segunda-feira, 28 de março de 2016

Artigo Científico Publicado: "Avaliação e devolutiva: Elementos indissociáveis no contexto do Ensino Superior a Distância"

Publicado um novo artigo científico de minha coautoria juntamente com a minha ex-orientanda e agora Mestre pela UMESP, Cristiane Maravelli Fioravanzo, e do Prof. Dr. Almir Martins Vieira (PPGA-UMESP).

Desta vez no periódico científico HOLOS, que é QUALIS B3 em Administração, Contabilidade e Turismo, e também na Área Interdisciplinar.

 Clique e acesse o artigo

Para acessar clique na figura ou na área de publicações

Resumo: O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aula- atividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada.

FIORAVANZO, C. M.; VIEIRA, A. M.; CLARO, J. A. C. S. Avaliação e devolutiva: Elementos indissociáveis no contexto do Ensino Superior a Distância. Holos, v. 32, n. 1, p. 107–123, 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...