criação de um restaurante na região, pois o mercado mostrava-se promissor. Como ameaça, poderíamos citar a falta de conhecimento de um grande número de pessoas sobre a comida oriental, o que poderia causar uma resistência inicial.
    - Infra-estrutura e nível de desenvolvimento econômico: Havia condições propícias de instalação de um restaurante naquela região da baixada.
    - Concorrência: Não havia nas proximidades, um restaurante voltado para a comida oriental, ou seja, havia uma imensa oportunidade.
    - Ambiente demográfico: Existência de uma população sólida e numerosa na cidade com capacidade para consumir o produto.
    - Ambiente tecnológico: Capaz de promover oportunidades de inovação no atendimento e no conjunto de atividades do restaurante.
    - Ambiente Natural: Matéria-prima abundante e de fácil acesso para a produção dos pratos.


    4.Marketing Estratégico de Produto

    O Produto
    O Restaurante Gotissô oferece bens não duráveis, ou seja, alimentos de origem oriental.
    Variação dos Produtos
    O Gotissô oferece desde alimentos até os acessórios para uma verdadeira refeição japonesa:
    •Linhas de Produtos – alimentos com pratos variados e utensílios e acessórios para uma refeição.
    •Mix de Produtos – com seu cardápio variado e com várias opções de alimentação saudável oriental abrangemos um mercado bem amplo de consumidor.
    (quadro)

    Categorias Básicas de Produtos de Consumo

    O Gotissô é classificado como:

    •Compra Comparada - pois exige um planejamento antes e mais tempo de decisão.

    Diferenciação do Gotissô

    •Forma – (figura)

    •Características – local higiênico, preocupados com cuidados na preparação das refeições, ótima qualidade na comida e no atendimento ao cliente.
    •Qualidade de Conformidade – zela como qualidade algo primordial, obedecendo as normas de vigilância sanitária.
    •Qualidade de Desempenho – possui um nível alto pelo principal motivo do prato principal ser o peixe. Ex: o salmão fresco é importado do Chile, que é retirado no aeroporto a algumas horas antes de ser servido ao consumidor.
    •Confiabilidade – em sua infra-estrutura a cozinha é aberta, ou seja, o consumidor pode ver a preparação de seus pratos expondo assim a sua produção.
    •Estilo e Design – os fornecedores são rigorosamente selecionados, a maior parte dos pescados sai diretamente das embarcações para a cozinha e os funcionários recebem treinamentos constantes para oferecer pratos de bom paladar e bonita aparência.

    Diferenciação em Serviço

    •Facilidade de Pedido – o restaurante está localizado em pontos estratégicos de fácil acesso ao publico que deseja atingir.
    •Instalação – o Gotissô atende as normas de funcionamento e tem um ambiente limpo, aberto e amplo.

    Desenvolvimento de Novas Ofertas ao Mercado.

    •Produtos novos para o mercado – o restaurante está sempre atento as inovações da cultura oriental.
    •Melhoria em produtos – o restaurante está sempre em busca de produtos de primeira linha em sua matéria prima.

    Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos

    Criação periódica de novos pratos. Podemos citar a última delas: O Restaurante está servindo Ostras no buffet.

    Gerenciando Produtos e Marcas

    •Estágio do ciclo do Negócio – o estágio que o Gotissô se encontra no momento é de Maturidade pois está busca de novos clientes como a abertura na uma nova loja no Hotel ÍBIS e manter sempre os mesmos cliente através da otimização de sua linha e a qualidade dos produtos e atendimento.
    •Obejtivo e Estratégias (quadro)

    Produtos e Marcas

    A palavra Gotissô significa banquete em japonês e seu símbolo lembra um templo oriental.
    A marca Gotissô é uma marca registrada no Governo Federal.



    5. Preço

    O serviço prestado pelo Restaurante Gotissô é caracterizado pela troca por dinheiro (preço).

    • Definição de Preço e Psicologia Consumidor

    O valor dos pratos do restaurante é considerado a prática de um preço justo, formado através do custo da matéria-prima, mão de obra, despesas fixas e variáveis, etc. Sendo cobrado um valor de R$ 39,90 (Trinta e Nove Reais e Noventa Centavos) o quilo durante o almoço e R$ 41,50 (Quarenta e Um Reais e Cinqüenta Centavos) para o jantar (Festival de Sushi) onde o cliente come à vontade.
    O cliente paga o preço e tem de volta um grande benefício como alimentos de alta qualidade dentro de um ambiente agradável é limpo.

    • Posições Básicas de Valor

    Nível de Preço: Em torno da média para à classe do produto.
    Posição de Valor: Alto valor devido à boa qualidade por um preço razoável.

    • Estratégias de Preço - Qualidade

    Qualidade do Produto: alto
    Preço: alto

    A junção existente pela qualidade do produto e pelo preço constitui: Preço Premium


    • Preços Baseados na Demanda

    O restaurante entrou no mercado com preço por skimming, ou seja já iniciou com o preço elevado por não haver concorrência na época e produtos de qualidade equivalente.


    •Fatores Psicológicos da Formação de Preços:

    1.Os compradores potenciais usarão o preço como um indicador de qualidade do produto?
    R.: Ocorre
    2.Eles serão favoravelmente atraídos por preços quebrados como R$ 0,99 em vez de R$ 1,00, ou R$ 177,50 em vez de R$ 180,00?
    R: Sim
    3.Eles perceberão o preço como alto demais em relação ao que o produto oferece?
    R.: Não
    4.Eles estão suficientemente preocupados com prestígio para pagar mais pelo produto?
    R.: Não
    5.Quanto eles estarão dispostos a pagar pelo produto?
    R.: De acordo com a qualidade do produto e o serviço oferecido.

    •Tipos de Preços Psicológicos

    Técnicas de Preços: Preço não arredondado
    Definição: Estabelecimento de preço um pouco abaixo de um número redondo.
    Exemplo: R$ 39,90 o quilo ou R$ 41,50 o festival.

    •Preço para Mercado Alvo

    1.Quantos compradores potenciais há no mercado?
    R.: Podemos considerar toda a região da Baixada Santista e demais localidades (pessoas em turismo pela cidade) de classe média e alta.
    2.Qual é a localização dos compradores potenciais?
    R.: De diversas localidades que vai de shopping, bairros nobres até hotéis atingindo um público mais elevado e em expansão.
    3.Eles são compradores organizacionais ou consumidores?
    R.: Consumidores


    •Preços Baseados na Concorrência

    (a ser pesquisado futuramente)



    7. Distribuição

    •Canal de Distribuição

    Seu canal de distribuição é o próprio restaurante tendo também como opcional o serviço de delivery sendo este, não muito utilizado pensando na qualidade dos produtos e nos pratos decorativos.
    O recebimento da matéria-prima é bem selecionada ou seja, sabe de quem vai comprar e a qualidade exigida pelo próprio restaurante.
    O fornecedor cuida de tudo o que é exigido


    •Estratégia de Canal

    PUSH (Pressão) – O estabelecimento pratica esta técnica diretamente com o seu consumidor final (clientes).
    PULL (Atração) – É a estratégia de canal mais utilizada pois o restaurante utiliza do marketing, propaganda, publicidade e ações sociais para atrair o público. Decorre disso exemplos práticos de propagandas em jornais locais, mídia televisiva e revistas.

    •Nível de Canal

    Só existe um único tipo de canal o qual é o próprio estabelecimento ligado direto ao seu consumidor final, isso o coloca em um nível exclusivo.


    •Os 6 P´s do Varejo

    1. Mix de Produtos - Variedade de linha disponibilizada e uma excelência na qualidade do produto e serviço
    2. Preços - Preço justo pago em função da qualidade
    3. Promoção - Festival de Sushi mantendo praticamente o mesmo preço oferecendo uma maior variedade em pratos (ofertados às 3as. 4as. e domingos)
    4. Apresentação - Aparência limpa, arejada com som de piano bar.
    5. Pessoal - Qualidade boa no atendimento e no serviço em geral
    6. Ponto - Localizado em shoppings, bairros nobres e em hotéis, sendo todos de acesso favorável.

    •Ciclo do Varejo

    Considerado varejista tradicional com instalações sofisticadas e com serviços esperados

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  2. Boa tarde pessoal, do Gotissô, vocês estão acessando o Blog. do Prof. Alberto Claro?, tem muita coisa interessante nos demais grupos, já tem até videos elaborados pelos próprios, que tal, bolar-mos um clipe ou fotos do Gotissô e postar-mos no Blog pra atratividade em nosso trabalho, que vocês acham?
    pelo que andei lendo nos demais grupos o nosso está bem elaborado tecnicamente de acordo com os conceitos passados pelo nosso mestre, contudo, acredito se contextualizarmos mais talvés possa ser mais esclarecedor.
    Um abraço a todos,
    Walter Nunes

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  3. Pessoa , achei bem legal e voces estão seguindo a linha de estudos do Mestre.

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  4. Complemento de ANÁLISE DE AMBIENTE

    Barreiras Comerciais

    Como o Gotissô traz seu salmão do Chile o restaurante em algum momento pode vir a ter problemas quanto a burocracia na liberação de sua mercadoria junto a allfandega brasileira ou a ANVISA, problemas de logistica, aumento de aliquota que inviabilize a importação de produto. Se enfrentar um desses problemas pode ter que repensar a sua politica sobre esse produto e com isso se ver obrigado a talvez ter que acha soluções alternativas que na maioria das vezes fará com que o produto a ser oferecido não seja da mesma qualidade do produto proveniente do Chile. Essa situação pode vir a ser uma barreira comercial para o Gotisso.

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  5. 7 – Comunicação

    Mix de Comunicação

    O mix de comunicação de marketing do restaurante Gotissô são elaborados por uma empresa de consultoria em marketing, com reuniões semanais fazendo o uso das seguintes ferramentas:
    a)Propaganda – a propaganda é realizada por meio de anúncios, revistas locais, mídia eletrônica, jornais da região, cartazes e folhetos.
    b)Promoção de vendas - durantes as terças, quartas e domingos, para alavancar a clientela do restaurante é realizado o ¨Festival de Sushi e Sashimi¨ e com a finalidade de divulgar a culinária oriental.
    c)Relações Públicas – no sentindo de aproximar o seu publico o Gotissô oferece seu espaço físico para realização de eventos do tipo: convenções, feiras, exposições, residências, salões de festas, casamentos, confraternizações empresariais e outros.
    d)Eventos e Experiências – no sentido de criar interações com o publico a empresa promove o programa de culinária básica e avançada, levando assim a culinária japonesa ao entendimento das pessoas.
    Em suma, o Gotissô acaba criando patrimônio, valor e respostas da marca do restaurante fazendo uso dessas ferramentas (Brand equity).

    Objetivos da Propaganda

    O Gotissô tem como objetivo da propaganda persuasiva garantindo assim a desenvolver uma demanda seletiva em função de seu próprio publico especifico.

    Estratégia de Propaganda

    É adotado como caracterização a execução da mensagem pelos seguintes aspectos:
    a)Estilo de vida – a procura por esse tipo de culinária vem de pessoas com estilo de vida diferenciado sendo que a mensagem deve apresentar essa forma de padrão.
    b)Evidência científica – alimentação japonesa requer muito cuidado na sua preparação, na qualidade do produto e na higiene do ambiente, isso caracteriza a estratégia e a propaganda.

    Promoções para o consumidor

    As promoções que são destinadas ao consumidor visam construir um relacionamento com os mesmos, com isso o Gotissô faz uso das seguintes ferramentas:
    a)Pacotes promocionais – o Gotissô oferece ao consumidor o ¨Festival de Sushi e Sashimi¨ com preço promocional com o objetivo de divulgar seu Mix de Produtos e atrair mais pessoas.

    Relações Publicas de Marketing

    a)Atividades de proteção de serviço de interesse público – o restaurante Gotissô tem participação constante em eventos sociais e filantrópicos, realizando campanhas beneficentes com o propósito de instruir e ajudar a sociedade e consequentemente influenciar positivamente o público:
    • Parceria com o Colégio do Carmo para a realização de palestras sobre a importância da nutrição e reciclagem.
    • Apresentação de teatrinho encenado pelos funcionários do Gotissô para alunos de escolas públicas e particulares valorizando a alimentação saudável e a preservação do meio ambiente.
    • Mesa Brasil - Campanha contra a fome e o desperdício do SESC/Santos.
    • Aulas de origami para crianças dada pelos funcionários do Gotissô.
    • Desenvolve um trabalho de parceria com a Prefeitura de Santos no sentido de alfabetizar os funcionários do Gotissô, projeto este premiado por diversos anos.

    b)Identidade de Mídia – a identidade visual do Gotissô é transmitido pelo seu prórpio logotipo tornando assim a sua identidade visual. Outra forma de fortalecer sua identidade de mídia é por meio de seu site (www.gotisso.com.br), onde seu público pode acessar e fazer uso de suas páginas interativas na seção CURIOSIDADES onde é encontrado diversos itens interessantes referentes ao nosso restaurante e a cultura japonesa como: Papéis de parede, itens animados e variedades do mundo oriental.
    Além disso, o cliente pode dar seu depoimento do serviço ofertado pelo restaurante, tornando assim uma forma de mensurar a satisfação do cliente.

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