sábado, 24 de julho de 2021

O que todo site deveria ajudar a responder?

Assista em https://bit.ly/Video141ProfAlbertoClaro

Tenho um lugar no meu site (www.albertoclaro.pro.br) onde qualquer pessoa pode se comunicar comigo e tirar dúvidas sobre Administração, Comunicação e Marketing, principalmente na internet. É muito divertido porque conheço pessoas de todo o mundo e as ajudo a resolver seus problemas de negócios.

Em grande parte do tempo, descobri que o problema que surge sempre é o FOCO dessas pessoas. Esse meu público está tendo dificuldade em definir exatamente o que eles fazem e por que são importantes. Isso pode parecer um problema bastante básico, mas acredite em mim, esse é um problema comum! E o site de uma organização acaba sendo o caso que ajuda a explicar isso. Vamos ver como!

Ouça no Podcast


As duas principais questões de negócios

Quando visito um site, muitas vezes tenho dificuldade em dizer o que esse maldito negócio faz! Uma pessoa na semana passada passou 30 minutos conversando explicando seu negócio e eu ainda não entendi. Não admira que o site dela seja confuso!

Meu conselho para corrigir esse problema é simples. Quando eu chego a um site, quero ver a resposta para duas perguntas importantes referente à atividade do seu negócio:

  • Que problema resolvemos?

  • Como podemos resolver isso de forma única?

É isso. Simples.



Se você puder responder a essas duas perguntas, fornecerá foco e algo que um cliente em potencial pode entender com clareza. Quando visito um site, devo ver as respostas a essas perguntas imediatamente, sem rolar para baixo ou mover para outra página.

Embora o conselho que eu forneça seja simples, descobrir as respostas a essas perguntas pode ser mais difícil.

Aqui está o que aprendi depois de conversar com executivos e proprietários de empresas do meu círculo social e profissional - eles geralmente SABEM as respostas, mas não estão ouvindo sua própria sabedoria. É preciso cavar um pouco, mas sempre podemos descobrir a verdade. E se não pudermos resolver essas questões de negócios-chave facilmente...bem, talvez não haja um negócio real aí, afinal.

Respondendo às principais questões de negócios

Aqui está um pequeno exemplo de como isso funciona.

Eu estava ajudando um diretor de marketing que trabalhava em uma empresa há cerca de 10 anos. Ele não sabia como explicar a atividade da sua empresa por meio de suas mensagens de marketing. Ele não conseguia responder a essas duas questões de negócios porque, com o tempo, sua empresa havia crescido e se transformado em tantas áreas novas que ele não conseguia reunir isso em uma única declaração.

Ele disse que tem uma empresa de consultoria de negócios. Eu perguntei a ele, de onde você está obtendo a maior parte de sua receita?

“Desenvolvemos aplicativos que ajudam os engenheiros a visualizar dados complicados das suas obras. Também ajudamos construtoras com um novo software administrativo. ”

Eita, duas vezes eita! Isso não me parece uma empresa de consultoria! Continuei a sondar. Ficou claro que a empresa havia crescido em tantas direções novas desde que ele ingressou na empresa que era algo além disso. Eles eram uma empresa de software que criava soluções personalizadas para o setor de construção e engenharia.

Este executivo estava explicando isso para mim, mas simplesmente não conseguia se ouvir dizer isso. Assim que apontei, sua direção e foco tornaram-se claros como cristal. Ele ficou aliviado e pudemos iniciar uma discussão sobre uma nova estratégia empolgante, destacando suas capacidades únicas. Tudo o que tínhamos que fazer era responder a essas duas perguntas.

Clareza é a chave

Aqui estão minhas próprias respostas às duas principais questões de negócios:

O marketing é essencial - mas complicado.

Eu deixo isso bem claro.

Se você olhar para a trajetória da minha carreira, é disso que estou: destilar a complexidade em sua essência. É fácil para mim comunicar isso quando sei qual problema resolvo e como o resolvo de maneira única! Todo o meu conteúdo aponta para uma direção fácil de entender. Eu acho.

O verdadeiro poder do seu negócio está embutido nas respostas a essas questões-chave de negócios. E elas devem estar disponíveis em seu site. Descubra-os e seu plano de marketing se revelará!

Prof. Alberto Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...