sábado, 28 de agosto de 2021

Aprenda com os concorrentes usando o benchmarking

http://bit.ly/Video146ProfAlbertoClaro

Costumo prestar atenção aos erros dos outros e aprender com eles, assim como tento aprender com os meus. Aprender com os outros é o que chamamos na área de gestão e negócios de Benchmarking e tem relação direta com esse começo da minha fala com você.


Nos negócios, quanto mais você aprende com os erros, maior é a chance de atingir seus objetivos lá na frente. Para saber mais sobre isso e como esse conceito pode auxiliar a sua empresa ou marca, preparei este texto para você.


Devo aprender com a concorrência?


Geralmente, as pessoas vêem a concorrência apenas como uma ameaça. Mas te garanto que você poderá obter muitos conhecimentos valiosos para o seu negócio. As empresas do seu segmento são semelhantes à sua  e vocês pretendem conquistar  a mesma fatia do mercado. Deve-se, portanto, começar analisando os pontos fortes e fracos dos seus rivais (e os seus, claro), para você compreender o que precisa ser melhorado em sua empresa.


Reforço que é preciso mudar a visão que você tem dos seus concorrentes e passar a compreender que eles podem ser uma fonte contínua de novos aprendizados. Aproveite para entender quais são suas forças e fraquezas também.


O que é Benchmarking?



É uma análise dos seus concorrentes, falando de forma simples. Uma pesquisa das melhores estratégias utilizadas por empresas do mesmo campo de atuação que o seu. E até de fora do seu campo. Pode ser que aprenda com outros setores para aplicar no seu. 


Ao pé da letra, benchmark significa "referência'' e essa prática serve para que as empresas tenham uma indicação se estão ou não no caminho certo. Afinal, todos nós, empreendedores ou não, desejamos saber como estamos nos saindo perante a concorrência, não é mesmo? Portanto, vale a pena realizar um monitoramento do mercado, utilizando ferramentas de análise, avaliação, interpretação e mensuração dos dados coletados.


Ao entender o que essas informações significam, a sua empresa poderá construir uma verdadeira inteligência de mercado.Cada empresa analisa e identifica quais serão os fatores que irão levar em conta e então define quais serão as métricas para implementar no seu negócio. Esses dados e referências irão servir como benchmark.


Como fazer Benchmarking?


É  preciso levar em consideração algumas coisinhas bem importantes antes de começar.

Estabeleça seu objetivo: ter um objetivo claro antes de iniciar. Assim você terá sucesso na sua análise dos concorrentes. Senão, as informações coletadas poderão ser inúteis.
Defina os concorrentes: após os objetivos, defina quais serão os concorrentes (e setores) que serão analisados. Até porque, dependendo do seu segmento ou de outros similares, você poderá encontrar muitas empresas semelhantes a sua. É importante escolher algumas.
Faça  pesquisa de campo: selecione quais serão os fatos, métricas e dados que serão comparados com os concorrentes. Pode fazer isso com uma simples pesquisa de campo 

Portanto, aposte em estudos de mercado, bases de dados de pesquisas já realizadas por órgãos especialistas, opiniões de consumidores da sua marca e dos concorrentes e artigos voltados ao seu mercado.

Colete os dados necessários: é provável que ao fazer a sua pesquisa, você poderá coletar os dados necessários para a sua análise. Você poderá conseguir as informações necessárias se tiver objetividade e calma.
Encontre  pontos fortes e fracos: analise como a sua empresa se posiciona perante as outras que você pesquisou. Nesse sentido, você poderá encontrar quais são os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa, em determinado quesito e como pode aproveitar para readequar o seu planejamento.

Analise com calma essas questões e como elas podem refletir para o funcionamento da sua empresa ou marca e como elas serão comunicadas à sua equipe. Sim, seu time tem que ser envolvido nisso! Utilize os seus pontos fortes como elementos de destaque e busque solucionar seus pontos negativos para melhorar as coisas na sua atividade empresarial.


Use no seu negócio


Após levar em conta todas essas etapas, o benchmarking terá sua elaboração  da maneira ideal e com mais proveito para a situação da sua empresa ou marca. E lembro: é uma atividade contínua, pois as coisas mudam.


Você pode e deve aplicar o benchmarking no seu negócio. Qualquer coisa chame um profissional de análise de mercado. Dessa forma, você garante um resultado mais concreto e benéfico para a sua empresa. Assim, pode utilizar os dados obtidos dos seus concorrentes para superá-los, sem precisar cometer erros evitáveis.
Fonte adaptada: Wow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...