segunda-feira, 27 de abril de 2015

Artigo Científico Publicado: "O fair trade como alternativa para os empreendedores familiares: um estudo exploratório"

Publicado um novo artigo científico de minha autoria e em coautoria com o pesquisador Prof. Me. Justino Salguero.

Desta vez no periódico científico RAMA - Revista do Agronegócio e Meio Ambiente, que é QUALIS B2 em Administração, Contabilidade e Turismo, e B3 em Interdisciplinar.



Para acessar clique na figura ou na área de publicações

RESUMO: O objetivo deste artigo é entender o conceito do Fair Trade e verificar se esta prática tem sido utilizada como forma de inclusão para os pequenos empreendedores brasileiros, bem como as perspectivas de crescimento desta modalidade de associativismo. O método utilizado foi o exploratório, baseado em revisão bibliográfica e documental das informações provenientes de organizações não governamentais, e de sítios das principais associações relacionadas a este assunto. A pesquisa revelou que o negócio do Fair Trade tem crescido mundialmente, sobretudo na Europa, por meio de associações privadas; contudo, no Brasil este tema ainda é incipiente, sobretudo com a participação de pequenos produtores agrícolas. A modalidade de recompensa via um prêmio ao empreendedor familiar é validada pela Teoria do Embeddedness; no entanto, tem sido contestada pelos pesquisadores que colocam a qualidade como primeiro atributo nas transações comerciais.

SALGUERO, J.; CLARO, J. A. C. S. O fair trade como alternativa para os empreendedores familiares: um estudo exploratório. RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 8, n. 1, p. 95–113, 2015.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...