Santos Quinta-Feira  9 de Setembro de 2010
  Menu
  Principal
  ÁREA RESTRITA
  Cadastro
  Esqueceu a Senha?
  Dicas de uso
  Sobre o Professor
  FALE COMIGO
  Comentários?

  Produção Científica
  Artigos - Periódicos
  Autoria - Livros
  Tese Doutorado
  Artigos - Congressos
  Citado por

  CONSULTORIA
  Consultoria em Marketing
  Palestras -Eventos
  Clippings Marketing
  Dicionário de Marketing

  EM TEMPO REAL
  Twitter
  Na Mídia
  Blog
  YouTube
  Enquete
  Professor Online
  Fórum

  Grupo de Pesquisa CNPq
  COMPET (RMBS)
Busca no Site - Contato com o Professor Alberto Claro

Na Mídia  
Leilões virtuais são boa chance de compra
Leia entrevista do Prof. Alberto Claro, para o Jornal A Tribuna de Santos, sobre Leilões Virtuais


http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=248968

 

Terça-Feira, 30 de Maio de 2006, 09:36

Leilões virtuais são boa chance de compra

Da Reportagem


  Cada vez mais divulgados pela internet, os chamados leilões on line oferecem os mais diversos tipos de produtos para o público consumidor e para empresas. Entretanto, especialistas alertam que este tipo de transação exige os mesmos tipos de cuidados de uma modalidade convencional de leilão, como checar a idoneidade da empresa mantenedora da página visitada.
  No dia 14 de junho, a rede de hipermercados Carrefour colocará em leilão uma série de produtos de ponta de estoque e fora de catalógo, incluindo eletromésticos, ferramentas e outros artigos eletrônicos.
  Para se cadastrar para o leilão, é preciso acessar página www.superbid.net, mantida pela empresa SuperBid, que vem ampliando sua área de atuação nos últimos anos trabalhando para estatais como a BR Distribuidora, através de leilões de renovação de frotas de veículos e maquinários.
  Não há uma regra geral de preços dentro desse sistema. Quando o produto é colocado em leilão, é fixado um lance mínimo inicial. A partir dele, os participantes podem encaminhar lances, que são atualizados on line diariamente e com prazo de término pré-estabelecido.
  A maior vantagem está no preço, geralmente mais baixo do que o encontrado no comércio em geral.
  O professor José Alberto Claro, do curso de pós-graduação de Marketing da Universidade Católica de Santos (UniSantos), explica que os riscos de um leilão virtual são os mesmos de um leilão convencional. ‘‘Veja sempre como se procede o cadastro e as regras para participação, além das formas de pagamento e de envio do produto arrematado’’.
  Outro cuidado básico é checar sempre se os valores do lance estão compatíveis com o produto desejado. ‘‘Se alguém der um lance maior do que aquele que você pretendia gastar, o ideal é desistir e tentar conseguir encontrar o produto em outra página oficial. Pague somente o que você considerar justo pelo produto, seja qual for’’.
  Em muitos casos, produtos como fogões e geladeiras são leiloados em lotes de mais de uma unidade. ‘‘Se o preço compensar, vale a pena falar com amigos que estejam precisando do mesmo eletrodoméstico e possam ajudar a oferecer lances em conjunto’’, assinalou o especialista.
  As empresas ou leiloeiros responsáveis são obrigadas a informar se o produto leiloado possui algum tipo de pendência judicial em andamento. ‘‘O Código de Defesa do Consumidor garante esse direito. Não se pode omitir nenhuma informação’’.
Caução
  Uma das formas usadas pelas empresas é o depósito bancário de caução, que não é liberado até que o produto seja efetivamente entregue. ‘‘Algumas optam por receber o dinheiro somente após o cliente confirmar a chegada do produto que arrematou. É fundamental ler as condições de participação do leilão antes de entrar nele’’.
  Para aqueles que desejam utilizar o cartão de crédito no ato do pagamento, José Alberto Claro recomenda que o interessado dê preferência para sites com envio de dados criptografados. ‘‘Este sistema é mais seguro’’.

Terça-Feira, 30 de Maio de 2006, 09:37

Mercado Livre tem cadastro de 7 milhões de usuários

Da Reportagem


 

  Criado em 1999, o portal Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br) mantém um cadastro com sete milhões de usuários no país. Através dele são oferecidos os mais variados tipos de produtos que podem ser adquiridos on line pelos interessados.
  O diretor-presidente do portal Mercado Livre, Stelleo Tolda, explica que o sistema possui algumas particularidades que diferem do modelo convencional de leilão. ‘‘Mais de 80% das transações registradas em 2005 foram efetuadas pelo preço inicial. As pessoas acabam não oferecendo lances, com ocorre normalmente em leilões’’.
  O interessado também pode manter contato com o vendedor para saber mais detalhes do produto antes de concluir a compra. Além disso, o site pode intermediar a transação, condicionando a liberação do dinheiro para o vendedor somente após a entrega do bem adquirido.
  ‘‘Nós temos ainda um programa de proteção ao comprador. Quando constatamos que houve prejuízo, ele é ressarcido em até R$ 600,00’’, assinalou Tolda.
  Os responsáveis pelo portal recomendam que o dinheiro não seja efetivamente pago antes do recebimento do produto comprado. ‘‘Se possível, utilize sempre o sistema sedex dos Correios, que oferece comodidade e segurança para o pagamento’’.



Atalhos da página
Editar Ver imagens no álbum.
Editar Imprimir esta página.
Editar Mandar link para um amigo.

© Todos os direitos reservados. All rights reserved. albertoclaro@albertoclaro.pro.br - albertoclaro arrouba albertoclaro ponto pro ponto br
Tecnologia e-Solution Backsite