sábado, 31 de julho de 2021

TikTok: o live eCommerce levado a sério

Assista em https://bit.ly/Video142ProfAlbertoClaro


Há uns dois anos, em minhas palestras sobre posicionamento digital eu falava sobre a plataforma TikTok, e na época a audiência se perguntava: Tik o quê? Escrevi um artigo sobre isso na época para explicar. Agora, creio que todos que lidam com marketing (ou não) sabem do que se trata na ponta da língua.

 

As pessoas que procuram recomendações sobre quais produtos comprar, os novos produtos que estão sendo lançados ou as últimas tendências amam o Instagram, mas cada vez mais estão indo para o TikTok.

 

Você pode argumentar que isso é apenas um reflexo dos hábitos geracionais das pessoas (Geração X, Y, Z, etc.). Mas acho que há algo mais significativo acontecendo.

 

Vamos ver o que é.

Ouça no Podcast

 


#AculpaédoTikTok


Sim, eu culpo o TikTok como o principal driver para esta mudança. Eu digo "culpa", mas saúdo essa nova tendência com o coração aberto (carteira aberta nem tanto) uma vez que permite que empresas e criadores menores criem grande consciência para seus produtos. E, como explicarei hoje, também forçará grandes mudanças em outras plataformas de mídia social.

 

Uma das hashtags e tendências mais populares do TikTok é tudo sobre avaliações por pares. A hashtag tiktokmademebuyit tem mais de três bilhões de visualizações à medida que os usuários compartilham produtos acessíveis ou que mudam a vida. A Amazon respondeu à mania lançando uma loja famosa da Internet repleta de vários itens que viralizaram no TikTok!

 

Esta hashtag simples nos lembra de como estamos olhando para outros consumidores e colegas para nos mostrar resultados confiáveis, recomendar o que funciona e o que não funciona e ajudar a descobrir novas descobertas. 

 

A prova social é a moeda social que nos prova se um produto vale a pena ou não.

 

O TikTok tornou-se uma voz poderosa dos patrocínios da Geração Z — uma janela autêntica para compras. Em vez de depender de conteúdo de influenciadores cansativos ou posts patrocinados, as tendências podem começar por pessoas comuns compartilhando o bem, o grande e os itens essenciais que você precisa, com uma descrição sem restrições de por que os produtos são amados ... ou não.

 

Semelhante ao Pinterest, os usuários do TikTok estão em uma mentalidade de descoberta ao percorrer o feed For You e receptivos a vídeos novos e inspiradores de criadores e marcas.

 

A popularidade do TikTok aumentou graças ao seu algoritmo baseado em conteúdo, que é perfeitamente adaptado aos interesses dos usuários, em vez de apenas conteúdo de pessoas que eles seguem. Isso significa que qualquer um pode se tornar viral e dá à plataforma uma vantagem democrática e sem filtro sobre os outros.

 

Uma nova abordagem para a publicidade

 

Isso significa que anúncios, conteúdo patrocinado e colaborações de parceiros não têm lugar em sua estratégia de mídia social? Não é para tanto.

 

Com a introdução de parceiras e uma nova loja de afiliados do Instagram,as plataformas de mídia social estão encontrando formas mais criativas e eficazes para as marcas fazerem parcerias com seus influenciadores favoritos.

 

Publicidade nativa e perfeita ainda funciona com os mais jovens. O TikTok fornece os anúncios de melhor desempenho devido à natureza extraordinariamente relacionável e nativa do conteúdo. Traduzindo: é mais legal estar lá do que assistir televisão. Em comparação com anúncios em outras plataformas, as pessoas consideram que os do TikTok são mais modernos.

 

O TikTok também está experimentando compras ao vivo: anunciantes que testam o crescente conjunto de soluções comerciais do TikTok, têm como objetivo permitir que as empresas se envolvam autenticamente com sua comunidade.

 

Com formatos de anúncios inovadores, como o Branded Hashtag Challenge, as marcas do TikTok agora têm as ferramentas para se tornarem parte da cultura. Eles permitem que seus públicos criem tendências baseadas em sons, ações, efeitos ou histórias relacionadas à marca que podem viajar livremente pela comunidade do TikTok e além.

 

A próxima etapa da prova social

 

As inovações do Tiktok estabelecerão um novo padrão para colaborações e publicidade para todo o ecossistema de mídia social. Pinterest já está seguindo isso com seus Idea Pins.

 

Por trás de parcerias, TikTok e Pin Ideas há a experiência orgânica e perfeita do usuário. Assim como os anúncios do TikTok são incorporados nativamente na experiência do usuário, eu prevejo outras plataformas seguindo o exemplo. Na verdade, eles terão que fazer isso. Afinal, as pessoas estão gastando mais tempo a cada mês no TikTok do que no Facebook. TikTok é o único aplicativo não pertencente ao Facebook que alcançou 2 bilhões de downloads!

 

As pessoas amam TikTok e Reels, e usam-os efetivamente em muitas empresas e em seu trabalho para injetar o toque humano, então estou animado para ver essa nova direção de conteúdo e integração publicitária. 

 

O TikTok deve ser levado a sério sim, porque finalmente estamos começando a colocar o social e o ao vivo de volta nas mídias sociais.


Prof Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...